5 formas de melhorar o funcionamento do seu corpo com alimentos

Publicado em 18.08.2011

Quando uma pessoa sente que algo no corpo não está funcionando bem por vários dias seguidos, a tendência é procurar logo remédios ou um médico. Há casos, no entanto, em que isso pode ser resolvido com simples mudanças na alimentação. O que você come pode influenciar diretamente nos mecanismos do seu corpo, em vários aspectos. Confira cinco problemas comuns no organismo, e suas respectivas soluções alimentares.

1 – Falta de energia

Quando acordar pela manhã exige um esforço hercúleo e muita vontade, significa que você está com pouca disposição. A saída para isso pode ser o aumento no consumo de ferro. No caso das mulheres, essa situação pode se agravar na menstruação, quando se perdem muitos minerais.

Esse problema pode ser resolvido com mais carne vermelha, peixe e frango no prato. O fígado também é recomendado, exceto em mulheres grávidas, devido à quantidade de vitamina A que pode prejudicar o feto. Se você for vegetariano, pode recorrer à soja, lentilha, espinafre e cereais. Nesse caso, o ferro não é tão facilmente absorvido quanto na carne. A dica, então, é adicionar vitamina C à dieta. Coma carne de soja tomando suco de laranja, e a absorção de ferro será semelhante à de um belo bife.

2 – Estresse

Se você está nervoso, a clássica opção que se recomenda é um suco de maracujá. A solução, no entanto, pode estar em retirar alimentos da dieta ao invés de incluir. O café é famoso por deixar a pessoa desperta e pouco relaxada, mas o excesso de carboidratos refinados também é vilão nesse sentido.

Carboidratos refinados, basicamente, são aqueles encontrados em alimentos industrializados, nos quais há alterações químicas nos nutrientes (geralmente, há falta de nutrientes essenciais). Corte a quantidade de pães, biscoitos e sucrilhos, por exemplo, e isso pode ser uma espécie de “calmante natural”.

O motivo pelo qual os carboidratos aceleram o metabolismo é a insulina, que é secretada intensamente pelo pâncreas quando há muito açúcar no sangue. A ansiedade e dificuldade de concentração são efeitos colaterais dessa aceleração.

3 – Falta de concentração

Se você sente seu cérebro falhar constantemente, tem “brancos” frequentes e esquece coisas importantes, a resposta pode estar em coisas que você anda comendo. Experimente aumentar a quantidade de gorduras ômega 3 e vitamina B12.

Ambos os nutrientes são geralmente elogiados por sua propriedade de auxiliar o cérebro. No caso das gorduras ômega-3, isso acontece porque eles estimulam as sinapses, que são as interações entre um neurônio e outro. A vitamina B12, por sua vez, mantém a concentração. A falta dela causa confusão, tonteiras e cansaço.

Tome nota, portanto, dos alimentos que suprem essas reservas. Para o ômega-3, coma principalmente peixes como cavala, truta, arenque, atum e salmão. Quanto à vitamina B12, escolha alimentos como cereais, fígado, frutos do mar, iogurte, queijo, ovos, presunto, além dos peixes ricos em ômega-3.

4 – Inchaço abdominal

Vegetais como feijão, repolho, couve-flor e brócolis, apesar dos vários benefícios, produzem muitos gases e aumentam a sensação de desconforto abdominal. Bebidas com gás, como refrigerantes, também causam esse efeito.

Para resolver esse problema, a dica é cortar, em parte, o consumo desses alimentos. Mas não os retire completamente da sua dieta, porque eles fornecem alguns nutrientes essenciais que dificilmente se encontram em outros grupos alimentares.

5 – Cãibras

Cãibras, quando ocorrem frequentemente, indicam falta de eletrólitos como potássio e magnésio. O potássio, mais famoso dos elementos que evitam cãibras, trabalha com o sódio para manter a qualidade das contrações musculares.

Geralmente, quando se pensa em fontes de potássio se imagina bananas. E aí vem a surpresa: essa fruta não é o maior reservatório do mineral: laranja e ameixa têm quase o dobro. O magnésio, por sua vez, é achado em nozes, espinafres e outras folhas verdes. Além destes minerais, o cálcio também é boa pedida para combater cãibras.[CNN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. Gostei dos conselhos pois seguindo-os posso melhorar a minha qualidade de vida na medida certa e adequada.

    Thumb up 0
  2. Muito útil as informasçoes dadas, pois podemos saber o que é melhor para nós conforme o síntoma observado.

    Thumb up 0
  3. A famosa vitamina B12 seria fácil de ser encontrada na Natureza se a nossa água potável não tivesse cloro que mata as bactérias fornecedoras da B12. Por isto só é encontrada atualmente nos produtos animais consumido pelo Homem e mesmo assim em pouca quantidade, haja visto que os antibióticos e outros produtos como hormônios, etc., destroem a própria vitamina ou suas produtoras. Ferro e outros minerais são obtidos em quantidades insuficientes nos produtos vegetais, a menos que se passe o dia inteiro se alimentando de frutas e vegetais, como os ruminantes e herbívoros. O Homem pré-histórico passava o dia inteiro se alimentando, quando havia disponibilidade e por isto era vegetariano.

    Thumb up 2
  4. gostei da matéria é bem util, devia postar algumas maneiras de evitar fica porre na balada. XD

    Thumb up 0
    • O que tomar para evitar o porre…..Juizo!!!

      Thumb up 3
  5. “Se você for vegetariano, pode recorrer à soja, lentilha, espinafre e cereais. Nesse caso, o ferro não é tão facilmente absorvido quanto na carne.”

    Como assim? Desde quando a absorção dos nutrientes da carne é mais fácil que de leguminosas, cereais e verduras? Visto que a carne passa por um processo MUITISSIMO mais lento de digestão (pois é indigesto) podendo levar muitas horas; além disso, seus nutrientes, boa parte deles ficam presos ou vestidos de gordura o que dificulta sua absorção.

    O rendimento de absorção dos alimentos de fontes vegetais, possuem uma taxa de rendimento e velocidade de absorção muito maior que o da carne.

    Quanto a falta de ferro, a maior recomendação é a ingestão de hortaliças, verduras e legumes escuros, que são os mais ricos em ferro. E suplemento caso haja carencia de ferro. Todavia, a indisposição de acordar pode ter vários fatores, como noite mal, pouco ou insuficientemente dormida, qualidade do sono, stress, horário, entre tantos outros. É preciso verificar a causa; e normalmente, a indisposição resultante da falta de ferro é algo bem mais raro. Algo que é comum é por falta de água, desidratação, pois se perde muita água quando dorme, e isto naturalmente dá sonolencia e desanimo; por isso o ideal é beber água logo que acorda, ou mesmo deixar do lado da cama, ao ingeri-la, esta pode revigorar e dar forças para levantar da cama naturalmente.

    Thumb up 4
  6. Fontes de ferro para vegetarianos seriam também o tomate e os frutos vermelhos como amoras.

    Thumb up 1
  7. Ótima matéria!

    Desconhecia as propriedades elevadas de potássio na laranja…

    Realmente, a saúde do corpo e mente depende muito da qualidade na alimentação!

    Thumb up 3
  8. “Corte a quantidade de pães, biscoitos e sucrilhos, por exemplo, e isso pode ser uma espécie de “calmante natural”.”

    Então… Sucrilhos é a marca de um produto. Estão fazendo propaganda?

    Thumb up 3
    • Se eles estivessem fazendo propaganda, estariam incentivando o consumo de sucrilhos, e não pedindo para cortá-los. Interpretação gramatical fail.

      Thumb up 8
  9. Davis, pode ter certeza que não! Se só o fato de nossos alimentos ( ex: trigo e arroz) serem submetidos ao processo industrial de refinagem já deturpa as caracteristicas originais dos nutrientes… Sempre a fonte original é melhor, isto é por definição! Agora, vale lembrar que não tem muito para onde correr, porque a cada dias os alimentos naturais já chegam em nossa mesa também contaminados…. E aí não sei relmente o que fazer…!
    Se puder assista este video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=mSs2TvwZ1Uc

    By!

    Thumb up 0
  10. Otimas dicas!!!

    Mas sempre fiquei em duvida se complexos vitaminicos (comprimidos) de B12 e Omega 3…..realmente tem bons efeitos assim como ingerir estes nutrientes atraves de alimentos?!?!?

    Alguem se prontifica?!?!?

    Alguem sabe qual é o melhor?!?! Pharmaton/Centrum?!?!?

    Thumb up 10
    • sou vegan e não tenho deficiências de B12 ou vitaminas. Não tomo suplementos vitamínicos ou minerais.
      Ervilhas são muito boa fonte de B12. Todos os outros alimentos têm B12 em quantidade muito pequenas visto que a B12 é sintetizada pelas bactérias existentes no solo, por isso aderem aos legumes.

      Para omega 3 existe a noz. Para cálcio, a mais rica fonte são sementes de sésamo.

      Thumb up 1
    • que eu saiba a maior fonte de Cálcio é a beringela.

      Quanto aos suplementos, a formula do Pharmaton eu considero bem melhor. Todavia, procure um nutricionista, faça um hemograma e veja se realmente há a necessidade. Ainda mais, que suplementos “são caros”.

      E é bom lembrar, que se seu corpo estiver o suficiente, estará jogando dinheiro fora, com os suplementos. Pois o organismo regula, controla a quantidade de nutrientes, se tiver em excesso este é eliminado. Se não for eliminado pode dar problemas do tipo vitaminose, disturbios, manchas na pele, olhos, erupções cutaneas, e mesmo formar calculos renais.

      Alias, cuidado com alguns tipos de suplementos (normalmente os voltado para fisiocuturistas), pois tais retem liquidos no organismo, e é formulado para os nutrientes (que são tomados em excesso) não sejam eliminados (como deveriam ser naturalmente pelo organismo). No médio e longo prazo eles são destrutivos, sobretudo se não praticar exercicios fisicos. Meu irmão já teve problemas cardiacos, quase infartou com 21 anos, por consumir tais, isso que malhava todos os dias.

      Se a desnutrição é ruim, a hyper também. Por isso. Cuidado, equilibrio. Busque um médico se estiver sentindo algum sintoma. E normalmente, apenas caprichar na alimentação e fazer exercicios resolvem.

      Thumb up 3
    • Eu uso polivitamínico e recomendo, particularmente senti diferença. Nos dias de hoje é impossível uma alimentação completa que supra todos os nutrientes, principalmente pra quem faz regime. Tem o Centrum, e tem o FDC 26.

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sensable-haptics_lg
Simulador de toque virtual pode ajudar cirurgiões a encontrarem tumores

Nova tecnologia perm...

Fechar