Remédio cura osteoporose em ratos

Por , em 22.02.2010

Uma pílula diária fez com que a osteoporose desaparecesse de ratos diagnosticados com o problema. Os roedores receberam cura para osteoporose severa e os resultados sugerem que um remédio semelhante possa ser desenvolvido para os humanos.

O composto, que bloqueia a produção de serotonina, fez com que a densidade dos ossos dos ratos voltasse ao normal. De acordo com os pesquisadores, quando os ossos recuperados eram analisados eles pareciam perfeitos e não tinham “sintomas” da doença.

Agora a equipe de cientistas está se esforçando para desenvolver a versão “para humanos” da substância, que poderia ajudar milhares de mulheres que, com a idade, desenvolvem osteoporose.

Os resultados mostraram que a serotonina, muitas vezes, acaba inibindo a formação de ossos. Então fazer com que o corpo produza menos serotoinina seria uma forma de curar a osteoporose. Isso não quer dizer que esse inibidor impede a produção de serotonina no corpo todo – apenas a prejudicial (produzida no intestino. A serotonina “boa” é produzida no cérebro).

Os cientistas afirmam que muitos outros testes precisam ser feitos antes que o remédio contra osteoporose seja liberado. [Reuters]

2 comentários

Deixe seu comentário!