Por que você fede?

Por , em 9.03.2010

Não se ofenda! Você pode até tomar cinco banhos por dia, mas ainda assim você vai ter odores estranhos. Quer saber da parte nojenta? As bactérias são as culpadas.

Tudo começa nas glândulas sudoríparas, que são pequenos tubos em sua pele (e só existem nos mamíferos). Elas liberam fluídos transmitidos do sangue para suas camadas dérmicas. As glândulas sudoríparas apócrinas, encontradas nos genitais, nas axilas e no couro cabeludo são os lares ideais para bactérias. São essas amiguinhas, ou a excreção delas, que criam o seu cheirinho especial.

» Homens cheiram a queijo, mulheres cheiram a cebola

Mas essa secreção toda pode não ser tão ruim assim. Há suspeitas de que os humanos, assim como outros animais, liberem feromônios através dela. Um estudo feito em 2007 mostrou que há alguma substância no suor masculino que causa a liberação de endorfina (a substância do relaxamento) no organismo feminino.

No entanto use seu suor e suas secreções com (muita) parcimônia. Afinal, a sua sujeira não libera nem um pouco de endorfina nos outros e cheiro de limpeza faz as pessoas se comportarem com mais ética. [Live Science]

11 comentários

  • gloria:

    Odores de corpos me incomodam , sinto náuseas, uso bicarbonato em tudo, derreto sabonetes e sabões e acrescento bicarbonato pra usa-los

  • Andre Mendes » TOME BANHO E USE O DESODORANTE!:

    […] Muito interessante! Confira: https://hypescience.com/27661-por-que-voce-fede/ […]

  • TOME BANHO E USE O DESODORANTE! « VERTICAL:

    […] Muito interessante! Confira: https://hypescience.com/27661-por-que-voce-fede/ […]

  • Roodney:

    A melhor forma de prevenir os maus odores é a velha água com sabão,digo,não o sabonete mas sim o sabão artesanal,parece mentira mas ele é o que tem menos produtos químicos e o mais eficiente contra fedor de sovaco e chulé ,aquela catinga que parece não sair com nada costuma sair bem com ele,o chulé daquele bem brabo mesmo sai se usar agua sanitária misturada com água e passar no pé ,sai tudinho,e aquela suvaquiera infernal sai se misturar um pouquinho de lisoform com água e passar depois do banho,sem passar desodorante depois,agora cheiro de murrinha só começa a sair se raspar aqueles lugares …tudo receita da vó.mas é comprovado ,funciona!Digo isso por eperiencia kkkkkk

    • Zé!:

      Muito bom o artigo!
      Gostaria de sugerir o uso de sabão de glicerina, funciona bem, não tem cheiro forte e é tri bom para alérgicos ^_^!!!talvez seja isso que o Roodney falou!
      Abraços!!!

  • Isis:

    Sabonetes anti-bacterianos não são muito adequados, as vezes até pioram a situação, já q as bactérias sofrem mutação facilmente, logo logo seu sabonete anti-bacteriano não vai servir de nada, porq elas ficarão mais fortes e resistentes.
    Melhor usar um sabonete normal xD

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Pois é… algo interessante, já que ainda somos tão animais como milhares de anos atrás… =)

  • Elyson:

    passa limão, e depois se lava para não se queimar com o ácido.

  • eduardo:

    Será q esse odor implica na percepção dos outros animais tb? fazendo menção à outra matéria do gato que “prevê” a morte dos pacientes em um hospital… ainda acho que a percepção do felino é o olfato super-aguçado que sente o cheiro da “morte” dos pacientes…

  • Ramon Tanoeiro:

    ², agora vou comprar aqueles sabonetes anti bacterianos, acho que ajudam pra combater essas malditas bactérias

  • Bruno FV:

    E eu pensei que fosse pela falta de banho… digo =P

Deixe seu comentário!