Suco de frutas pode prevenir pedras no rim?

Por , em 2.03.2010

Pedras no rim afetam milhões de pessoas no mundo todo. A dor é quase insuportável. Mas será que a solução para não sofrer com o problema é tão simples? Será que tomar suco de frutas pode mesmo acabar com as pedras no rim?

Junto com a medicação para evitar os cálculos renais, os médicos sempre aconselham mudanças nas dietas das pessoas que têm esse problema. Entre essas mudanças está a sugestão de beber mais suco de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi). Uma substância nessas frutas chamada de citrato previne a calcificação de pedras nos rins.

Mas nem todos os sucos têm o mesmo efeito. Sabe-se que três copos de suco de laranja por dia, apesar de não ser bom para os dentes, fazem mais efeito do que a mesma quantidade de limonada. Suco de maçã é relativo: pode ser bom para evitar um tipo de pedras mais raro e tem potencial para ajudar a criar outro tipo de pedras, as mais comuns.

Suco de toranja aumenta consideravelmente as chances do desenvolvimento de qualquer tipo de pedra nos rins. Um copo por dia aumenta a probabilidade de que você tenha uma pedra nos rins (se você já tem propensão a isso) em até 44%. [NY Times]

29 comentários

  • Ana Clara Morais:

    Passei uma semana inteira tomando suco de limão um dia de manhã acordei com a dor minha mãe disse que era uma gastrite,fomos para o hospital chegando la deram o resultado:a pedra do rim direito estava saindo..tenho nos dois rins,a do direito ja saiu e no rim esquerdo quando fiz a ultra o homem disse que tinha uma tbem de 1mm. 🙂

  • Flávio De Oliveira Alves:

    Comentário:A 06 mes atras, por conta de fortes dores eu fui ao medico e ele passou varios tipos emxames e foi descoberto que tenho uma pedra no rim direito, de 11 mm, e fiz o tratramento pra quebra e foi quebrado 03mm, mais ate agora so sinto dores mais nao deceu nada. Segudo os medicos esta decendo a menor e, a mairor que e o resto que ficou por isso as dores, mas gracas a Deus nao tenho crise. Alguem uma solucao?

  • Amilcar Duarte:

    Quanto à reportagem inicial, há um erro: abacaxi não é uma fruta cítrica. O limão tem muito mais citrato que a laranja. É estranho que a laranja seja melhor para combater os cálculos que o limão.

  • Glauco Felicio:

    Suco de laranja ajuda mesmo a prevenir pedras no rins…

    • Elzita Ramos Silva:

      tenho pedras nos rins mas meu intestino é muito solto, mesmo assim posso tomar suco de laranja e de abacaxi?

  • Vladimir:

    Suco de Laranja provoca cálculo renal???

  • ROSIVAN:

    PERDI O MEU RIM ESQUERDO EM 2010 POR CONTA DE PEDRA SO QUE EU NAO TINHA DOR FORTE QUANDO SENTIR DOR QUE FOI FEITO OS EXAMES MEU RIM JA NAO FUNCIONAVA MAIS NO MOMENTO QUE FIQUEI SABENDO PENSEI QUE O MUNDO IA SE ACABAR MAIS HOJE TENHO VIDA NORMAL GRAÇAS A DEUS E OS MEDICOS DO MANDAQUI E PRICIPALMENTE O Dr LEONARDO UROLOGISTA DO HOSPITAL MANDAQUI A TODOS MUITO OBRIGADO!

  • Katia:

    Pessoal, pequisem sobre o NQI, dizem que é muito bom para previnir e para dissolver os que já tem, já tive pedras nos rins por duas vezes, e tomei NQI, mas não posso fazer a manutenção, que é de uma capsula por dia, pois cada frasco custa por volta de R$ 80,00, o mundo é cruel, quando inventam algo que dá certo, eles cobram um absurdo, não divulgam a formula, dizem apenas que é a base de fosforo, e o pobre que se lasque!!!

    • antonio carlos:

      esse produto N Q I nao tem efeito algum so e propaganda tomei 3 vidros nunca disolveu nada. foi dinheiro perdido. nao compre que e dinheiro jogado fora.

    • antonio carlos:

      tomei 3 vidros de NQ I nao senti melhora melhorei com cha da rais da planta quebra pedra disolveu os calculos pequenos.

    • Vladimir:

      Isso mesmo Antonio Carlos, eu também comprei 3 vidros do NQI e sinceramente não funcionou. Desde 1998 tenho esse problema de cálculo renal, que sofrimento, já tentei de tudo, diversos tipos de chás, remédios fitoterápicos caros como: Rowatinex, NQI, hoje tomo apenas o suco de abacaxi. Essa semana expeli um cálculo do tamanho de um grão de arroz e outro maior que um caroço de feijão. Não sei mais o que fazer.

  • fabiana:

    eu tenho colicas de rim frequentemente ,
    e fui no medico e ele me falou para tomar qualquer tipo de liquido,qualquer um..para poder expelir a pedra mais rapidamente.

  • amelia carvalho:

    eu quase morro de cólicas renal mais eu bebo muito suco de abacaxi e melhora um pouco mais vo continuar …

  • vitorley:

    Nossa tive uma crise noite passada, doeu tanto…Foi ao médico fazer o ultrassonografia graças a Deus já tinha expelido.
    Hoje amanheci com uma leve dor mas nada que se compara ao que tive ontem,estou tomando muito liquido,alguns remédios para dor.Acredito que até mais atarde estarei novinho,srs….Porque na mesma forma que a dor começa assim do nada ,após a expensão da pedra passa.

  • Cristina:

    Pela primeira vez, em minha vida tenho tido , uma vez por mes, a terrível cólina renal. Pesquisei no site , e vi, que mesmo fazendo cirurgia, se voce não fizer mudanças alimentares, elas voltam.
    Durante 3 dias , consumi 1 abacaxi com 2 copos de cocacola optei pela coca cola zero.
    No 3° dia a noite foi tomar banho e eliminei uma pedra no formato e tamanho de uma semente de melão. Não senti dor nenhuma. Mas sinto meu organismo sensível.
    Pretendo continuar o tratamento com abacaxi e cocacola , durante mais 15 dias. Depois vou fazer prevenção, consumindo fatias de abacaxi com meio copo de cocacola pelo menos 3 vezes na semana.
    Peguei um abacaxi, lavei bem, cortei a sua casca bem grossa,bati no liquidificador, cozei e bebi imediatamente , tomava 3 goles do suco e 3 goles da cocacola.
    A tarde comia o restante do abacaxi e ao mesmo tempo tomava uns goles de coca cola.
    Façam o mesmo, que voces vão gostam

    • Beatriz:

      Cristina, por favor me diga: no terceiro dia tomando o suco expeliu a pedra? e sem dor? Nossa!!!!!!Que maravilha!!!!!!!
      e inteira? Meu Deus. Isso é quase um milagre, não. Estou com pedras nos rins, umas quatro e meio grandes, será que finciona pra mim também?
      Grata desde já por sua atenção.
      Beatriz.

    • Beatriz:

      Cristina, voltando a ler novamente sua explicação sobre o suco, a receita não ficou muito clara, por favor, poderia explicar melhor? O suco é feito somente da casca e o abacaxi(a polpa) é para comer e beber com a coca?

  • evandro:

    Essa questão de pedras nos rins é muito controversa e complexa.
    Pode ser proveniente de várias causas :
    – estilo de vida (modo alimentar, por exemplo)
    – sedentarismo
    – disfunção glandular (mau funcionamento de glândulas)

    Tomar bastante líquido é sempre bom. Tomar chá, pode ser apenas um paliativo (você pode estar atacando apenas os sintomas).É preciso ir às causas. Nesse cuidado, é preciso, antes de qualquer coisa, passar por um urologista e depois fazer um checkup no endocrinologista. Existe uma glândula chamadas PARATIREÓIDES que, se estiverem em mau funcionamento, vão bagunçar todo o processamento e destinação do cálcio no organismo. Espero que tenha ajudado em alguma coisa. A minha família, quase que em peso, faz o tratamento com os endócrinos no HC/SP.

  • Jorginho:

    Eu já tive por várias vezes cólica renal e já ouvir mulheres dizer que é preferível ter 10 filhos que uma cólica renal.
    Eu não tiro a razão delas.
    Já tive mais ou menos 10.
    Só quem já teve pode imaginar que maldita dor!
    Não conheço outro remédio melhor e natural que o famoso quebra pedras. Faço o uso ao menos uma vez por semana.
    Execelente e melhor ainda quando misturado com uma planta chamada cajirú. O mesma deixa a cor tipo vinho tinto.
    Ferva e tomem um copo por vez e verá o resultado.
    O quebra pedra dissolve as pedras…
    Também para quem tem esses problemas vai outro conselho:
    Ao levantar,beba um copo d’água em jejum por 30 minutos.
    Já faço isso por mais de 3 anos e tive grande melhora.
    Também, para evitar devemos tomar ao menos 2 litros d’água diariamente e intervalos regulares.
    Quem tiver mais dicas, por gentileza post-as aqui.

    • francisco de jesus silva figueira:

      Olá amigos,sofri 6 meses com um calculo na bexiga,consegui expelir com suco da beterraba cozida,batido no liquidificador com abacaxi,foi tira e queda,com dois dias expeli o calculo.

    • francisco de jesus silva figueira:

      Se vc quizer conversar sobre o assunto do calculo ranal meu msn é:[email protected]

  • John Williams:

    Eu tenho pedra nos RIns o que está me ajudando é um Remédio Natual chamado Dissol, ele é compostos de´várias pranta inclusive o Quebra Pedra. VocÊ encontra nas Farmárcias.

  • Elias brito Lobato:

    MEU AMIGO,JÁ PASSEI POR ESSE PROBLEMA DE PEDRA NO RIM RESSENTIMENTE;E HOJE ESTOU LIVRE DA PEDRA QUE ESTAVA NO MEU RIM,GRAÇAS AO SUCO DE ABACAXI, QUE ME AJUDOU NA ELIMINAÇÃO DO CALCULO QUE JÁ ESTAVA COM (9 ML).

  • regineide:

    O que aliveia a dor de calculo rinal ?
    Pode tomar leite quem tem pedra nos rim ?

  • Nivaldo Arruda:

    Legal, tomar suco de laranja faz bem pro rim e mal para os dentes? ò mundo cruel. hahaha.

  • Orlando Rios:

    Eu tive pedras nos rins depois de consumir muito suco de laranja.

  • Analisador:

    Afinal, ajuda ou não ajuda? não achei a reportagem conclusiva….

  • Manuel Bravo:

    Será que o vinho, já que é feito de uvas, também provoca pedras
    nos rins?

    • claudineia:

      Fiz uma cirurgia de retiradas pedras nos rins direito em 2010, quinze dias depois apareceu no lado esquerdo, ainda não tive coragem de enfrentar outra cirurgia apesar que a primeira foi a laser, estou tomando muito chá, mas o chá so alivia ador.

Deixe seu comentário!