Gato prevê 50 mortes em uma enfermaria

Por , em 9.03.2010

Um gato chamado Oscar conseguiu prever 50 mortes em uma enfermaria. Quando percebia que o paciente estava prestes a bater as botas, ele se enrolava na cama junto com o doente. Médicos observaram o gato durante cinco anos e viram que ele raramente errava, muitas vezes até provava que os médicos estavam errados ao supor que o paciente em questão estava bem.

Oscar foi adotado ainda quando era um filhote, em um hospital especializado em pessoas com demência severa. Ele passa os dias passeando pelos corredores do hospital e raramente fica mais do que poucos minutos com uma pessoa – exceto aquelas que ainda têm poucas horas de vida.

» As 10 raças de gatos mais incouns do mundo

Se alguém o mantém fora do quarto de um moribundo, Oscar fica arranhando a porta até deixarem que ele entre.

Para testá-lo, certo dia enfermeiras colocaram Oscar ao lado de um paciente que elas pensavam estar morrendo. O gato saiu correndo e ficou ao lado de outro paciente. E ele provou estar mais certo do que as enfermeiras. O primeiro paciente se recuperou enquanto o outro morreu algumas horas depois.

Os médicos do hospital confiam tanto na habilidade de Oscar que, assim que o gato pula e deita na cama de um paciente, eles avisam a família do mesmo. Alguns parentes de falecidos disseram estarem confortados pela idéia de que o gato estava com seus parentes na hora em que eles morreram. [Telegraph]

49 comentários

  • Alexandre Cardoso:

    Na boa….
    Eu acho que o que acontece é o seguinte…
    O gato esta num hospital cheio de moribundos
    Ele escolhe aleatoriamente um paciente
    Esse paciente como todos os outros está com o sistema imunológico e/ou respiratório fraco, a partir do momento que o gato se aproxima, ele agrava o quadro do paciente fazendo com q o paciente morra

  • Adriano Nunes:

    É bom Que a Dilma traga ele de jatinho e deixe em brasília pra ver se ele prevê as mortes dos político corruptos…

  • Alexandre Tauil Do Nascimento:

    Esse gato fez o pacto dos Olhos de Shinigami

  • Raísa Rodrigues de Souza:

    Tenho dúvidas sobre onde exatamente li isso, ou se ouvi de algum professor, mas o gato sente que o paciente está com o corpo mais quente que o normal, e procura um local quentinho para se enrolar.

  • JLKLEIN:

    gatos e outros animais enchergam coisas q nos humanos ñ vemos, por exemplo a MORTE!!!!!!!!

    • Daaniel Caarlos Coelho:

      Vê ou sente? Não se sabe, mas acho que é possível sentir coisas como essa e ter uma explicação científica plausível.

      Todo sabemos que nosso corpo gera várias reações químicas para fazer diversas tarefas. Mas não sabemos se essas reações altera o ambiente em que estamos.
      Quando você chega perto de uma pessoa vc sente algo diferente em cada, vc não sabe dizer o que, mas sente(ao menos eu sinto). Parece que toda pessoa te transmite algo quando vc se aproxima dela, vc pode sentir algo diferente, parece um tipo de conexão.
      Eu sempre analiso o que sinto com cada pessoa, isso já me ajudou a evoluir meus sentidos.

  • Orlando:

    muito bom interessante

  • carol:

    na minha ksa tem 8 gatos,6 filhotes e 2 adultas,as duas adultas é raramente q sobe no meu colo e todas as vezes q elas subiram ninguem morreu(muito menos eu,se tivesse morrido nein taria fazeno esse comentario)!!!!eu achei esse oscar muito fofo imagine so quando vc for morrer dakii uns 100 anos vc ter un gato q quando vc for morrer ta do seu lado!!é legal saber q quando vc da carinho e amor pra esse bicho ele vai te devolver carinho e amor até na hora da sua morte!!!

  • Tábata:

    Teve um episódio da série “Dr. House” igualzinho este fato. Engraçado!

    • Carla Fiuza:

      esse episodio foi baseado no Oscar mesmo!

  • Leo:

    Bem, na minha concepção, eu não acredito que seja algum tipo de previsão, assim como o homem o animal fica ao lado de alguem necessitado assim como um cachorro guia que anda ao lado de uma pessoa cega e vai guiando a pessoa, bem mas também não devemos descartar a hipotese de que muitos animais alem desse gato faz o mesmo e que realmente quando eles percebem algo errado eles fazem algo para chamar a atenção das pessoas, porque os animais entendem que o homem é uma raça superior e que vai saber lidar com aquela situação assim como o caso de um cachorro que foi chamar uma viatura da policia alguns kilometros de distancia de sua casa pois ela estava pegando fogo e seu dono estava preso e para explicar essas coisas da vida não há alguma explicação lógica, e uma observação é que não são apenas os animais que tem esse feito, pessoas e algumas crianças e idosos tambem as vezes percebem algo do tipo onde nem o médico percebeu antes, e que podem até detectar qual é o problema e onde ele está sem mesmo entender nada de medicina (para saber a respeito procurem por pessoas que tem possivel visão de raio x ou algo do tipo, isso eu vi em um documentario na TV mas se pesquisarem vão achar) e só o que podemos dizer é.. são coisas de Deus

  • Luan:

    se eu fosse o paciente matava essi infeliz…kkkkkkkkkkkk

  • Luan:

    é tudu muito relativo, o gato pode ter um sentido apurado pra coisa, mas que o fato dele ter previsto varias mortes e ele chegar perto de um idoso que ja tem problemas cardiacos e acredita no gato, contribui e muito!

  • Dru:

    Para aqueles que não entederam o artigo ou que não se preocuparam em entender além de postar comentários incabíveis, vai o esclarecimento. O local não é um hospital e sim um Hospice (espécie de asilo) localizado em Rhode Island USA. Trazido de um abrigo de animais, o gato em questão que se chama Oscar cresceu nesta unidade de cuidados para idosos que adota h;a varios anos um programa em que animais são levados à companhia dos pacientes, a fim de que estes tenham manifestações de afeto e amizade.

  • Vanilla Ice:

    Lembram que no filme da série A Múmia, o personagem principal, que o ator Bredan Fraser faz, descobre por algum outro personagem que os gatos são guardadores da morte ou do inferno ou coisa parecida e por isso a múmia temia eles, acho que ela conhecia esse gato.

  • Pedro:

    Nossa o que voces fariam se estivessem internados nesse hospital ai e ai vem o gato do seu lado?
    nossa não sei o que faria !

  • batman:

    Acho que é esse oscar ai que está matando os velhinhos XD

  • Werex:

    imagine se o próprio gato estiver morrendo.
    Ele terá que sentar no lado dele mesmo. O.o

  • Erico:

    Me imaginei velho, doente, com problemas cardíacos e supersticioso, internado em um hospital desses, onde um gato, famoso por prever a morte das pessoas, se deita ao meu lado, com certeza eu ia ter um treco imaginando que seria o meu fim. Talvez o gato seja mesmo o causador. E quanto mais ele “acerta”, mais forte vai se tornando a superstição dentre os internos e mais gente vai morrendo!

  • Orlando:

    Que percepcao!!! Saber da chegada da morte. Sentir ela no ar para uma especifica pessoa. Eh um tipo de acesso ao mundo da morte. Eh muito forte. Eh profundo!!!

  • Ale:

    Pelo menos td mundo sabe que a dona do gato é a Dona Morte..

  • Ananias:

    Este gato éo seifador da morte! estilo aquele do supernatural que toma varias formas até formas femininas! hhehehehhehehehehe
    este gato só vai morrer quando acontecer o inverso,se um velinho sentar perto dele ae ele morre! hehehehehe

  • Retrospectiva 2010: quais foram as 10 notícias mais estranhas do ano?:

    […] velhinho em questão morre. Apenas nesse ano ele “acertou” 50 mortes. Confira o artigo completo aqui. [Lifes Little […]

  • Marklrg:

    Muito bom, acredito sim nessa capacidade !!!
    Também gosto muito de gatos, não os tenho, por outros motivos, minha esposa cria passarinhos.
    Agora fico pensando, se eu tiver um gato em casa e ele vier ficar do meu lado, vou ficar preocupado comigo toda hora não ???
    Sei lá, batendo as botas e vestir paletó de madeira não é comigo não !!!!!!!! hehehehehehe.

    Mas gostei da matéria, brincadeiras a parte, parabéns

  • Estela Marques Correa Pereira:

    Eu acredito que o gato tenha realmente alguma visão ,não só com a morte,mais também quando estamos mal.
    Eu sempre reparei que quando alguem da famíla não estava bem de saúde ele ficava perto.
    Até do meu cahorro,que ele tinha medo,quando esteve doente deito-se ao lado dele e só saiu quando ele melhorou.
    Só não sei o motivo se é pra bem ou mal.
    Masadoro gatos e cachorros.
    Adorei a matéria.

  • Anubis:

    Gato o ser mais imprecionate.

    guardião dos portais do inferno.

    Viva os gatos

  • André:

    Num hospital que deixa um gato circulando livremente pelos quartos e corredores, acho que todo mundo que entra morre… aí é fácil prever… 🙂

  • @MarkosLKT:

    ERRADO!
    O gato não tem Premonição!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Os pacientes que ele “Prevê” a morte, apenas morrem por estar muito fracos =]. assim o gato e suas bactérias, acabam matando o coitado.

  • Oráculo:

    Para Diego,

    Caro “ser” sem humor…

    Será que tu, que está se achando tão inteligente, e se humilhando perante um GATO??!!!
    Qual é homem!!!!? Não somos seres inferiores a nenhum outro animal, e nem somos superiores, tudo na verdade depende do ponto de vista do observador que fará o resultado da sua própria pesquisa! Devias saber disso!
    Agora, se não tens o menor senso de humor de achar graça em uma simples notícia, mesmo sabendo o grau de importância da discução que passa do nível de curiosidade para o nivel de pesquisa. Se não tem senso de humor, então não critique quem o tenha, falando “que piada”… isso não se trata de arrogância, mas sim de uma abordagem diferenciada da realidade….

    Fala sério, vai estudar melhor rapaz, e de preferência estudos ciêntíficos ao invéz de ficar simplesmente criticando outros! Assim não será arrogante em chamar outros de “gênios”….
    Ou se iguale à um verme, afinal de conta, tu diz que somos todos inferiores a outros seres vivos!
    Talvez um verme tenha uma percepção sensorial melhor que a sua.

  • Diego:

    “Provavelmente o gato esteja causando as mortes(…)”

    Que piada. Gatos são muito mais limpos que o homem, sua saliva é várias vezes mais eficiente em eliminar microorganismos e, o mais absurdo, estando dentro de um hospital/enfermaria achar que os médicos nunca levantaram essa hipótese de analisar se o gato seria a causa das mortes. Cada um que acha que é gênio que aparece por aqui viu…

    É tão difícil botar a arrogância de lado e aceitar que somos extremamente inferiores, pelo menos em matéria de percepção sensorial, em relação aos outros animais?

    De qualquer modo, boa matéria. Gatos são animais muito intrigantes.

  • Carlos:

    Aqui em casa, se um gato quiser prever alguma coisa, é só pular o muro e créu (previu sua própria morte)
    Meus cães detestam gatos.

  • Déka:

    Adorei a matéria, já conhecia a história, mas é sempre legal de ver. Quanto aos queridos que comentaram que o gato é sujo e está causando as mortes dos pacientes, ninguém seria estúpido de deixar um possível foco de contaminação em uma enfermaria.
    Aos idiotas, meu silêncio.

  • igor souza:

    nossa, li um livro sobre isso hoje, que falava que gatos era bem mais inteligentes do que pensavamos, e que supostamente teriam vindo do espaço para nos ensinar (o livro era de ficçao).

  • Elsa:

    Os animais estão sempre a surpreender!!!!

  • Edy Barker:

    Interessante, li algum tempo uma matéria sobre isso, o cachorro salvou a vida da dona ela estava com um câncer no estômago o cão cheirava a dona na parte da barriga ela acho estranho e resolveu ir ao médico e fico internada era câncer foi operada, entre outros casos, isso prova que o animal tem o sentido e não como alguns comentários idiotas “esta morrendo por causa do gato, o bicho é sujo”.

  • lucas:

    Isso merece uma pesquisa

  • DColombo:

    ainda tenho receio sobre os motivos disso
    sei que animais conseguem perceber/sentir outras coisas que nos humanos nao conseguimos (tpo terremotos, etc). Mas sou um pouco cetico quanto as questoes sobrenaturais e paranormais…
    E quanto a questao dos animais domesticos sentirem/perceberem quando seus donos estao doentes/tristes, eu concordo pois tenho um cachorro assim.
    Ja tinha ouvido falar dessa historia, e eu tenho uma teoria de que o gato se enrolava para se aquecer…e como a maioria dos doentes tinham febre, se enrolavam neles x)

  • Yassu:

    Eu ví uma matéria do Discovery Chanell sobre esse gato. Realmente impressionante.

  • Marcio Rony:

    Sou bastante cético… Mas, os animais possuem outros sentidos, inclusive os tubarões podem ler o campo magnético num raio de quilômetros. Os índios já sabiam disso. Meu pai falava muito do Aru que vinha pousar na maloca dum enfermo. Não sabemos nada sobre isso. Mas isso não é nada Sobrenatural de Almeida. Outra, gatos são animais sagrados em quase todas as culturas humanas. Apenas os marxistas albaneses e os fanáticos cristãos do medievo fizeram mal aos gatos… No Japão há um gatos nos bares. Viva os gatos… Mais inteligentes e independentes que os cães.

  • Oráculo:

    Será que não é este gato que está matando as pessoas? Veja bem, no texto afirma que quando o gato se enrola na cama da pessoa e fica mais tempo que o comum, logo em seguida a pessoa morre… acho que a culpa é do gato. ahahhahahaha

    Mesmo assim, interessante a matéria, e é uma coisa de se pesquisar, se ainda não tenha sido feita, e documentar a descoberta.

    Mas continuo achando este gato um tanto quanto suspeito… ahahhahahahahha

  • vielmond:

    Já foi constatado que os animais se afastam para morrer. quanto a saber se o gato do hospital é responsável pelas mortes, merece uma pesquisa,

  • Tubarão:

    Esse gato não previu, ele provavelmente causou as mortes.

  • felipe henrique granatir:

    tem um gato la em casa quando estou triste… o bichinho vem confortar a gente!

  • Sil:

    Seria o gato a “morte” disfarçada?rsssssss

  • Peter Limer:

    Fala verdade,hospital Americano Vc tem que ter cuidados!
    Gato provoca alergia nele mesmo, é nojentinho e deve ser afastado de crianças,mas, caso como esses de demência nada à acrescentar.
    Nunca mais gatos em minha casa.

  • Elton:

    Estranho um gato em uma enfermaria, nossa um lugar que deve ser extremamente limpo com um gato andando pra lá e pra cá, vai que não é o gato que está matando esse pessoal..huahuaau..só uma suposição, já que também acredito que animais tem essa percepção extra-sensorial.

  • ricardo:

    pqp!!!

  • dom:

    acredito no texto, alguns animais sao capazes de perceber coisas que vao muito alem da nossa capacidade. mas acredito que nao possamos desenvolver essa capacidade como diz o Dimasdark, assim como os animais nunca serao capazes de desenvolver habilidades que fazemos facilmente, vamos dizer que existe uma barreira de conhecimentos, que nao possa ser compartilhada, nunca saberemos por exemplo o que gato viu e pensou, podemos observar e tentar decifrar, “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.” William Shakespeare

  • DimasDark:

    Muitos animais tem essas percepções que os seres humanos podem chamar de “instindo primitivo”. Por ex no japão, quando vai ocorrer uma tsunami eles observam os cavalos e cachorros que correm para lugares altos

    já li sobre isso. Podemos desenvolver essa habilidade tb mas com muito treino pq afinal, tb somos animais

Deixe seu comentário!