O incrível planeta que enrubesceu

Por , em 7.02.2010

Tecnicamente falando ele nem é mais um planeta, mas imagens feitas pelo telescópio Hubble, da Nasa, mostraram algumas mudanças de cor incomuns na superfície de Plutão. A Nasa disse que ele está ficando cada vez mais vermelho e que seu hemisfério norte está cada vez mais brilhante. Será de vergonha por não ser considerado mais um planeta e sim um planetóide?

Nada disso. A Nasa acredita que ele apenas está mudando de estação. O ciclo solar de Plutão, pela sua distância do Sol, é muito maior do que o da Terra. O “ano” de lá representa 248 anos terrestres.

» O incrível planeta que encolheu

Então essas mudanças seriam causadas pelo derretimento do gelo em um pólo e o acúmulo dele em outro e a cor vermelha seria gerada pela radiação – o Sol, como está alcançando uma outra parte do planeta, envia luz e calor, o que quebra partículas de metano e deixa para trás uma substância feita de carbono com coloração avermelhada.

Mas alguns astrônomos ainda não se conformam com as mudanças. Para eles, elas estão acontecendo muito rapidamente.

De acordo com a Nasa, isso mostra que Plutão não é apenas uma pedra coberta de gelo, mas um mundo dinâmico que passa por mudanças atmosféricas dramáticas. [BBC]

4 comentários

  • Ernani:

    Tem como oxigena-lo para que possamos lotea-lo, povoa-lo e polui-lo. O gelo é feito de que mesmo?

  • bruno:

    eu iria comentar que ele esta ficando vermelho de raiva por ser “desqualificado ” como planeta, mas o maluco do artigo acabou com a graça……….

  • Denis Lima:

    Acho que isso tem a ver com 2012 e estrela da morte. LoL!

  • Campos:

    Não acredto nesta tal mudança de estação. Plutão está tão longe do sol que dificilmetnte derreterá seu gelo, a ponto de aparecer o solo. Enfim tudo é possível em astronomia.

Deixe seu comentário!