Por que as pessoas fingem que estão doentes?

Por , em 17.02.2010

Aparentemente, não é só para faltar no trabalho. Veja o caso de uma estadunidense chamada Dina Leone. Um belo dia ela disse a sua família e a amigos que havia sido diagnosticada com câncer de estômago. Ela chegou até mesmo a escrever um blog narrando o progresso de seu tratamento.

Ela não recebeu apenas carinho e cartões de melhora – ela chegou a ganhar dinheiro para conseguir cumprir seus últimos desejos. Tudo foi muito trágico: ainda mais quando se descobriu que a doença de Dina era uma farsa. Os hospitais que ela dizia ter visitado não tinham nenhum registro de sua presença e, finalmente, ela acabou admitindo que havia inventado tudo.

Dina está sendo processada por ter ganho dinheiro em cima da mentira. Mas deixando a grana de lado, qual é o motivo pelo qual alguém fingiria ter uma doença tão grave quanto câncer?

Normalmente é para que os outros sintam compaixão. Algumas pessoas simplesmente gostam de ser o centro das atenções e isso normalmente acontece quando você está doente – os amigos visitam, comida é especialmente preparada para você, a família é mais carinhosa e tudo mais.

Outras vezes os motivos são ainda mais feios. Um deles, como no caso de Dina, é ganhar dinheiro. Carteiras se abrem mais facilmente em frente a um doente desesperado.

Muitas vezes a pessoa que finge estar doente realmente está doente – não com o que ela diz ter, como o câncer de estômago, no caso de Dina, mas com uma doença mental chamada de Distúrbio Factual. As pessoas com esse distúrbio normalmente fingem estar com alguma doença terminal e conseguem manter a farsa por um longo tempo. [Live Science]

8 comentários

  • Alexandra:

    Eu teve um esposo que fingiu estar com tumor no cerebro como estado terminal e com 3 meses de vida, foi o motivo de eu me casar com ele…isso durou 10 meses ate ele confesar a verdade. Engano uma comunidade inteira… Qual é a melhor puniçao para alguem como ele??? Cadeia? Trabalho comunitario? Manicomio? Uma boa surra para estar realmente doente?

    • Julia:

      Desculpe, mas ele “estar doente” foi o motivo de vc ter se casado com ele? Mesmo que ele estivesse….claro que isso nao tira a parcela de culpa dele, apenas me chamou atenção essa parte de seu comentario

  • ANNA LIDIA:

    Isso se chama descaração, ela merece é porrada!!!

  • Marcia:

    “Everybody lies.” House, M.D.

  • Bruno FV:

    Eu tenho um grande poder para mentir xD

  • Bruno Donath:

    Na verdade, isso é chamado de síndrome de Münchausen.

  • Tatiana:

    Oo
    credo, mentir que tá doente é ter vontade de ter doença!

    ;/

  • Deep:

    Vale pra gravidez falsa e explicação de aborto por ataques de simpatizantes nazistas como nossa compatriota fez la ná Suíça???

    Será q isso tb se enquadra como Distúrbio Factual???

Deixe seu comentário!