Spray de vidro líquido vai revolucionar o mundo

Publicado em 5.02.2010

spray vidro liquido

E não é exagero quando falamos da revolução. O spray é transparente, atóxico e pode proteger qualquer superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. A proteção também é flexível e tem “poros”, o que a torna utilizável em vários produtos.

O spray de vidro líquido é feito, basicamente, de dióxido de silicone (SiO2, a conhecida sílica, um composto do vidro). Dependendo da superfície que você pretende proteger é só misturar água e etanol e as moléculas da mistura grudam em uma nanoescala, por causa das forças quânticas envolvidas. Além disso o efeito é prolongado porque bactérias que destruiriam a proteção se reproduzem com dificuldade na superfície.

O spray produz uma camada com largura de 15 a 30 moléculas. Essa quantidade de vidro, em nanoescala, pode ser inspirado e dobrado. Ele não faz mal ao meio ambiente e, como dito anteriormente, ainda repele bactérias. O produto é tão resistente que agüenta até alguns ácidos. Os fabricantes dizem que, daqui a algum tempo, tudo o que compramos vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.

Empresas do ramo alimentício que testaram o vidro líquido disseram que instrumentos que precisavam ser esterilizados e desinfetados, quando submetidos ao spray, precisavam apenas de um ‘banho de água quente’ para se livrar das bactérias e da sujeira. As superfícies protegidas ficavam esterilizadas por até três meses.

Como esse vidro tem “poros”, ele pode ser usado para cobrir sementes e plantas. Testes em vinhedos mostraram que as uvas desenvolvem menos fungos e ficam mais bonitas, enquanto sementes tratadas se desenvolvem com mais facilidade do que aquelas sem spray.

O spray também não pode ser visto a olho nu, o que significa que roupas resistentes à manchas e sujeira estão a caminho. [Physorg]

Autor: Sergio de Souza

1. Realmente é uma revolução. Porém vi um vídeo em que o apresentador demonstrava o efeito até mesmo em roupas. Elas continuavam respirando e melhor ainda, não manchavam. Porém fiquei com uma dúvida: qual o tempo de decomposição desse material? O vidro normalmente leva de 4 mil a 1 milhão de anos para se decompor, e os materiais com essa aplicação também poderiam aumentar seu tempo de decomposição? Como seria a reciclagem dos produtos com essa aplicação? É um produto ecologicamente correto? Em quais materiais ele realmente deve ser utilizado? Acho bacana o uso hospitalar, mas não comprometeria ainda mais o tempo de decomposição do lixo hospitalar?

2. Estou aqui imaginando a reação dos cientistas quando inventaram isso:…..nossa, inventamos o vidro líquido…kkkkkkk…se eu tivesse perto falaria assim: uai, mas o vidro já não é líquido?…kkkk.

Brincadeiras parte. One compro este produto.

Essa tal de dmp tecnologia não responde a nenhum email, ligar pra perder tempo nem resolve

3. Esse artigo tem algumas inconsistências. A maior delas na minha opinião, é quando afirmam que o tal vidro líquido é capaz de melhorar a capacidade de esterilização de ferramentas; mas ao final do artigo eles comentam que o mesmo é poroso. Ora, sabe-se justamente que um dos fatores necessários para a esterilização é o menor índice possível de porosidade do objeto em questão, já que essa propicia o acúmulo de bactérias.

Além disso, como é que ele pode proteger uma superfície contra água e ao mesmo tempo poder ser “aspirado”? Se ele protege contra água ele é impermeável, então não é aconselhável que seja aspirado. É o mesmo que dizer que plástico pode ser ingerido. Rsss….

Essa matéria aí tem cara de hoax, isso sim. Fala sério!!! Hahahahahaha!

• Já pensou que os poros possam ser menores que as bactérias …. , e não entendi qual é a relação de impermeável e não poder ser aspirado

4. kkkk…. é bem interesante né
    sou artesã e o vidro liquido xiste sim, na verdade é um kit com dois liquidos que ao misturar e mexer ele tem uma reação que o deixa um pouco quente muito usado nas decoraçoes e fica muito lindo um trabalho feito assim, porem esse produto vai ficando opaco e feio se ficar em local umido
    mas a novidade pra mim é que exista em sprai…..

• Oi Patrícia, tudo bem? O “VIDRO LÍQUIDO” o qual a matéria se refere nada tem haver com o produto que vc está se referindo, embora tenham a mesma referência do nome são coisas diferentes. Vc pode obter a informação neste link: http://ecoglas.com.br/site/ ,é muito interessante.

Saudações.

• É possível reparar uma mesa de vidro com o vidro liquido?

5. A evolução das coisas estão para as pessoas que tem interesse real em comentar seriamente, e não fazer de seus comentários, papel de idiotas…

6. Gostaria de saber se posso aplicar esse vidro spray em ums pintura a lápis e qual seria o efeito ???

7. Onde poderei adquirir este spray de vidro liquido? E como é sua fprma de aplicação?

8. McGuyver, vidro é sólido fisicamente, mas quimicamente, as suas moléculas se comportam como um líquido. Esses líquidos chamam de sólidos amorfos.

9. Este tipo de vidro em spray já está sendo utilizado na indústria automobilistica na pintura de automóveis.
    Em Auto Centers já é possivel fazer uma aplicação de vidro na pintura no seu carro, custa em torno de R$ 500,00 e vc só precisa lavar o carro a cada seis meses, além de não riscar mais.
    Bom não?

10. A primeira descriçâo de um crital liquido foi feita por o químico austrìaco, Freiderich Reinuitzer; em 1888.
    Segundo ele descrever que o vidro sò se torna liquido, aparte de 145 graus acima destà temperatura o vidro tem duas fazes;
    leitosa e cristal; a fase cristal sò com alta temperatura.

” Já superaro o mestre Freiderichrs rsrs” “

11. Sou vidreiro científico da Unicamp (oficina de vidraria do Instituto de Química). O vidro líquido existe e tem a venda nas lojas de artesanato. Sobre a matéria citada acima será realmente uma evolução do que temos hoje no mercado.
    Enfim estamos no Brasil e a grande maioria da população é mal informada.

12. Isso só pode ser mentira, já que SiO2 é dióxido de silício e não de silicone e dióxido de silício é o material mais abundante da terra e pelo que sei só é líquido a altas temperaturas.

13. Que papo é esse de que o vidro é liquido Joarley? Que características ele apresenta de líquido à temperatura ambiente? Sei que o vidro é líquido à altas temperaturas, pois é dessa forma que ele é moldado.

14. E se eu botar na minha pele? o.o joga em alguem? cair no pet ai lasca (vidro não é líquido e sim um sólido amorfo heheheh)

15. Ixi, mais uma coisa pra encarecer os produtos do cotidiano…
    Porém é uma boa idéia!

16. Meeeeldeeeeels!!!!
    O vidro é líquido!!!
    Eu ia morrer sem saber disso.
    Da próxima vez que alguém me pedir algo pra beber, vou dar um copo de vidro vazio :D

17. Interessante este artigo, só tenho uma dúvida:
    Se dermos este spray para um cabrito beber será que ele “defecaria” bolinhas de gude?
    …é uma idéia.

18. Só lembrando que o vidro já é líquido para quem não sabia.. só que a viscosidade é muito alta.

19. Interessante o post.
    E, Orlando, pensa bem. A idéia é utilizar o produto para PROTEGER as coisas….rs.

20. Envidraçar a véia não adianta, ela vai viver mais, e ainda será alto-limpante para te esnobar mais.