8 maneiras de ajudar animais selvagens no dia a dia

Por , em 4.05.2015

Embora não seja tão alardeado pela imprensa, há muito o que nós podemos fazer no nosso dia a dia para proteger os inúmeros animais selvagens que compartilham o planeta conosco. A WCS (Wildlife Conservation Society) – uma organização de conservação que também dirige o zoológico do Bronx e o Aquário de Nova York, entre outras instalações – disponibilizou algumas dicas sobre como nós podemos ajudar todos os dias do ano. Confira:

8. Apoie o fim do comércio com base em caça ilegal

Apoie a proibição de marfim. Você pode salvar um elefante africano ao apoiar as proibições nacionais e estaduais de marfim em todo o planeta. O mercado de marfim legal fornece uma fachada para o comércio ilegal, permitindo a caça ilegal e o tráfico, de modo que proibir todas as vendas é a melhor maneira de proteger os elefantes. Para mais informações, clique aqui.

7. Férias responsáveis

Seja um turista responsável. Visite lugares que protejam a vida selvagem, como parques nacionais. Se viajar para fora do país, se informe sobre como o lugar que você vai visitar está trabalhando para proteger seus animais e lugares selvagens.

6. Faça compras inteligentes

Não compre vida selvagem ilegal. Enquanto você estiver de férias, não seja tentado por souvenirs baratos (ou caros), que podem ser feitos a partir da vida selvagem protegida. Você não só vai prejudicar uma espécie, como pode ganhar uma bela multa. Visite o site da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção para mais informações (em inglês, francês e espanhol).

5. Segurança animal

Previna colisões com pássaros. Onde quer que haja uma janela de vidro, há a ameaça de que um pássaro se choque com ela e morra. De acordo com a Associação Americana de Conservação de Pássaros, entre 300 milhões e 1 bilhão de pássaros morrem a cada ano a partir de colisões. Há coisas simples que você pode fazer nas janelas para torná-las mais favoráveis ​​aos pássaros, como desenhar padrões com fita adesiva ou colocar redes em volta, a uma distância segura, para que o pássaro não bata no vidro depois de acertar a rede.

4. Segurança doméstica

Mantenha seu gato para dentro. Gatos domésticos matam até 3,7 bilhões de aves por ano apenas nos Estados Unidos. A resposta para isso é simples: vamos manter os felinos dentro de casa.

3. Segurança química

Não use micropérolas! Usadas em sabonetes e cosméticos, essas microesferas plásticas fazem mais do que esfoliar: elas acabam passando por estações de tratamento de esgoto, e chegam nos cursos de água onde podem matar peixes e outras espécies marinhas.

2. Reduza, reutilize, recicle

Reduza o uso de plástico, salve uma baleia. Um relatório recente publicado pelo Programa Ambiental da ONU (UNEP) diz que resíduos de plástico provocam 13 bilhões de dólares em danos a cada ano para a vida marinha. Isso inclui tudo, desde baleias que ficam presas em redes de pesca descartadas até tartarugas marinhas ameaçadas de extinção asfixiadas em sacos de plástico. Ao reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ​​em tudo que consumimos, nós reduzimos o fluxo de resíduos – e o risco de que esses itens acabem no ambiente marinho.

1. Fontes alimentares sustentáveis