7 dicas para manter sua vida social ativa em um relacionamento à distância

Publicado em 20.11.2011

Tem um relacionamento à distância e não quer deixar os amigos de lado? Confira dicas para manter essas relações e sua vida social, mesmo com seu amor a milhares de quilômetros de distância:

Agende um horário para conversar

Pessoas que tem relacionamentos à distância sabem o quanto é importante se agendar para conversar com o parceiro com frequência, de preferência mais ou menos no mesmo horário para que o outro possa se programar. Ter um horário fixo para contato pode ser importante, principalmente se o casal estiver em fusos horários diferentes.

Mas quebrar o calendário pode ser bom para manter as amizades ativas também. Se você está com amigos, não bata papo com seu companheiro por telefone enquanto os outros te esperam sentados. Avise seu parceiro com antecedência quando você estará disponível. Assim, você poderá dar toda a atenção possível para ele, e poderá curtir seus amigos.

Descubra um horário para falar com seu amor que não exija sacrifícios de nenhuma das partes. Se você estiver perdendo compromissos sociais motivado pelo horário que você conversa com o seu ou com a sua namorada, sugira outro momento.

Conversas curtas e frequentes são melhores do que longas e ocasionais

Se comprometer a ligar para o parceiro todas as noites pode acabar gerando muita pressão e expectativa. Uma boa opção para os dois lados é entrar em contato se comunicando com frequencia, mas não por horas e horas seguidas.

Conversar através de emails ou telefonemas curtos ao longo do dia pode ser uma ótima maneira de ficar conectado sem sentir que você compromete seu parceiro com uma hora inteira todas as noites.

Use a tecnologia

Vai passar um longo período fora da sua cidade para visitar seu amor? Mesmo assim não dá para deixar os amigos e a família de lado. Abuse das tecnologias: Twitter, Facebook, email e afins podem não ser exatamente substitutos para um encontro com um velho amigo, mas podem te ajudar a preencher as lacunas até que você se encontre novamente com ele.

Não subestime as velhas tecnologias, como cartas e postais. Elas são divertidas de mandar e ainda mais de receber. Seus amigos certamente vão ficar muito felizes com essa demonstração de afeto.

Passe uma noite com seus amigos

Viajar muito para ver seu parceiro pode ser cansativo, além de te deixar com pouca energia. Que tal recuperá-la saindo com seus amigos? Não precisa ser uma longa balada. Faça alguma atividade relaxante, como ir ao cinema. Assim, você recupera suas forças e fortalece as amizades. Outras atividades divertidas podem ser jogos de tabuleiro, um passeio no parque ou até mesmo uma aula de ioga, por que não? O que a sua imaginação e de seus colegas permitir.

Faça seu parceiro se sentir parte da sua vida social

Um grande inimigo de relacionamentos à distância é o ciúme. Se seu parceiro está longe, ele pode se sentir ressentido sabendo que você está tendo tantos bons momentos com outras pessoas. Ou você mesmo pode se sentir culpado(a) por estar se divertindo sem ele, o que não é nada bom.

Obviamente, se o seu parceiro está tentando te controlar ou te manter longe de seus amigos, isso é um sério problema. O fato é que a vida social em relacionamentos à distância pode suscitar alguns sentimentos desconfortáveis em ambos os lados.

Uma solução para isso é fazer seu parceiro se sentir parte da sua vida. Se você fez um novo amigo, diga algo legal sobre ele. Comente sobre um novo bar que você visitou ou de uma peça de teatro interessante que você viu. Tire quantas fotos você puder.

Esse tipo de coisa é bastante intuitivo para casais que moram longe, mas vale à pena reiterar: mesmo que seu parceiro não esteja com você todos os dias, envolva-o contando o que acontece no seu dia. Assim você se diverte e não se sente mal por isso.

Cuide de você mesmo

Uma relação de longa distância pode ser desgastante fisicamente (entre tantos aviões e ônibus) e emocionalmente. Diante disso, é uma boa ideia verificar se você está cuidando bem do seu corpo e da sua mente. Faça exercícios regularmente e coma frutas e vegetais em abundância para manter sua forma e saúde enquanto você vive entre uma cidade e outra.

Recarregue também seu espírito. Pense sobre sua vida, objetivos, sonhos e planos. É fácil pensar apenas em planos na cidade do seu parceiro, mas é importante pensar no presente e no futuro no local em que você está, independentemente do seu relacionamento. Continue sua vida, mesmo que seu companheiro não esteja sempre ao seu lado.

Não sinta que tudo tem que ser perfeito

Ser um super namorado, amigo, divertido, amoroso, sair com os amigos, mas ter tempo para telefonemas e emails… Nem todo mundo consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo. O casal deve entender quando um dos dois estiver cansado e precisando desacelerar o ritmo. Além disso, viajar para ver o parceiro o tempo todo pode ser muito cansativo.

Há momentos em um relacionamento de longa distância em que você não está tão sociável como o normal. Afinal, todos também precisam trabalhar e dormir. Talvez seja necessário limpar o seu calendário social de vez em quando só para recarregar as baterias e ficar sozinho, e isso não é algo para se envergonhar. Seus amigos vão entender – especialmente se você deixá-los saber o quanto você aproveita o tempo que passa com eles. [Jezebel]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Agente namora, namora, enrola, enrola…mas quando a coisa é seria vale a pena seguir essas dicas.
    Por enquanto só curtição.

    Thumb up 1
  2. Eu tenho um namoro a distancia, não é muita porque posso vê-la todo fds MAS, tudo ai é verdade, cometi alguns erros e o namoro era um inferno, mas depois comecei a fazer essas coisas ai, e tudo se acertou. Ótima matéria.

    Thumb up 5
    • É, Gui, tudo aí é verdade mesmo. Vivo nessa situação de um relacionamento à distância (e bota distância nisso… não dá pra ver todo fds, como no seu caso); apesar de ser recente eu já havia pensado sobre esse tipo de coisa…mas as dicas da matéria são mesmo muito boas.

      Thumb up 6
  3. Otima materia, veio no momento certo pois estou passando por isso neste momento,é bem complicado quanto aos ciumes,ainda mais porque ela é meio pocessiva,mas tudo bem,espero que se resolva tudo até o ano novo,pois ela me disse que ano que vem já vai estar morando aki na minha cidade(e de preferencia comigo).

    Thumb up 5
    • É te entendo bem, é complicado parere quue os sentimentos duplicam com a distância, mas tomara que dê tudo certo e vcs possam mora juntos \o\

      Thumb up 3
  4. Como em muitas outras matérias deste site, que tem sempre importância para a gente, eu gostei. É bem interessante para quem está ou, quem sabe, estará nesta situação.

    abraço.

    Thumb up 11

Envie um comentário