5 hábitos saudáveis para prevenir o diabetes

Publicado em 12.09.2011

Você mudaria um aspecto da sua vida – como adotar uma alimentação saudável ou se exercitar mais – se soubesse que isso iria reduzir sua probabilidade de desenvolver diabetes? Até quantas mudanças em seu estilo de vida você estaria disposto a enfrentar para minimizar as chances do desenvolvimento dessa doença?

Um novo estudo descobriu que existem cinco formas principais de reduzir as chances de desenvolver diabetes na meia idade. O estudo estima que, quanto mais objetivos saudáveis você cumpre, menor é o risco, mesmo que você tenha histórico de diabetes na família.

Médicos já sabem há muito tempo que hábitos como fumar, beber excessivamente e comer alimentos nada saudáveis aumentam a probabilidade do desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, incluindo a diabetes tipo 2.

Mas o novo estudo – o maior do tipo até agora – é um dos primeiros a explorar a forma como vários hábitos saudáveis podem se combinar na luta contra o diabetes.

A principal questão que o estudo levantou foi se há benefícios adicionais para cada melhoria no estilo de vida que uma pessoa faz. A resposta? Definitivamente sim, ao que parece. A forma como as melhorias se associam reduzem as chances de diabetes drasticamente.

Mais de 200 mil homens e mulheres foram submetidos ao estudo de longa duração. As pessoas que apresentaram menor probabilidade de receber um diagnóstico de diabetes compartilhavam cinco práticas saudáveis em suas vidas:

1 – Peso normal

Eles não estavam com sobrepeso, nem eram obesos. Todos mantinham um índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25.

2 – Não fumantes

Eles nunca tinham sido fumantes regulares, ou tinham deixado de fumar há pelo menos 10 anos.

3 – Fisicamente ativos

Eles praticam exercícios físicos por pelo menos 20 minutos, três ou mais vezes por semana.

4 – Dieta saudável

Eles consumiram uma dieta com muita fibra, pouca gordura trans, poucos carboidratos refinados ou açucarados e uma alta proporção de gorduras boas (poliinsaturadas).

5 – Pouca ou nenhuma bebida

Eles ingeriam álcool com moderação: até duas bebidas por dia para homens, e até uma para mulheres.

Cada uma dessas práticas adicionadas resulta em 31% e 39% menos chances de desenvolver o diabetes entre homens e mulheres, respectivamente. Pessoas que seguem todas as cinco práticas no cotidiano têm chances cerca de 80% menores de serem diagnosticadas com diabetes do que pessoas com estilos de vida menos saudáveis.

De todos os cinco fatores de estilo de vida, o excesso de peso é o mais fortemente ligado ao risco de diabetes. Entretanto, independentemente do peso, os outros quatro fatores ainda podem fazer a diferença no risco geral.

Todos sabem que nem sempre é fácil perder peso. Por isso, para quem está tendo essa dificuldade, uma boa pedida é praticar outras mudanças no estilo de vida.[CNN]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

    • Por enquanto… acho que é só uma questão de tempo até dominarem os telomeros e nos darem a vida eterna.

      Thumb up 1
  1. A única coisa que eu deixei de fazer dentro das cinco probalidades citadas, foi o exercício físico, cujo hábito relaxei depois dos 40. A bebida não exagero. Sou sempre cauteloso. Então fiquei surpreso com os últimos resultados dos exames que fiz, onde apresentei um quadro considerável de diabetes. Por que?

    Roberto Nogueira
    Aracaju/SE

    Thumb up 2
    • Diabetes pode ter vários componentes deflagadores.
      Emocional, genético, maus hábitos alimentares, sedentarismo, etc.
      Esses deflagadores eventualmente ser combinados e mesmo sem que todos sejam de grande relevância, podem fazer com que o pâncreas deixe de fazer completamente a função básica de produzir insulina.

      Thumb up 1
    • Prezado José Roberto.É dito que a diabetes tem como uma das principais causas e emoções como a ira, ansiedade.Isto em tratados de medicina ,digamos , não oficiais.Recentemente (anos) pesquisas cientificas afirmam substancia que deveria estar no cérebro aparece no pancreas (a medicina não oficial fala de “morbo” que se instala devido estas emoções negativas).Qual é a substancia (se proteina, ou outra) não sei como a ciencia chama, pois não pesquisei a noticia recentemente, só a li em divulgação cientifica.Procure seu médico, mas acredite não brincaria com algo tão sério, tente: chá com porções iguais de nogueira , eucalipto e abacate (folhas) parte iguais um copo tres vezes ao dia antes das refeições.Mais radical :fel de touro ou boi consegue-se em matadouros (vesicula biliar)se põe em capsulas vazias compradas na farmacia e se ingere (direto não dá pois é intragavel).Acho que não vão deixar passar este post , mas fiz minha parte.

      Thumb up 2
  2. Stephanie

    Parabéns por suas matérias!

    Além de você ser muito linda, escreve matérias muito interessantes!

    =)

    Thumb up 2
    • Fonte: CNN

      Thumb up 8

Envie um comentário

Leia o post anterior:
omega3-pills-100719-02
Óleo de peixe durante a gravidez aumenta a imunidade da criança

Quem disse que uma b...

Fechar