Como listas podem salvar sua vida

Por , em 23.02.2010

Aqui no Hype nós amamos listas! E de acordo com um cirurgião chamado Atul Gawande, listas podem salvar vidas. Ele escreveu um livro sobre o assunto e afirma: listas salvaram sua própria vida e a de alguns de seus pacientes. Confira uma lista (conveniente, não?) com as utilidades de se fazer listas:

4. Olhe bem

Outra dica de Gawande é fazer pausas no seu dia para olhar as listas com cuidado. Seja antes de uma atividade ou depois dela. Também é válido não confiar apenas na lista e tentar lembrar se a lista está correta – afinal, você pode esquecer de colocar algo nela.

3. Memória

Precisamos de listas para dar uma ajuda à nossa memória, que não é uma ferramenta perfeita. Há pessoas que pensam que listas são para gente “mais lenta”, mas quando você vai a um mercado você não anota cada passo que irá fazer, mas sim o que você poderia esquecer de comprar.

2. Medicina

Na medicina, Atul Gawande descobriu que listas podem salvar muitas vidas. Elas podem ajudar os médicos e os enfermeiros em uma cirurgia complexa, por exemplo. Bom para o médico e melhor ainda para o paciente, que não corre o risco de descobrir que tem um bisturi na barriga meses depois de uma cirurgia.

1. Coisas sérias e simples

Uma lista lembra a todos das coisas mais corriqueiras – as mais fáceis de serem esquecidas, justamente por serem comuns. Não é como se o médico pudesse esquecer de dar pontos em no corte no paciente, mas sim esquecer um pedaço de gaze dentro dele. [New Scientist]

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.