Cientistas descobrem a origem de explosões cósmicas

Por , em 19.02.2010

supernova
Remanescente de supernova: O que sobra após a explosão
de uma estrela são nuvens de gases superaquecidos

Os astrônomos finalmente parecem ter descoberto por que as supernovas existem. A maioria dos cientistas acredita que uma supernova do tipo 1 é formada quando uma estrela-branca anã (o resto que sobrou de uma velha estrela) fica instável por exceder o limite de sua massa.

A instabilidade pode acontecer pelo choque de duas estrelas-anãs ou por acreção – um processo astronômico no qual a estrela anã traz, com seu campo de gravidade, material de outras estrelas que se depositam nela.

Usando um telescópio da NASA chamado Chandra, uma equipe de cientistas descobriu que a maior parte das supernovas em nossa galáxia é gerada pelo choque de duas estrelas anãs – se elas se formassem por acreção, as galáxias em geral seriam 50 vezes mais brilhantes do que são atualmente.

» A mais intrigante explosão estelar já vista

Pares de estrelas-anãs são dificilmente encontrados e quando eles se chocam a explosão dura apenas alguns décimos de segundo – por isso supernovas são raras.

Agora os cientistas querem descobrir se o choque de duas estrelas anãs é a causa de galáxias em formato espiralado. Saber de que forma as supernovas são criadas pode ajudar os astrônomos a medir distâncias no espaço e a encontrar matéria escura. [Telegraph]

5 comentários

  • ornellas:

    Reginaldo Ferrão;
    na verdade demora decimos de segundo apois a choque para que a explosão ocorra, entendi isso so apois ler a materia original.

    Campos;
    realmente não ha nada definido na cosmologia( não existe verdade absoluta em nenhum campo cientifico ), mas esse blog (olhandoouniverso) é muito especulativo, tem muita falta de informação e varias informações incoerentes e “chutadas”.

  • Campos:

    Nada em cosmologia é definitivo. O que se diz hoje, pode ser diferente amanhã. de acordo com o blog:http://www.olhandoouniverso.blogspot.com
    a matéria escura não existe, assim como a tal da energia escura e a explosões de super novas, tem outras explicações.

  • Bruno Schmitt:

    Na minha opinião, promover discussões saudáveis sobre religião e outros tópicos é de grande importância. Religião é um dos tópicos mais polêmicos e mais importantes, quais motivos teríamos para não discutí-lo? ‘É inconclusivo’? ‘Só gera atrito desnecessário’? Eu diria que sim, mas somente no caso de pessoas de mente fechada. O que realmente não dá é pra ficar calado, só assistindo.

  • jc:

    assim que devem ser as reportagens e nao como a que promove discursoes sobre religioes

  • Reginaldo Ferrão:

    Me corrijam se eu estiver equivocado.
    Uma estrela anã deve ter um diâmetro considerável. Se nada ultrapassa a velocidade da luz (principalmente a matéria) que explosão é essa que dura apenas alguns décimos de segundo?
    O que quero dizer é que, em alguns décimos de segundo uma explosão faria como se a estrela explodisse e o diâmetro da explosão não fosse muito grande. Pelas minhas contas, deixaria o diâmetro da estrela apenas cerca de 10% maior.
    Que explosão estranha não?

Deixe seu comentário!