Tocar música aumenta a capacidade intelectual das crianças

De acordo com um novo estudo crianças que tocam instrumentos musicais ficam mais sensíveis aos sons, incluindo a fala das pessoas e, por conseqüência, aumentando a capacidade delas de aprender novas línguas.

Os testes mostraram as vantagens da exposição de crianças à música, incluindo aquelas que são autistas ou que têm dislexia. Os pesquisadores estabeleceram, então, um elo entre o “ouvido musical” e a capacidade do sistema nervoso de absorver qualquer tipo de som.

De acordo com o estudo, quando as crianças tocavam um instrumento elas tinham um impacto em uma área do cérebro que controla a respiração, as batidas do coração e a reação aos sons.

Os resultados mostraram que crianças “musicais” têm mais facilidade de se comunicar, de interagir com os outros, de relaxar e de expressar suas emoções. Parece que a conversa da sua tia sobre como seu primo pirralho que aprendeu a tocar banjo é incrivelmente inteligente pode não ser só síndrome de mãe coruja. [Telegraph]

Por: Alessandra NogueiraEm: 28.02.2010 | Em Comportamento, Outras  | Tags: , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

6 respostas para “Tocar música aumenta a capacidade intelectual das crianças”

  1. Realmente.Sou professora de piano e,noto o desenvolvimento de meus alunos,à medida em que transcorrem as aulas.
    É notável a capacidade de se expressar,raciocinar,a auto-confiança adquirida ,a desenvoltura e uma série de outras qualidades que afloram com o tempo .

  2. Infelizmente no Brasil o jovem que anda com um violão nas costas durante o dia, e que tem o sonho de viver da música, é chamado de
    vagabundo, de pessoa que quer ganhar a vida na moleza.
    Sou músico ha 22 anos,(não vivo de música) e não tem coisa pior do que ver cada vez menos pessoas se interessando em aprender a tocar um instrumento,

    Lembrem-se todos de que música é cultura, e uma pessoa com cultura é mais educada, educação e cultura formam uma sociedade mais inteligente, e um povo inteligente pode mudar o mundo.

    Não existe país de 1º ou de 3º mundo, existe povo inteligente e povo ignorante.

Deixe uma resposta