O universo em um clique

Spray de vidro líquido vai revolucionar o mundo

spray vidro liquido

E não é exagero quando falamos da revolução. O spray é transparente, atóxico e pode proteger qualquer superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. A proteção também é flexível e tem “poros”, o que a torna utilizável em vários produtos.

O spray de vidro líquido é feito, basicamente, de dióxido de silicone (SiO2, a conhecida sílica, um composto do vidro). Dependendo da superfície que você pretende proteger é só misturar água e etanol e as moléculas da mistura grudam em uma nanoescala, por causa das forças quânticas envolvidas. Além disso o efeito é prolongado porque bactérias que destruiriam a proteção se reproduzem com dificuldade na superfície.

O spray produz uma camada com largura de 15 a 30 moléculas. Essa quantidade de vidro, em nanoescala, pode ser inspirado e dobrado. Ele não faz mal ao meio ambiente e, como dito anteriormente, ainda repele bactérias. O produto é tão resistente que agüenta até alguns ácidos. Os fabricantes dizem que, daqui a algum tempo, tudo o que compramos vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.

Empresas do ramo alimentício que testaram o vidro líquido disseram que instrumentos que precisavam ser esterilizados e desinfetados, quando submetidos ao spray, precisavam apenas de um ‘banho de água quente’ para se livrar das bactérias e da sujeira. As superfícies protegidas ficavam esterilizadas por até três meses.

Como esse vidro tem “poros”, ele pode ser usado para cobrir sementes e plantas. Testes em vinhedos mostraram que as uvas desenvolvem menos fungos e ficam mais bonitas, enquanto sementes tratadas se desenvolvem com mais facilidade do que aquelas sem spray.

O spray também não pode ser visto a olho nu, o que significa que roupas resistentes à manchas e sujeira estão a caminho. [Physorg]

27 comentários

  1. patricia /

    kkkk…. é bem interesante né
    sou artesã e o vidro liquido xiste sim, na verdade é um kit com dois liquidos que ao misturar e mexer ele tem uma reação que o deixa um pouco quente muito usado nas decoraçoes e fica muito lindo um trabalho feito assim, porem esse produto vai ficando opaco e feio se ficar em local umido
    mas a novidade pra mim é que exista em sprai…..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  2. Putz, dizer que SiO2 é dióxido de SILICONE é brincadeira… É dióxido de silício, pow!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  3. José da Rocha pedroso /

    A evolução das coisas estão para as pessoas que tem interesse real em comentar seriamente, e não fazer de seus comentários, papel de idiotas…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Gostaria de saber se posso aplicar esse vidro spray em ums pintura a lápis e qual seria o efeito ???

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Renato Rodrigues /

    Onde poderei adquirir este spray de vidro liquido? E como é sua fprma de aplicação?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  6. este é um tempo de fantásticas descobertas, o futuro chegou1

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  7. Hugo /

    McGuyver, vidro é sólido fisicamente, mas quimicamente, as suas moléculas se comportam como um líquido. Esses líquidos chamam de sólidos amorfos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  8. Carlos /

    Este tipo de vidro em spray já está sendo utilizado na indústria automobilistica na pintura de automóveis.
    Em Auto Centers já é possivel fazer uma aplicação de vidro na pintura no seu carro, custa em torno de R$ 500,00 e vc só precisa lavar o carro a cada seis meses, além de não riscar mais.
    Bom não?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
  9. Erenest /

    Só lembrando:
    O vidro não é líquido.
    O vidro é um SÓLIDO AMORFO…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  10. durval nascimento /

    A primeira descriçâo de um crital liquido foi feita por o químico austrìaco, Freiderich Reinuitzer; em 1888.
    Segundo ele descrever que o vidro sò se torna liquido, aparte de 145 graus acima destà temperatura o vidro tem duas fazes;
    leitosa e cristal; a fase cristal sò com alta temperatura.

    ” Já superaro o mestre Freiderichrs rsrs” “

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  11. Sou vidreiro científico da Unicamp (oficina de vidraria do Instituto de Química). O vidro líquido existe e tem a venda nas lojas de artesanato. Sobre a matéria citada acima será realmente uma evolução do que temos hoje no mercado.
    Enfim estamos no Brasil e a grande maioria da população é mal informada.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 5
  12. Zé da Silva /

    Isso só pode ser mentira, já que SiO2 é dióxido de silício e não de silicone e dióxido de silício é o material mais abundante da terra e pelo que sei só é líquido a altas temperaturas.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  13. McGuyver /

    Que papo é esse de que o vidro é liquido Joarley? Que características ele apresenta de líquido à temperatura ambiente? Sei que o vidro é líquido à altas temperaturas, pois é dessa forma que ele é moldado.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  14. Gustavo /

    E se eu botar na minha pele? o.o joga em alguem? cair no pet ai lasca (vidro não é líquido e sim um sólido amorfo heheheh)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  15. hiqx /

    Ixi, mais uma coisa pra encarecer os produtos do cotidiano…
    Porém é uma boa idéia!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  16. Denis Lima /

    Meeeeldeeeeels!!!!
    O vidro é líquido!!!
    Eu ia morrer sem saber disso.
    Da próxima vez que alguém me pedir algo pra beber, vou dar um copo de vidro vazio :D

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  17. pedro afonso /

    os senhores só aceitam comentarios de objetores de consciencia

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  18. pedro afonso /

    se meter esse vidro no cerebro do Socrates vai curá.lo

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  19. Dá pra usar como preservativo, ou pra cobrir furos inesperados?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  20. junior /

    Todo vidro é líquido u.u

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  21. Carlos /

    Interessante este artigo, só tenho uma dúvida:
    Se dermos este spray para um cabrito beber será que ele “defecaria” bolinhas de gude?
    …é uma idéia.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  22. Jackeline /

    vai q ele ama a sogra.. hehe

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  23. Show de bola, imagina a aplicação deste produto…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  24. Joarley /

    Só lembrando que o vidro já é líquido para quem não sabia.. só que a viscosidade é muito alta.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  25. Vitor Carvalho /

    Interessante o post.
    E, Orlando, pensa bem. A idéia é utilizar o produto para PROTEGER as coisas….rs.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  26. Zé Catastrofe /

    Envidraçar a véia não adianta, ela vai viver mais, e ainda será alto-limpante para te esnobar mais.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  27. Orlando /

    Legal, vou “envidraçar” minha sogra… :)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook