O universo em um clique

7 recordes muitos bizarros

Convenhamos que grande parte dos registros que aparecem no Guinness, o Livro dos Recordes, são bizarros. Porém, no mar de aberrações, existem algumas que conseguem se destacar. Desde a criança mais peluda do mundo até a maior labareda produzida por um engolidor de fogo, prepare-se para se surpreender!

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 12.06.2011 as 20:00

Share
1 – O maior número de recordes atuais de um indivíduo

Começamos com o mestre da arte de quebrar recordes. Ashrita Furman é o maior detentor de recordes do Livro Guinness, com 121 títulos em seu currículo. Seus feitos incluem fazer malabarismo embaixo d’água enquanto estava cercado por tubarões em um aquário na Malásia e saltar em uma bola pula-pula na Grande Muralha da China.

A primeira marca de Furman, de 56 anos, foi estabelecida em 1979 pelo maior número de saltos realizados pulando corda: 27 mil. Depois disso, ele já quebrou outros 342 recordes mundiais, muitos dos quais já foram superados. Ele ganhou seu título mais recente no dia 13 de maio pela “maior quantidade de limões colhidos com os olhos vendados em um minuto por uma equipe de dois”.

Furman, apelidado de “Sr. Versatilidade” pela sua capacidade de estabelecer novos recordes em uma ampla gama de categorias, bateu recordes em todos os sete continentes do planeta. Esses incluem bombolear em Ayers Rock, na Austrália, ficar em pé sobre uma bola em Stonehenge, na Inglaterra, e caminhar equilibrando um taco de sinuca perto das pirâmides do Egito.

2 – O ronronar mais barulhento de um gato doméstico

Se você adora o ronronar de um gato, Smokey é o bichano perfeito para você. Seu som pode chegar a 67,7 decibéis – aproximadamente tão alto quanto um barbeador elétrico. Com essa marca, Smokey é o orgulhoso detentor do recorde mundial do Guinness para o mais alto ronronar de um gato doméstico.

O gato malhado cinza ganhou reconhecimento quando sua dona, Ruth Adams, de Northampton, no Reino Unido, decidiu organizar um concurso local para encontrar o gato com o ronronar mais poderoso da região. Obviamente, seu gato ganhou. Estudantes de um colégio registraram o ronronar do animal e o submeteram ao julgamento do Guinness.

Os gatos domésticos normalmente ronronam em uma faixa que vai de cerca de 22 a 30 decibeis. Mas são as baleias azuis que possuem o título de mais alto som entre os animais: as músicas que elas cantam atingem incríveis 188 decibéis: mais que o dobro de um cortador de grama.

3 – A criança mais peluda do mundo

Supatra “Nat” Sasupha, 11 anos, nasceu com hipertricose, uma condição genética rara que causa a pilosidade excessiva e é também popularmente conhecida como “síndrome do lobisomem”. Juízes do Guinness avaliaram o pelo do corpo de Sasuphan utilizando o método Ferriman Gallwey, que consiste em medir a quantidade de pelo encontrada em nove diferentes partes do corpo – o lábio superior, queixo, peito, costas, abdômen, braço, antebraço, coxa e panturrilha. Depois da avaliação, os juízes coroaram a garota com o título de criança mais peluda do mundo.

Engana-se, porém, quem pensa que Sasuphan se incomoda ou se sente mal com toda essa agitação. Muito pelo contrário. “Ser cabeluda me tornou especial”, comemora Sasuphan. “Este é o dia mais feliz da minha vida!”, disse, no momento da “coroação”.

4 – A maior labareda produzida por engolidor de fogo

Haja fôlego! O engolidor de fogo profissional Antonio Restivo detém o recorde de maior labareda já produzida por um humano: a chama atingiu incríveis 8 metros de altura. Atualmente, ele é a atração principal do show “Torneio dos Reis”, no hotel Excalibur, em Las Vegas, EUA.

No dia 11 de janeiro deste ano, o artista convidou um juiz do Guinness para testemunhar as suas gigantescas labaredas. Para medir as chamas, um papel com marcação de metragem foi grudado na parede do local, chegando até o teto. Depois de duas tentativas, o engolidor de fogo soltou uma bola que tocou o limite máximo de 8 metros, quebrando o recorde anterior de 7,20 metros.

5 – O mais rápido digitador em um teclado de smartphone

A Copa do Mundo LG Mobile, sediada em Nova York, no dia 26 de janeiro, reuniu representantes dos quatro cantos do globo para competir pelo título do Guinness de mais rápida digitação em um smartphone. O vencedor foi o australiano Cheong Kit Au, que digitou a frase-padrão escolhida, de 264 caracteres, em 1 minuto e 17 segundos. Os caracteres tinham sido especialmente selecionados pelos organizadores do livro e tiveram de ser digitados em um teclado “qwerty” (sequência da primeira fileira de letras) de smartphone.

6 – A planta mais venenosa

O título vai para uma planta que não faz muito juz a seu nome… A nossa famosa mamona é também conhecida como a “palma de Cristo” em alguns lugares do mundo por seu óleo ter a capacidade de curar feridas. No entanto, a planta também tem o poder de matar: apenas um miligrama do veneno da planta pode tirar a vida um adulto.

Durante séculos, os chineses usaram óleo de mamona como um remédio para tratar lesões. A planta, como sabemos, também é usada para produzir biodiesel no Brasil. O óleo de mamona pode ser encontrado também no chocolate, quando utilizado como substituto da manteiga de cacau, bem como na fabricação de sabão, laxantes, tintas e plásticos.

É na sementes da planta, no entanto, que mora o perigo. Lá, encontra-se a ricina, uma toxina extremamente venenosa. A ricina está também presente em baixas concentrações nas suas folhas brilhantes, que são na maioria das vezes verde-escuro ou bordô.

7 – A pele do rosto mais elástica do mundo

Se você acha engraçado conseguir puxar um pouco da sua pele do cotovelo, fique sabendo que Garry Turner pode esticar a pele do seu abdômen até incríveis 15 centímetros, o que lhe rende o título acima. Sua pele é tão elástica que ele é capaz de puxar a cútis do pescoço completamente para cima do seu maxilar inferior.

Esse dom notável de Turner é devido a uma rara condição médica chamada Síndrome de Elhers-Danlos, uma doença do tecido conjuntivo que afeta a pele, ligamentos e órgãos internos. Em pessoas com Elhers-Danlos, o colágeno, que fortalece a pele e determina a sua elasticidade, se torna deficiente, resultando em um afrouxamento da pele e hipermobilidade das articulações. [LifesLittleMysteries]

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

20 comentários

  1. bella /

    tem coisa nojenta, hae!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. claudemir da silva /

    tem mais titulos bizarros do q esses ai esses eu mesmo já conhecia atraves do meus livros do guinness

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  3. Santos Barbosa /

    NUNCA TINHA VISTO ALGUÉM TÃO PELUDO “PELUDA” COMO A Sasupha.
    MUITO OBRIGADO POR ESSAS GRANDES DESCOBERTAS, POIS ELA É MESMO UMA COISA MUITO RARA.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  4. eddy /

    gosto muito de gatos mas esse ai e muito barulhenro.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. eddy /

    galera o oléo de mamona também e exelente pra dor de cabeça.basta molhar um pouco de algodão no oléo queimar e inalar a fumaça.que a dor de cabeça passa em dois minutos.experiencia propria da minha familia..

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Lucas /

    O Recorde numero 3 (da crianca peluda) ela não é humana, é um Chewbacca perdido na Terra ‘-’ .

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  7. Ezio José /

    Essa criança mais peluda do mundo deve ser filha do Tony Ramos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  8. Vincent /

    A folha da mamona parece com a da maconha.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Ezio José /

      A folha da maconha aproxima em aparência com a folha da mandioca, porém, fica longe de assemelhar com folha de mamona. Bem diferente.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  9. Jadson /

    Pois não Getulio: “Eu NUNCA VI o fruto de mamona VERMELHA. Se existe me CORRIJAM, passem os livros para eu ler sobre o fruto e a planta AVERMELHADA.”

    Sobre a mamona vermelha (Ricinus sanguineus), apenas se trata de uma outra espécie do gênero Ricinus que é geralmente empregada para a produção de biodiesel e é também mais tóxica que a mamona verde,(Ricinus communis) mais conhecida, e por isso não se recomenda o seu uso para fins medicinais.
    Infelizmente não conheço materiais didáticos sobre essa variedade.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  10. Marcelo /

    Achava que a Ricina estivesse na polpa e não na semente da mamona. O óleo de ricino vem da semente, o veneno vem da polpa.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  11. ALX /

    MAMONAS ASSASSINAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  12. E eu que achava que meu gato fazia muito barulho ao dormir…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  13. Lucyano Valdez /

    E já vi gente dar remédio de semente de mamona em crianças, e aquilo é um veneno… Só Jesus….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Ezio José /

      Como só Jesus? Só Ele podia comê-las como remédio? Jesus que tu disses é o Mestre Bíblico ou um migo chamado Jesus que quiseste fazer referências?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. CristianoR /

    A mamona ganhou!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  15. Cade a foto do Ashrita Furman?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  16. Yuri /

    Em “7 recordes muitos bizarros” não há S em ‘muito’, que é invariável em gênero,número e grau.
    Está faltando a foto de Ashrita Furman, do item 1. A foto que aparece lá é a do item 7.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 25

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.