4 Técnicas para você falar com mais confiança

Você morre de vergonha de falar com um estranho? Ou até mesmo de fazer uma ligação telefônica com medo de quem pode atender? De acordo com especialistas em comunicação o segredo de se comunicar com confiança é deixar claro o que você quer dizer. Seja discutindo com o chefe ou se declarando para o seu amado, você sempre deve deixar sua opinião clara.

E não são apenas as palavras que irão defender seu ponto de vista, mas o tom da sua voz e seu corpo também. Parece complicado? Confira algumas dicas que preparamos para ajudá-lo a se comunicar melhor:

Seja confiante

Se você não se leva a sério os outros também não irão levar. Faça com que sua presença física também demonstre sua confiança. Fique em uma postura ereta, seja sentado ou em pé, e faça com que sua cabeça fique firme. Quando estiver falando com a pessoa, se incline levemente em sua direção e eles saberão que você se sente confiante com o que está dizendo.

Use as mãos

Usar as mãos para enfatizar a sua fala é muito importante. Mas também não é bom exagerar – vai parecer que você está irritado ou então espantando algum inseto.

Olhe seu interlocutor nos olhos

Os olhos são sua ferramenta mais valiosa quando você está tentando convencer uma pessoa. Falar sem contato visual faz com que você pareça intimidado pelo outro. Se você está falando para um grupo, alterne seu olhar, não fique falando para uma pessoa só. Também é importante não ficar encarando demais e piscar normalmente – se não, você pode assustar as pessoas.

Fale com clareza

Quando você está nervoso com o que fala, sua linguagem corporal também se torna confusa. Tente notar como sua fala se relaciona com seu corpo da próxima vez que conversar com alguém. O segredo é se concentrar na pessoa, ou nas pessoas, a quem você está tentando convencer e falar com clareza. Mesmo que não concordem com você, eles saberão exatamente qual é sua opinião sobre aquele assunto. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)
Curta no Facebook:

30 respostas para “4 Técnicas para você falar com mais confiança”

  1. […] Quando você está nervoso com o que fala, sua linguagem corporal também se torna confusa. Tente notar como sua fala se relaciona com seu corpo da próxima vez que conversar com alguém. O segredo é se concentrar na pessoa, ou nas pessoas, a quem você está tentando convencer e falar com clareza. Mesmo que não concordem com você, eles saberão exatamente qual é sua opinião sobre aquele assunto. [Telegraph] […]

  2. […] Usar as mãos para enfatizar a sua fala é muito importante. Mas também não é bom exagerar – vai parecer que você está irritado ou então espantando algum inseto. OLHE SEU INTERLOCUTOR NOS OLHOS Os olhos são sua ferramenta mais valiosa quando você está tentando convencer uma pessoa. Falar sem contato visual faz com que você pareça intimidado pelo outro. Se você está falando para um grupo, alterne seu olhar, não fique falando para uma pessoa só. Também é importante não ficar encarando demais e piscar normalmente – se não, você pode assustar as pessoas. FALE COM CLAREZA Quando você está nervoso com o que fala, sua linguagem corporal também se torna confusa. Tente notar como sua fala se relaciona com seu corpo da próxima vez que conversar com alguém. O segredo é se concentrar na pessoa, ou nas pessoas, a quem você está tentando convencer e falar com clareza. Mesmo que não concordem com você, eles saberão exatamente qual é sua opinião sobre aquele assunto. [Telegraph] […]

  3. […] Usar as mãos para enfatizar a sua fala é muito importante. Mas também não é bom exagerar – vai parecer que você está irritado ou então espantando algum inseto. OLHE SEU INTERLOCUTOR NOS OLHOS Os olhos são sua ferramenta mais valiosa quando você está tentando convencer uma pessoa. Falar sem contato visual faz com que você pareça intimidado pelo outro. Se você está falando para um grupo, alterne seu olhar, não fique falando para uma pessoa só. Também é importante não ficar encarando demais e piscar normalmente – se não, você pode assustar as pessoas. FALE COM CLAREZA Quando você está nervoso com o que fala, sua linguagem corporal também se torna confusa. Tente notar como sua fala se relaciona com seu corpo da próxima vez que conversar com alguém. O segredo é se concentrar na pessoa, ou nas pessoas, a quem você está tentando convencer e falar com clareza. Mesmo que não concordem com você, eles saberão exatamente qual é sua opinião sobre aquele assunto. [Telegraph] […]

    • No caso meu caro amigo, você entendeu errado. A matéria não se trata de COMO SER CONFIANTE, e sim, COMO “FALAR” COM CONFIANÇA. Não distorce as coisas, e o ponto SEJA CONFIANTE é mais do que óbvio importante para FALAR como confiança.
      Agora se a matéria fosse COMO SER CONFIANTE, ai sim seria um tiro-no-pé, pois você deveria passar as técnicas de como ser confiante, e não dizer para ser sem ensinar. No caso acima, as técnicas estão corretas, já que para “falar” com confiança é justamente primeiro ter confiança.
      Então aprenda a ler antes de falar qualquer coisa, pode aparentar uma aversão á página ou o autor da matéria (e caso tenha, fala na cara, sem mimimi).
      Blz, valeu tudo de bom sempre (final clássico né? então que tal esse?)
      YYYYYYYYYYYYYYYYYYYEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAEEEAAAAHHHHHHHH!!!! ROCK N’ROLL B#TCH. XD

  4. Eu ao contrário do Nolphir concordo com a Tati.
    Creio que as nossas inseguranças devem ser resolvidas procurando as respostas no interior. Não procurando “mascarar” o exterior. Com certeza que ajuda, mas sempre será superficial.



  5. Alguem por favor coloca uma meia na boca da Tati…

    Você pode falar coisas absurdas que vão acreditar em você, isso se for falado com confiança é claro!!!

    Eu uso isso em minhas aulas e posso garantir que da certo.

  6. tem algumas coisas que precisam ser esclarecidas:
    quando voce falar, tenha certeza sobre o que vc esta falando, se o outro perceber que vc esta falando bobagem ….bau bau.
    2º fale sobre o que vc conhece bem ou sabe.
    3° se for vender algo. ou mesmo comprar, conheça bem o produto ou serviço. se vc falar besteira, vc fecha a porta.
    4º seja honesto(a)!!!!!!!!!

  7. Mário… obrigado por postar a análise da palavra ironia… assim fica mais claro para as outras pessoas que eu realmente estava me referindo a esses significados… eu keria dizer realmente ser sarcástico…

    Mais uma vez obrigado.

  8. A dicas dadas são realmente aplicáveis e acho que nunca é demais relembrá-las. Agora, quanto ao terceiro comentário acho que faltou analisar a palavra sugerida:

    i r o n i a
    (latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância)

    s. f.
    1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.
    2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irónicos.
    3. Sarcasmo.
    4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas.

  9. Lendos outros artigos sobre tal assunto consegui sim uma vaga em uma industria de alimentos, e olha ki fui dispensado em quase 10 empresas por comportamentos opostos da metéria e é obvio ki esta pesquisa reforçara minhas pretenções no mercado de trabalho…

    Parabéns.

Deixe uma resposta