9 incríveis esculturas feitas de troncos únicos

Fazer uma escultura não é nunca uma tarefa fácil, quem dirá uma de madeira esculpida a partir de um único tronco de árvore. Confira nove dessas incríveis artes:

9. A maior escultura de madeira do mundo


Essa impressionante escultura de 12,2 metros, feita pelo artista chinês Zheng Chunhui, é uma obra-prima moderna que entrou no Guinness Book of World Records como a mais longa escultura de madeira contínua do mundo.

Entre seu tamanho e seu detalhamento intrincado, não é nenhuma surpresa que Chunhui levou quatro anos para terminá-la. A obra apresenta edifícios, árvores, montanhas, rios, barcos, pontes, nuvens e até mesmo 550 pessoas esculpidas à mão.

8. Escada em espiral feita a partir de uma única árvore


O Castelo de Lednice e seu extenso jardim estão entre as áreas mais bonitas da República Tcheca.

O seu interior não perde para o exterior deslumbrante, no entanto, com tetos originais, mobiliário de madeira histórica e uma impressionante escada em espiral feita sem usar um único prego. Ela liga a biblioteca a um quarto imponente.

7. A maior estátua de Buda de madeira do mundo


O Templo Lama, em Pequim, abriga a maior estátua de Buda esculpida a partir de um único tronco de árvore no mundo. A estátua de Maitreya, de 18 metros de altura, fica no salão principal e foi criada à mão durante o reinado do imperador Qianlong, da dinastia Qing.

A Revolução Cultural da década de 1960 causou danos tremendos a milhares de tesouros arquitetônicos e culturais da China. Milagrosamente, essa estátua e o templo que habita sobreviveram ao fenômeno.

6. Totens do Museu Real de Ontário


Quatro totens gigantes dos povos indígenas Nisga’a e Haida estão expostos no Museu Real de Ontário (Royal Ontario Museum, no Canadá). Esculpidos a partir de cedro vermelho, cada uma das cristas conta uma história familiar desses povos, descrevendo e comemorando suas origens, realizações e experiências.

C. M. Barbeau adquiriu os totens das tribos de British Columbia, doando ao museu no começo da década de 1920. Devido ao seu grande tamanho, as esculturas só puderem ser colocadas em exposição em 1933, após uma expansão do edifício. A maior delas tem 24,5 metros e é o exemplo mais alto conhecido de um mastro do século 19.

5. Possivelmente a maior escultura de madeira do mundo


O escultor Dengding Rui Yao criou este incrível leão de madeira usando um único tronco de árvore. O artista liderou uma equipe de 20 assistentes durante três anos para completar a obra, feita em Mianmar e transportada para sua casa permanente no Fortune Plaza Times Square, uma praça na cidade de Wuhan, na China.

O leão supostamente mede 14,5 metros de comprimento, 5 metros de altura e 4 metros de largura. Se estas medições forem verdadeiras, ela seria a mais longa escultura de madeira no mundo, título oficialmente dado a arte número 9 em nossa lista pelo Guiness.

4. 511 alicates interligados esculpidos a partir do mesmo tronco


Ernest “Mooney” Warther era apenas um menino quando conheceu um misterioso homem que lhe ensinou como esculpir um par de alicates a partir de um único pedaço de madeira, usando apenas dez cortes. Independente da veracidade dessa história, contada pelo americano, Warther rapidamente se tornou um dos mais prolíficos escultores de madeira da América.

Sua obra mais significativa, antes de ele mudar seu foco quase exclusivamente para locomotivas, é uma árvore criada a partir de 511 alicates interligados usando a mesma técnica que ele aprendeu quando criança. A peça exigiu cerca de 31.000 cortes e cada ramo pode se articular completamente como alicates funcionais até a base do tronco.

O vídeo abaixo é uma demonstração da técnica sofisticada, pelo filho de Warther, David:

3. Deus da Guerra, a maior estátua de madeira do Japão


O Santuário Kumano é o lar da maior estátua de madeira de Bishamonten, o Deus da Guerra, no Japão.

A obra foi considerada culturalmente importante na década de 1970. Com mais de 10.000 anos de idade, foi esculpida a partir de um único cipreste.

2. “Chopstick”, balanços e tenda de venda de ingressos


A empresa sueca Visiondivision criou uma obra que abriga assentos, balanços e uma cabine de venda de ingressos para o Indianapolis Museum of Art. Tudo foi esculpido a partir de uma única árvore de 30,5 metros.

O “Chopstick” foi projetado para o Virginia B. Fairbanks Art and Nature Park, em Indiana, nos EUA. Pedaços de madeira foram cortados do tronco para criar a estrutura do estande e os balanços, e até mesmo flores encontradas na árvore foram usadas como ornamentos.

1. A Grande Canoa

Com 19,2 metros de comprimento, a Grande Canoa (The Great Canoe) é um dos artefatos mais famosos do Museu de História Natural em Nova York, nos EUA.

A canoa navegável foi esculpida na década de 1870 a partir do tronco de uma árvore de cedro e apresenta elementos de design de diferentes povos nativos americanos da Costa Noroeste, nomeadamente Haida e Heiltsuk.

As orcas representadas em ambos os lados da proa foram pintadas provavelmente por Charles Edenshaw (1839-1924), um dos artistas do povo Haida mais influentes de seu tempo. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 4,89 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta