O universo em um clique

Cauda de cometa com 16 milhões de km brilha em infravermelho

andromeda em inframermelho

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 19.02.2010 as 15:31

Share

Para celebrar o trabalho do telescópio Wide-Field Infrared Explorer, a Nasa publicou quatro das 250 mil fotos que ela tirou do espaço.

Conseguimos duas dessas imagens. A primeira é o cometa Siding Spring – sua cauda brilhante é feita de poeira que sai da “cabeça” do cometa, impulsionada por ventos solares. A segunda é a galáxia de Andrômeda e seus braços espiralados.

O telescópio, chamado de forma abreviada de WISE, foi lançado em dezembro do ano passado e já produziu uma quantidade enorme de imagens. Ele é um dos três telescópios que ficam no espaço com a capacidade única de produzir imagens usando infra-vermelho. O objetivo do WISE é buscar anomalias espaciais e medir asteróides do sistema solar, ajudando pesquisas sobre objetos que possam atingir a Terra. [Wired]

andromeda em inframermelho

10 comentários

  1. lucas /

    16milhões de km e muito grande

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Eloyr /

    CAUDA,CAUDA,CAUDA,CAUDA,CAUDA,CAUDA,CAUDA,CAUDA,
    ………
    Vamos prestar atenção no CORRETO PORTUGUÊS, aí pessoal!
    A palavra é: CAUDA ou coma, ou rabo, ou tail…
    E não: CALDA, que é o mesmo que uma SOPA, ou o extrato líquido
    de uma fruta ou legume depois de esmagado ou cozido.
    ………
    Desculpe, tive que corrigir, pois AMO a minha língua pátria, embora
    eu fale inglês fluente.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Ernani /

    Sem comentários. Impressionante…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Elvira Pontes Fonseca Ravestein /

    Múltiplos.. Múltiplos… Múltiplos… Múltiplos…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Reginaldo Ferrão /

    Eu gostaria de experimentar um rocambole sabor cometa. Deve agradar o paladar de toda a galáxia.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Stefano /

    Srs. leitores

    O correto é “cauda” do cometa e não “calda”,
    Não acredito que alguem pretenda fazer uma sopa do cometa ou po-lo sobre algum bolo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. Chico Lobo /

    Reginaldo… Realmente sua afirmação é correta. Os cometas perdem muito de sua massa a cada vez que passa perto do Sol, Por isso sua vida é relativamente curta diante da vida de outros corpos do sistema solar. Porem, como suas orbitas são muito excentricas e sua periodicidade muito longa, ainda temos muitos cometas para nos ensinar a história de nosso sistema.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Reginaldo Ferrão /

    Um cometa não deve durar muito não é?
    Se tem uma calda tão grande assim, muita matéria vai se perdando no caminho.
    Como funciona? Isso que estou falando faz sentido?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. Ricardo Schirmer /

    aquela de andromeda me faz querer viver eternamente, só para ver e saber tudo o que o universo a tem a mostrar.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  10. Imagens simplesmente fantasticas, fico imaginando… 16 milhões de km… que calda heim.. ehehe!

    Abraços aos editores, este blog é simplesmete o melhor nacional da categoria.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.