Cachimbos e charutos são tão perigosos quanto os cigarros?

Por , em 17.02.2010

A idéia de que cachimbos e charutos fazem menos mal do que cigarros comuns é puro mito. Eles prejudicam seus pulmões da mesma forma – e cientistas estão achando que eles são ainda mais ruins do que se pensava.

De acordo com dados oficiais, nos Estados Unidos o consumo de cigarros diminuiu, enquanto o consumo de charutos e de fumo para cachimbo aumentou, por que a população considera que os dois últimos são menos perigosos.

É comprovado que cigarros causam obstrução crônica pulmonar, mas são poucas as pesquisas que tratam sobre formas alternativas de fumo – então os cientistas não sabiam se eles poderiam causar as mesmas doenças que os cigarros causam, mas parece que é o caso.

Segundo os especialistas é a fumaça que acaba nos pulmões, e não a fonte dela, que causa as doenças.

Um estudo que analisou mais de 3500 pessoas de meia idade procurou mudanças nos pulmões de quem consumia charutos ou usava cachimbo. Eles responderam um questionário, os médicos analisaram o funcionamento de seus pulmões e o nível de cotinina de sua urina foi analisado (a cotinina é um subproduto da nicotina, que pode ser detectado na urina).

Os resultados mostraram que quem fuma cachimbos e charutos tem o dobro de chance de desenvolver doenças pulmonares do que não-fumantes. [WebMD]

16 comentários

  • José Tuxaua Costa:

    Se cachimbo faz mal a saúde de quem fuma, minha mãe de 95 anos de idade e que fuma cachimbo desde os 16 anos já teria morrido.

    • Marcelo Ribeiro:

      Um caso não faz regra e não é considerado dado. É apenas um caso isolado.

  • Matheus Cintra:

    Esse estudo está muito inviesado. Fumantes de charuto e cachimbo geralmente NÃO INALAM a fumaça, por isso teoricamente a fumada sem tragar causaria os mesmos danos ao pulmão que ser um fumante passivo. O próprio tipo de tabaco é diferente, já que o pH do fumo do cigarro é ácido (para maior absorção pelos alveolos pulmonares), enquanto que o fumo do charuto/cachimbo tem pH básico (para maior absorção pela mucosa bucal).

    O problema de muitos estudos sobre cachimbo e charuto é que não diferenciam aqueles que fumam exclusivamente cachimbos e charutos, daqueles que também fumam cigarro e consequentemente tragam. Muitos fumantes de cigarro passam ao charuto/cachimbo e levam consigo o hábito de tragar.

    Existem estudos que mostram que um charuto por dia não causa maior mortalidade em pacientes do que não fumantes. Se eu achár o link postarei aqui.

    Sim, são bem menos nocivos que o cigarro, se o uso for correto.

  • amanda:

    meu pai fuma tenho medo dele dar um treco ai mais agora ta tomando cuidado ocom o cigarro.o que pode acontecer com ele manda aresposta para o meu imal

  • Augusto:

    A definição de ‘pior’ no dicionário é ‘mais ruim’, então não é errado. Errado foi quem ‘corrigiu’.

  • Carlos:

    Um senhor Cubano com 95 anos diz que fuma charutos há 90 anos. Ou seja, ja fuma charutos desde os 5 anos.

    Em cuba as únicas pessoas que fumam cigarros são alguns turistas, porque os cubanos fumam apenas charuto desde muito novos. Eles fazem as suas próprias plantações.

    Não acredito que esse estudo esteja muito correcto, porque um cigarro uma pessoa põe o fumo para os pulmões, enquanto o charuto serve apenas para saborear na boca.

    • Resposta:

      Os químicos que fazem mais mal não são propriamente os inalados, mas sim os que resultam do metabolismo destes. Por isso, e como o metabolismo varia de pessoa para pessoa, metabolizadores mais lentos têm benefício em relação aos mais rápidos, pois como acumulam menos produtos tóxicos num dado período de tempo, dão hipótese ao organismo de eliminá-los antes de fazerem grandes estragos. No caso das pessoas que fumam há muito tempo e em grandes quantidades, elas podem não apresentar sintomas de doenças provocadas pelo tabaco por serem metabolizadoras lentas. Mas estas pessoas são excepções à regra! Este facto pode explicar o caso descrito, uma vez que os cubanos podem ser metabolizadores lentos para essas substâncias em comparação com pessoas de outras nacionalidades.

  • Pragmático:

    Olá a Todos.

    O charuto e o cachimbo são manos nocivos, não pelo tabaco ser melhor, mas porque o fumador de charuto e de cachimbo não abusa tanto como o típico fumador de cigarro. Há fumadores que fumam 3 a 4 maços de cigarros por dia. São 60 a 80 cigarros. se um fumador de charuto fizesse algo semelhante, morria no prazo de um ano e ia à falência no prazo de 6 meses. Qualquer fumador de cigarro que diga não passar 10 cigarros por dia está a mentir, principalmente a ele próprio. O cigarro é muito fácil de transportar, rápido de fumar e é um apoio psicológico muito bom para o fumador. Já o fumador de charuto só fuma quando está relaxado, ou com um grupo muito restrito de amigos, mas sempre de forma muito calma. Enquanto o cigarro estiver associado ao stress vai sempre ser mais nocivo que qualquer outra forma de fumo.

    Abraço.

  • lucio elias:

    Fumei cachimbo durante 32 anos.Fumo de embalagem e fumo de rolo ,tipo arapiraca.Estou 1,5 ano sem fumar cachimbo.Cigarro detesto!
    Mas que vontade de dar uma pitada de 5`(minutos), mas que medo de voltar a fumar!
    Parei devido as propagandas,e eu tenho uma familia maravilhosa!e, eles quixam!!
    Saúde a todos!!!

  • Gustavo:

    Mais ruim?

    O Português não está muito bom. Já perdeu a credibilidade.

  • Andre-Motor:

    Todo tipo de cigarro è perigoso ate o proprio fumo

  • michel:

    no caso do cachimbo, vai depender do fumo, do cachimbo e do jeito que se fuma.

    fumo “certo” em cachimbo inteligente, utilizando a menor quantidade de fogo possivel e nao passando da metade da capacidade do cachimbo é muito menos nocivo do que outras formas.

    como posso provar? fiquei um ano nesse sistema e depois voltei a correr na esteira, pura surpresa, meu folego estava normal.

  • André Mendonça:

    É menos ruim sim!

    Primeiro, para quem ironiza o uso correto da língua portuguesa, “ruim” é um adjetivo, logo, permite a construção “mais ruim” ou “menos ruim”… e está certo! ainda que possa não soar muito bem.

    Quanto ao fato de cachimbo e charuto serem MENOS nocivos que o cigarro é verdade. O que não significa que eles NÃO sejam nocivos.

    O tabaco e todos os componentes das folhas é o mesmo, e pode causar males. Porem, o cigarro, alem de todos esses componentes nocivos, leva ainda a mais uma quantidade grande de produtos químicos, usados para que o fumo pareça mais leve…(os tais cigarros “light” são os mais quimicamente tratados e os mais nocivos)

    Opa! “mais nocivos”…. nocivo também é adjetivo…será que alguem vai ironizar isso também ?

    Saudações a todos

  • André Luís:

    Pesquisa muito tola, todas as formas de fumar são perigosas para o nosso organismo.

  • Tatiana:

    Beem pior né, fora o cheiro! Quer horror!
    ;/

  • Ricardo:

    Mais ruim?

Deixe seu comentário!