Cochilos nos ajudam a pensar melhor

Por , em 24.02.2010

Uma boa desculpa para você usar com seu chefe! De acordo com cientistas, uma soneca durante o dia aumenta a capacidade do cérebro de absorver informações.

Voluntários de um estudo que dormiram 90 minutos se saíram melhor em testes cognitivos do que aqueles que ficaram acordados. No entanto, alguns cientistas acham que é difícil acreditar que a soneca aumenta o poder cognitivo do cérebro quando, na verdade, as pessoas só estão menos cansadas.

No experimento 39 adultos saudáveis deveriam fazer um teste cognitivo. Depois metade das pessoas pôde tirar uma soneca, enquanto a outra metade precisou repetir os testes. Quando os dorminhocos repetiram os testes também, eles se saíram bem melhor do que aqueles que não dormiram.

Análises da atividade cerebral mostraram que essa “ajuda” no processo cognitivo pode estar acontecendo em uma fase do sono entre o sono profundo e os sonhos, quando as memórias são movidas da área de “arquivos temporários” para o hipocampo. Ou seja, tirar uma soneca o ajuda a fixar melhor suas memórias e acordar com mais disposição e “espaço” para aprender coisas novas. [BBC]

6 comentários

  • jeferson:

    Pra quem que quer passar na fuvest está é uma ótima dica de como estudar para a prova, é só fazer uma gravação das revisões e dormir escutando.Isso é besteira, é uma teoria para não passar nas provas, só um bobo para acreditar nessa teoria.Abraços

  • D²:

    haha teneti usar issomas ele n acredito
    faze oq ne?
    o jeito é eu dormi mais cedo msm :p

  • jc:

    sem querer promover um debate sobre língua portuguesa, Cintia não precisa de acento, se foi registrado assim.
    Sem querer ofender seu ”celebro”, você é pedreiro?
    Brincadeira. É que eu durmo de tarde

  • Campos:

    Valeu, Cíntia.
    Desculpe o mal jeito. Para não errar mais. coloquei o acento agudo no i.

  • Cintia:

    Cérebro é com R e não com L (célebro)

  • Campos:

    Tudo isto é muito teórico. Qual emprego permitiria isto no Brasil. Após o almoço é até permitido. Já vi por exemplo, pedreiros cochilando na hora de descanço após o almoço, embora eles não sejam clacificados para esta estatística.
    Este caso é realmente positivo, isto é muito útil para pessoas que trabalham com o célebro, trabalham em casa ou aposentados.

Deixe seu comentário!