Publicado em 21.03.2010

Testosterona faz as mulheres ficarem mais ‘boazinhas’

Não pense coisas erradas: para muitos, a testosterona é associada com o comportamento masculino e agressivo – mas um estudo mostra que, para as mulheres, esse não é, necessariamente, o caso.

Mulheres que tomaram uma dose de testosterona faziam ofertas mais justas do que outras que haviam tomado um remédio placebo em um jogo em que deveriam barganhar um produto. Ou seja, elas ficavam mais tranqüilas e “legais” do que agressivas.

» Testosterona melhora libido da mulher

No entanto, as mulheres que achavam ter tomado testosterona (mesmo que houvessem ingerido o placebo) ficaram mais agressivas – mostrando que a noção que elas faziam da substância alterava mais seu comportamento do que as propriedades do hormônio. Então os cientistas acreditam que, em vez de promover a agressão, a testosterona faz com que as pessoas tentem manter seu status social.

A testosterona está presente em mulheres, em quantidades menores do que nos homens –na qual ela tem um papel importante no desenvolvimento de características masculinas. Estudos em animais mostraram que há um elo entre a testosterona e a agressividade, mas as pesquisas em humanos não deixaram isso claro.

» Mulheres queixudas traem mais

As descobertas podem ajudar muitas pessoas que tem medo de fazer um tratamento hormonal com testosterona por achar que ela os tornaria muito agressivas ou irresponsáveis. Mudando a “reputação” do hormônio, ele seria melhor aceito. [Live Science]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Por outro lado, vi um outro “estudo” em que comprovadamente os homens ao exercitarem e ampliarem seus niveis de testosterona se tornam mais “tacanhas”, “pão-duro”… Va-se entender estes “estudos” e “pesquisas”, quem sabe, encomendadas!

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fat_horse
Preconceito contra obesos pode ferir mais do que o orgulho

Quantas vezes aquele...

Fechar