O universo é um computador quântico?

Por , em 22.03.2010

Do que o universo é feito? Matéria? Matéria escura? Energia? Vibrações? De acordo com um físico chamado Vlatko Vedral, nosso universo é feito de informação.

Parece até conversa de palestrantes que ganham a vida ensinando pessoas a se expressarem bem – mas a teoria de Vlatko é bem diferente. Segundo o físico, se quebrarmos o universo em pedaços cada vez menores o que sobraria no final são bits.

Sim, esses bits de informação que você carrega em seu computador mesmo. Um bit é o menor pedaço de informação – ele representa a distinção entre duas possibilidades (sim ou não, verdadeiro ou falso, zero ou um, e por aí vai). A palavra bit, em inglês, se refere à unidade física de armazenamento de informação de seu computador – um bit é registrado por um imã minúsculo em um dos pólos de seu drive de memória.

Nessa escala minúscula, o universo seria controlado pelas malucas leis da física quântica. Computadores que conseguem ler qbits, ou seja, bits quânticos, minúsculos, conseguem entender as informações usando leis quânticas. Ou seja, enquanto um bit pode dizer sim ou não, um qbit pode dizer sim e não, ao mesmo tempo. Por isso computadores quânticos conseguem resolver problemas que computadores normais não entendem.

Em seu livro, Vlatko argumenta que deveríamos encarar o universo como um enorme computador quântico. Pode parecer algo do além, mas ele tem bases científicas para dizer isso. A física mostra que não só elétrons podem armazenar bits de informação como eles sempre fazem isso. Então os cientistas agora se concentram em tentar descobrir como o universo traduz essa informação gravada em uma escala tão pequena.

Fonte: New Scientist

44 comentários

  • aguiarubra:

    P.:”…deveríamos encarar o universo como um enorme computador quântico. Pode parecer algo do além, mas ele tem bases científicas para dizer isso…”

    Comentário: a Ciência já encarou o Universo como um enorme relógio! Parece que a Ciência e os cientistas são a mesma coisa, né?

  • Ana Suzuki:

    Devo ser doida de pedra, pois desde que existe o PC passei a imaginar Deus como um computador – imaterial. Cheguei a mencionar isso num dos livros de ficção que publiquei. Só que para mim não era ficção…

    • aguiarubra:

      Nem era ficção para Isaac Asimov!!!

  • Mery Farias:

    Sensacional. Adorei a matéria!

  • Bruno Oliveira:

    Gostei muito da matéria, esse site é incrível.

  • Jorginho:

    Esses caras estão cada dia mais doídos!
    Mamãe disse: ” largue mãos desses games meu filho!”
    – Não se preocupe, mamãe. Qd eu crescer vou ser cientista!
    Pior ainda que eles arrumam seguidores!
    Também, pq não?
    Se Inri cristo e Toninho do diabo tem… Pq eles não poderiam?
    Doído é doído mesmo!!!

  • nino:

    É! Um cientista que descobril o segredo!!, é o Computador de Deus que vivemos dentro dele!, as Galaxias e estrelas que vemos são o papel de parede!, e nois habitamos numa delas!, AP.” Eis que os céus se enrolaram como um livro”, vai ser a hora de sair de dentro do computador!, das condições fisicas programadas por Deus!, para habitar numa nova terra prometida!,em condições fisicas diferentes dessas!, acostumem-se e abram vossas mentes!,pense alto como esse cientista porque não estamos sós no universo abandonado!, foi tudo programado e planejado por Deus nosso Pai é tudo Lindo, e imagine o que Ele pode fazer!!! é muito legal nosso Deus!!!

    • Giselle Hannah:

      6 pessoas gostaram desse comentário. Isso é mais impressionante que a própria Física Quantica.

  • Gabriel:

    Será que Vivo numGrande The Sims???

  • felicio:

    voce ve o que quer ver e acredita porque voce aceita agreditar agora tem que provar essa teoria não adianta falar e não conceguir provar que fuciona seres humanos cocientes querendo compriender o universo eu resumo nosso universo em 3D porque nunca vamos conceguir ver acima de 3d porque somos de 3d voce eu nem o biladem pode afirmar que compred o universo

  • Hélio:

    Estava pensando e terminei escrevendo algumas maluquices, e essa teoria é menos maluca que ter a certeza de que tudo que vivemos é uma mentira impostas por nossos olhos e sentidos. O que vemos não é realmente verdade, já que os nossos sentidos são limitados, veja lá o que está encoberto no universo. Nem mesmo o tempo que tanto nos apegamos existe, simplesmente por estarmos tomando a referência errada, e assim seremos sempre condenados a vivermos na ignorância, por não termos capacidades técnicas, nem percepção real da realidade.

  • Dante:

    A fisica quantica esta em um estado paralelo da fisica convencional que conhecemos.
    A fisica como conhecemos hoje explora e explica a materia e a fisica quantica explora e explica o imaterial, o eterio. Esses dois aspectos se justificam quando pensamos na dualidade que existe no universo.
    Ex.: homem x mulher, quente x frio, sim x nao , noite x dia, corpo x alma, materia x anti-materia, e assim sucessivamente se analisarmos bem. Portanto o computador quantico e possivel e viavel para os futuros cientistas da computacao, da matematica , da fisica convencional e da fisica quantica. Mais para isso temos que avancar muito nas pesquisas da materia e principalmente do imaterial(ou anti-materia). O estudo anti-material e que vai abrir caminhos para o criacao do computador quantico.
    Um abrco a todos.

  • paulinho stehling:

    O computador quântico é genial por que se diz sim e não silmultâneamente gera-se o conceito talvez, que por muito tempo não foi aceito pela ciência ortodoxa.

  • Guilherme Piassa Ferreira:

    Acredito que isso não seria possível… pois se analisarmos bem um computador quântico trabalha encima de um compilador, que nada mais eh q uma maquina de fazer perguntas e organizar respostas…
    Se o universo fosse esquematizado em binario oque seria nosso compilador, pois nao se faz pergunta de apenas sim ou nao, e mesmo que hipotéticamente achemos oque viria a ser o nosso compilador do que seria feito o compilador do compilador, porque se absolutamente todo o universo é feito de binario o compilador tabem seria…
    Isso nos leva a um paradoxo interminavel e sem logica….

    “Um homem ao ir pro ceu teve uma conversa com deus. Ele perguntou: – Deus você é onipotente certo? -Deus disse: -Certo…
    -Entao você seria capaz de criar uma pedra tao grande que nem mesmo o senhor seria capaz de carregala? -Sim… – Mas entao o senhor nao é onipotente, pois se nao podes carregares a pedra… -Posso sim…- mas entao se o senhor pode carregala entao tao pode criar uma pedra tao grande…. -Deus disse: -São pedro mande-o para o inferno.”
    (paradoxo universal)

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Muito interessante o texto, apesar que se fala muito na informação que é transmitida de buracos negros entre outros fenômenos que acontecem por ai… sobre ser um computador, é algo interessante de pensar, mas acho um exagero a viagem pelo Matrix.

  • edj:

    Pode ser, pode não ser, não podemos esquecer que as loucuras do passado, hoje estão sendo provadas.

  • a resposta:

    o que eu vi aqui um monte de besteira de pessoas desentendidos, completamente sem endereço que não sabem nem o rumo de casa
    falando de fisica quantica. Quanticas vezes eu vou ter que falar, sobre este assunto, explico, explico e ninguem consegue aprender nada, já estou ficando inpaciente. voce sabe esplicar, porque bode caga redondo, se voce não entende nem de merda vai querer entender de fisica quantica.(Todos estamos ligados ao todo, até o casal Nardoni faz parte de sua vida, aquele mendigo que voce passa por ele todo dia tambem, aquele sujeito chato tambem. minguem consegue separa o ser da realidade de sua existencia), quem destroi a vida dos outros esta destruindo sua propria vida

  • Wanderson:

    E novamente senhoras e senhores,a mais nova melhor teoria de todos os tempos da última semana!

  • Cláudia de Lima Bandeira:

    Deixar minha opinião??? Fala sério!! Não entendo muito de Universo, o máximo que consigo é ver o céu estrelado à noite e contemplar sua imensidão. Entendo um pouco mais de poesia e se o Universo é informação, lá também deve ter um pouco de poesia.
    Fui!!!!

  • Ze da Feira:

    Um monte de bits não gera informação nenhuma. Não se Explode um Ferro velho e cai uma máquina funcionando. não é assim. Tem algo mais.

  • Everton:

    isso aqui virou uma materia digna de fãs Geeks do Star trek huahuahuauhauhuaa….

  • Stuv:

    Bem interessante. Cada coisa que esses físicos conseguem pensar e desenvolver para se mostrar uma teoria plausível. E é aquela história: “A teoria dele pode ser verdadeira até que alguém prove o contrário.”

    Mas eu ainda acho que: “He is the chosen one”.
    Daqui a pouco vai aparecer um cara de terno e óculos escuros falando para ele em coletivas: “Mr. Vedral”. he he

  • Reginaldo Ferrão:

    Estou aqui de volta para das mais algumas palavrinhas sobre o que comentei antes

    (Modestamente o primeiro comentário foi o meu).

    Eu saio de uma espécie de matrix todos os dias quando acordo.
    Constumo chamar essa matrix de sonho.
    Mas talvez uma realidade maior ainda exista e quando a gente acordar pra ela, essa realidade passará a ser um sonho também.

    Nossa, poetizei agora bunito!!!!

  • Michel Santos:

    Muito interessante, mais uma possibilidade para decodificar o mistério do do universo, basta agora demonstrar toda essa teoria em fatos..

  • Alessandro:

    ate hoje eu nao entendo bem desses computador quanticos, ele da 2 definições para um mesmo resutado tipo 1+1= 2 ou 1+1= 2×1 seria isso?

    • Giselle Hannah:

      kkkkkkkkkkk
      é doido, mas faz sentido

  • Lequinho:

    Brincadeira A.D.O … Vida longa pra ti tb..

  • Lequinho:

    Brincadeira A.D.O … Vida longa pra ti tb meu irmão..

  • Lequinho:

    Concordo com o comentário do A.D.O pessoal, se não tem o q falar é melhor ficar quieto.. Apesar que ele não conseguiu ficar quieto..
    Então vamos todos falar besteira.. E o importante é que esse universo não é o único, podemos futuramente falar besteiras em outros universos..
    Chico Lobo, Artur e Spock… Vida longa e próspera e viva aos universos paralelos..
    E vamos respeitar pessoal, o A.D.O estar anos luz a nossa frente.. ou será anus luz??

  • Pedro Ateu:

    Em verdade, em verdade vos digo, somos condicionados a ver as coisas da forma que vemos. e temos um anti vírus, que trabalha contra novas ideias. vivemos dentro de aquários, e julgamos que aquilo é tudo. Se não abandonarmos todas as ideias que nos foram impostas, como verdade, jamais veremos algo alem.
    A fé naquilo que acreditamos nos impede de ver novos horizontes.
    e tenho dito.

    Agora se o universo é bit, minha Skol não o é e tenho dito.

  • Rodrigo:

    Essa teoria é minha. ¬¬ há mt tempo eu já sabia disso ¬¬

  • daniel:

    Esse tema é cheio de imaginação…mas tudo é possível!!! Mas vai demorar…40 anos de homem na lua! Pra entrar na matrix ainda mais uns 100 anos!!!

  • Artur:

    Chico Lobo e seu comentário Chico Bobo…

  • Chico Lobo:

    O que há em comum entre a Física Quantica e a Pedofilia?

    É que ambos são o “crime” da moda.

    Nunca se ouviu falar tanto em quântica e pedofiia como nos últimos tempos.

    Tem gente que não sabe nem os princípios da física e está dando palestra sobre quantica, assim como um senhor de 40 anos andar com uma garota de 20 é taxado ultimamente de pedófilo.

    Crimes da moda.

  • Spock:

    A.D.O. relaxa cara… se diverte ué…. pois se vc for percerber vc tbm não falou quase nada além do que já sabemos….

    😛

    Vida longa e prospera!!!!

  • A.D.O.:

    QUANTO COMENTÁRIO SEM SENTIDO, SE NINGUÉM TEM NADA PRA FALAR QUE REALMENTE ACRESCENTE, MELHOR CALAR.
    NINGUEM ENTENDE O UNIVERSO, A TEORIA DO DR. VLATKO É INTEIRAMENTE PLAUSÍVEL NUM UNIVERSO DE INÚMERAS POSSIBILIDADES.

  • Luly:

    Não é que uma coisa é sim e não ao mesmo tempo…
    Tudo é relativo e depende do entorno, uma coisa pode ser sim, ou não, sem sofrer alteração, depende do ponto de referência.

    Um prédio de 10 andares é alto se comparado a uma casa e baixo se comparado a um arranha céu, um computador quantico consegue tomar as decisões de acordo com o ambiente em volta.

  • Lequinho:

    Ser ou não ser? Eis a questão?

    Então conforme o físico, é ser e não ser ao mesmo tempo…
    Agora uma situação que vcs não sabem.. Ele está conectado neste nosso mundo (MATRIX). Por isso tem essas informações. Ele vive na verdade em uma placa quântica que foi ampliada conforme na outra matéria.

  • Farofa:

    tudo bem que eu faço ciencia da computação… e tem uns malucos na minha sala…. mas esse cara ganho de todos eles juntos …

  • AQFJ:

    hehehehehe ele é o escolido !!! siga o coelho branco

  • Agente Smith:

    poxa sniff ia falar isso….

    😛

  • Sniff:

    Ele conseguiu ver a Matrix?!! O.o.

  • Peter Limer:

    Essa reportagem sim,trouxe algo para ser comentado.
    O nosso Cesar Lates ( um grau acima do Eisten) descreveu essas partículas como partículas de alta velocidade.
    Hoje conhecida como ( Pico do Lates).essas partículas atravessam o universo quase intantaneamente aí prova das partículas “Quânticas” .
    Cadê as reportagens sobre o Cesar Lates aqui?Ele é mais ou igual a qualquer cientista por aí á fora!
    BRASILLLLLLLL!!!!!!!!!!!!

  • Reginaldo Ferrão:

    Desde que era pequeno eu me perguntava como as coisas minúsculas funcionavam.
    Certa vez fui aproximando meu dedo sobre uma superfície até tocar levemente. Então me peguntei:
    Em que momento eu toco a superfície o mínimo possível?
    Quando isso acontecer quanto da minha mão tocaria a superfície?
    Depois passei a ler bastante (até hoje) sobre o mundo super pequenino.
    Com o advento do filme “Matrix” começei a pensar, comparando com tudo aquilo que já li: “Será que o mundo não é uma mega simulação de computador?”.
    Porque não? Seria uma lógica bem lógica.
    Esse artigo me fez reforçar minhas suspeitas.
    Parabéns ao site! Principalmente pelas últimas matérias que tratam da “ciência em fase de testes”.

Deixe seu comentário!