Como melhorar fotos de baixa qualidade, como nos seriados policiais?

Por , em 3.03.2010

Você já viu algum episódio de um seriado policial no qual os investigadores pegam uma imagem ruim de um criminoso e conseguem reconstruir a foto, tirando dela uma imagem perfeita? Esta maravilha tecnológica só acontece no mundo da ficção… mas uma tecnologia está para mudar isso.

Um novo processo é chamado “compress sensing” (ou sensibilidade comprimida) – é uma ferramenta matemática que conseguem criar dados com alta resolução a partir de dados de baixa resolução. Além de conseguir recuperar fotos de baixa resolução, pode recuperar arquivos de áudio e de rádio.

Na fotografia ele segue os seguintes passos:

  1. Foto: você tem nas mãos uma foto pixelizada e ruim, toda granulada e de imagem comprometida.
  2. Algoritmo: um algoritmo chamado de minimização /1 preenche alguns dos pedaços que faltam.
  3. Formas: então o algoritmo consegue mudar as formas, procurando “adivinhar” as formas da imagem levando em consideração imagens anteriores e sua simplicidade.
  4. Formas menores: em seguida o algoritmo preenche as imagens. Por exemplo, se ele vê vários pixeis verdes, eles inserem um retângulo inteiro verde no lugar deles.
  5. Claridade: após esse processo as cores vão se criando e a claridade vai aparecendo. O resultado final é uma imagem muito parecida se não igual à original. [Wired]

9 comentários

  • tripé:

    fixe!

    link pró download…

  • Klaus:

    Para os céticos, isso nem é tão novo assim…já existem técnicas similares há muitos anos. É possível, por exemplo, recuperar filmes antigos, aqueles cheios de traços brancos e sujeiras e o resultado ficar impossível de distinguir do filme original.

  • julio:

    mauricio

    Não se desespere. Estou desenvolvendo um algoritmo que vai preencher as lacunas nos erros de português. Só vai levar uns 200 anos para ficar pronto…

  • mauricio:

    quantos erros de portugues neste texto…não da.

  • wilsonr:

    srs. por gentileza, não façam como a grobo que anuncia curas mirabolantes e tecnologias, idem, idem, e quando vc assiste vê que são estudos para daqui a 200 anos.
    qual o nome da tecnologia?
    onde encontrar etc. grato

  • Josue:

    legal é que se a tecnologia der certo, futuramente poderemos aumentar qualidade de video tbm, tipo aquele 3gp que vc gravou de um amigo imitando a lacraia……
    😛

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos:

    Isto é apenas um algorítimo? Já existe algum plug in, filtro ou programa que o utilize?

  • Felipe:

    Eu kero esse programa pra mim…onde baixo ele já com o crack? hehehe

  • Ze da Feira:

    Não dá tirar agua de pedra , sinto muito. essa “adivinhação” do algoritimo pode dar em qualquer coisa. nem mesmo.

Deixe seu comentário!