Será que a Terra está se rebelando contra nós

Publicado em 2.03.2010

terremoto chile

Primeiro o Haiti e agora o Chile. Será que a natureza está fora de controle? O planeta está se rebelando contra os humanos e tentando exterminá-los?

Acontece que o Chile está em uma área propícia para o acontecimento de terremotos. Em termos históricos, o grande tremor que assolou a região não era tão inesperado – não foi nem mesmo fora do normal.

O terremoto e o tsunami que aconteceu por causa do tremor foram originados em uma região conhecida como “o anel de fogo”. Ali, uma placa tectônica acaba se “infiltrando” em baixo de outra, gerando colisões.

A placa de Nazca acaba entrando debaixo da placa Sul Americana e no meio de toda essa situação está o Chile.

Essa área já produziu vários terremotos violentos, incluindo o mais violento que se tem notícia, de magnitude 9.5 na escala Richter (o último terremoto do Chile alcançou 8.8).

Alguns cientistas, no entanto, afirmam que a Terra está mais “ativa” nesses últimos 15 anos do que estava em um passado próximo. Terremotos de escala 8 acontecem uma vez por ano em algum lugar do mundo, normalmente. Esse terremoto no Chile é de 8.8, então seria um evento mais raro. Na semana passada um tremor de 7 graus na escala Richter aconteceu. E também há a situação no Haiti.

Apesar da grande maioria considerar que a Terra está se comportando normalmente, o número de tremores registrados é maior nos últimos 15 anos. [LiveScience, Foto]

Autor: Cezar Ribas

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

41 Comentários

  1. Mateus 24:6,7….”Terremotos num lugar após outro”…pegue a média de terremotos por ano desde 1914 e veja a drástica mudança. (1914 também é um ano Bíblico)

    Thumb up 0
  2. O fim do mundo começou,fujam para as montanhas!!!!Afff…

    Pessoal,a terra é como um relógio preciso,que tem suas evoluções e revoluções,terremotos e maremotos,enchentes,mudanças climáticas,sempre houveram e vão continuar a existir,independente de nossa existência ou não.
    O problema todo está na nossa interveção ou intrometimento nesse relógio delicado graças a idéias materialistas,mecanicistas e egocentricas que colocam o homem como o ápice da criação,podendo fazer o que bem quizer com a natureza e nós sabemos muito bem por experiência que não é bem assim.

    É mais que necessário uma mudança de conceito em relação a nós mesmos como sociedade e como individualidade,uma idéia mais holística da realidade,colocar na nossa cabeça de uma vez por todas que fazemos parte integrante de um sistema complexo e não uma coisa totalmente a parte.

    Thumb up 0
  3. Terremotos ou destruições sempre aconteceram e inclusive muito fortes como o de Portugal de 9.5 de magnitude na escala Richter que atingiu Portugal há 255 anos atrás. Nos séculos passados ilhas inteiras foram riscadas do mapa e convulsões tectonicas, milhões de anos átras, destruiram a Pangéia e desmembraram os continentes, colocado-os á deriva.

    Penso que a subida de meio grau na temperatura terrestre nunca iria alterar o tectonismo da crosta terrestre que em seu interior tem milhares de graus, seria como jogar um palito de fosforo no sol e esperar que ele fique mais quente.

    Nada de fugir para as montanhas, pois não terá lugar para todos.
    Daqui a pouco vão inventar que os dinossauros destruiram a Pangeia com sua flatulência.

    Nada a ver…

    Thumb up 0
  4. Essa de explosão demográfica não cola, já foi comprovado cientificamente que a terra pode comportar com folga 24 bilhões de habitantes e que os alimentos que a raça humana produz se não fosse deperdiçada seria suficiente para alimentar a mesma,e o fato de existir o aquecimento global se deve ao fato de estarmos passando por um periodo quente na história do planeta assim como passamos por algumas eras do gelo também , em 1940 quando começamos de vez a produzir produtos industrializados o planeta passou por um leve resfriamento e muitos pseudo cientistas diziam
    que entrariamos em uma nova era do gelo,o que não aconteceu já que em 1980 o planeta se aqueceu de novo,aém do mais no periodp em que os primeiros humanos povoaram a terra existia uma quantidade de CO2 cerca de 10 vezes maior do que a quantidade do mesmo nos tempos modernos hoje!

    Thumb up 0
  5. Eu também sou a favor do controle de natalidade no planeta para apenas um filho por casal ou no máximo dois. Se for um filho por casal a população decairá. Acho que com menas pessoas nesse mundo teríamos mais tempo para nos preocupar com proteções ambientais. Já viram nas favelas. Só filho que rola e aonde menos devia acontecer. Não estou sendo contra a camada baixa social. Há muitos fatores para diminuir o uso dos recursos naturais do planeta. Se me disserem que a desigualdade social é um fator importante não vou negar. Mas acho que é mais fácil uma família pobre conter os hormônios ou se prevenir do que uma família rica doar quase tudo que tem para os mais pobres.
    Pode parecer que tudo isso que falei não tem a ver com o artigo pulicado aqui, mas tem sim, menas pessoas, mais controle.
    Assim eu penso e podem contestar, apoiar ou acrescentar.

    Thumb up 1
  6. Todos voces falaram coisas certas, é isto mesmo. Catástrofes já existem a muitos tempo. O excesso de população tambem influencia em muitos no numeros de mortos. A destruição que o homem causa na natureza ajuda a provocar catrastofes.
    A terra como o cosmo é um lugar muito violento. Nós agora vivemos numa certa tranquilidade, mas no passado tivemos
    muitos terremotos, vulcanismo queda de meteoros, etc. Se conseguirmos reduzir a população seria ainda melhor, não destruiriamos tão rápido este planeta, o único por enquanto habitado.

    Thumb up 0
  7. O de 9.5 de magnitude na escala de richter, foi o que atingiu Portugal há 255 anos atrás.
    Engraçado que para além dos tremores de terra, também são as tempestades, ainda há pouco mais de uma semana foi o dilúvio na ilha da Madeira, a mais mortífera em mais de 200 anos no local.
    Será que a teoria de 2012 é mesmo real? Fujem! Fujem!

    Thumb up 0
  8. Talvez todo esse medo do novo ciclo da terra venha de um simples fato Filosofo/Social… O medo da Morte…. pois para que um novo ciclo se inicie, muitas catástrofes acontecerão e muita gente talvez morrerá…. mesmo sabendo que toda essa evolução que alcançamos até hoje acontecerá no futuro (monera, protista, plantae, animalia, …)
    Mas ao invés de aceitar e contemplar, tentamos cada vez mais burlar nossa propria espectativa de vida… aumentando aumentando e aumentando… confirmando o tal medo da morte como um comportamento que talvez fassa parte do Inconciente Coletivo.
    enfim

    Thumb up 0
  9. É pessoal pelo jeito esta na hora de lançar a NX01 o mais rapido possivel e achar um novo mundo pra nos destruirmos com o passar das eras, e depois outro, outro, outro,,,,,,,,,

    vida longa a todos

    Thumb up 0
  10. Esqueceram que a Terra é um SER VIVO?
    Esqueceram que tudo é CÍCLICO, ou seja, tudo tem início, meio e fim, reinicio, meio e fim etc.

    Thumb up 0
  11. Uma vez alguém disse: “A experiência humana na Terra, definitivamente, não deu certo !”
    E eu concordo inteiramente. Nos proliferamos como ratos, derrubamos nossas florestas, poluímos nossos ares, intoxicamos tudo o que comemos e bebemos, geramos toneladas de lixo por dia, então, não temos saída, vamos nos ferrar !!!

    Thumb up 1
  12. Poucas palavras resumem o que estam falando.

    Ciclo Terrestre… aliado a um empurrãozinho(ão) dado pelo Aquecimento Global…

    Quantas Eras Galciais a Terra já Teve?…. então..mais um ciclio está se concretizando.. enfim… entendam ou não

    Thumb up 0
  13. Sim, Júnior, desde que o mundo é mundo, no entanto, os cientistas acreditam por meios de seus estudos nos movimentos das placas tectônicas e parece bem óbvio. Tais estudos são imaturos, ainda, o que não permite, por exemplo, prever um terremoto de tal potência. Agora cá pra nós, realmente acreditou na minha ironia? :)

    Thumb up 0
  14. Nossa, Leco (comentário No. 4)! Que comentário mais absurdo! Desde que “o mundo é mundo”, as placas tectônicas se movimentam.

    Thumb up 0
  15. A explosão demográfica é a grande culpada, o peso dessa população causou o movimento da placa tectônica.

    Thumb up 0
  16. Falar em vida sustentável, proteção do meio ambiente, defesa das florestas etc… são grandes hipocrisias, os mesmo q vivem por ai apregoando q a terra e nossa “nave”, Q destruímos nossa casa, q os índios vivem em harmonia com a natureza e todas essas balelas se esquece q o simples fato de estarem tendo a mídia pra se expressarem já contribui de alguma forma para a modificação do planeta. Não existe essa de harmonia, vamos ser francos e realistas, ou então devemos matar 3/4 da população humana na terra, voltarmos a morar em arvores, e viver de coleta e caça, caso contrario, aceitem q vcs só existem pq a civilização transforma o meio ambiente. E se índio e tão bom, pq eles matam as crianças q nascem doentes? Isso e seleção natural e a lei do mais forte.

    Thumb up 0
  17. O homem se comporta como uma doença no planeta.
    Em Matrix existe uma vaga mensão desse fato, onde Smith diz que o homem é o unico ser que destroi o seu habitat, se comportando como um virús ou uma bactéria.
    Talvez os “anti-corpos” da Terra tenha entrado em ação contra essa “doença” chamada humanidade.

    Thumb up 1
  18. Acredito sim que possa ser a natureza se protegendo… mas como que ela saberia que nós estamos acabando com ela?

    é de se pensar….

    Abs e parabéns pelo site..

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
meia-calca
Sete usos surpreendentes para o petróleo

O petróleo é mais do...

Fechar