A hidroelétrica que reduziu a velocidade de rotação da Terra

Publicado em 13.03.2013

article-0-143582C5000005DC-921_964x663

A Hidrelétrica de Três Gargantas é a central hidrelétrica com maior barragem e maior represa do mundo, e, segundo alguns, é tão grande que teria alterado a velocidade de rotação da Terra.

Mas será que isto é verdade? O que esta barragem teria de tão especial para alterar a rotação da Terra, se é que isto é possível?

A Represa das Três Gargantas interrompe o fluxo do rio Yangtze, o maior rio da China, na província de Hubei. O lago produzido pela alagação tem 660 km de comprimento e 1,12 km de largura, em média, com uma superfície total de 1.045 km². O volume total de água é 39,3 km³, pesando mais de 39 trilhões de quilogramas.

Elevar 39 trilhões de quilogramas de água a 175 metros acima do nível do mar altera o momento de inércia da Terra, reduzindo a velocidade de rotação do planeta. É um fenômeno semelhante ao que acontece quando um patinador encolhe os braços e gira mais rápido, e vice-versa.

Só que, no caso da Terra, 39 trilhões de quilogramas não é muita coisa – e essa diferença, apesar de existir, é praticamente imperceptível.

Usando cálculo semelhante ao que foi feito quando o terremoto do Japão foi acusado de encurtar os dias na Terra, cientistas da Nasa chegaram a conclusão que o dia deve ficar 0,06 microssegundos mais comprido com a elevação dessa massa.

Também deve alterar bem pouco a posição do eixo da Terra, em 2 centímetros, além de deixá-la um pouco mais alongada no equador e chata nos polos. [The Energy Library TEL 2, JPL Nasa, Nasa News]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

20 Comentários

  1. E se a energia geomagnética pudesse interferir de alguma forma no processo de rotação interior que obtivesse alguma diferença em relação ao geomagnetismo natural ocasionado pela rotação da massa terrestre?

    Thumb up 0
    • Não é a energia geomagnética, é a magnética que a indução produz nos geradores. Mais acho que ela não tem essa potência toda. Alguém tem alguma sugestão?

      Thumb up 0
  2. Muitos são os fatores que modificam a rotação da terra. As barragens é uma delas, desde que exista uma coincidência de barragens no mesmo sentido. Se estiver em sentido diferente, anulam-se. Enviar foguetes ao espaço é uma das causas. Bombas atômicas, retirada de minerais do solo, etc. Só que as placas tectônicas compensam este desequilíbrio, naturalmente.

    Thumb up 14
    • Não tem nada a ver com sentido da barragem, seja lá o que isto significa…

    • Imagine que exista uma barragem de mesma dimensão que a Três Gargantas posicionadas em algum lugar da Terra de maneira que ela compense o efeito da mesma, reposicionando o centro de massa no local “original”. É isso que ele quer dizer com “coincidência de barragens no mesmo sentido” e “(…) em sentido diferente, anulam-se”.

      Thumb up 2
    • iMAGINA ENTAO SE 2 BILHÕES DE CHINESES VIRAREM PARA O MESMO LADO E DEREM UM PEIDO….. A TERRA PARA DE GIRAR. HHUSHAUSHA

      Thumb up 8
  3. O próximo passo dos chineses é combinarem de todos pularem ao mesmo tempo. 2 bilhões de pessoas, com 60 kg, pulando 0,5m. Temos uma força resultante de:

    F = 2.000.000.000 x 60 x 10 x 0,5
    F = 600.000.000.000 N aplicados sobre, a grosso modo, um mesmo ponto da superficie da terra.

    Dizem alguns especuladores rs, que isso conseguiria tirar a terra do seu eixo. rs

    Thumb up 35
    • se todos os chineses pulassem os brasileiros deveriam pular pra fazer contra-peso, assim, 200 milhoes pulando 0,5m 10 vezes = 2 bilhoes de chineses pulando 1 x 0,5m… e recolocariamos a terra no eixo, trolando os chineses.

      Thumb up 1
  4. “cientistas da Nasa chegaram a conclusão que o dia deve ficar 0,06 microssegundos mais comprido com a elevação dessa massa.”

    Espero que seja anoite para dormir mais… deixar o dia mais comprido enquanto trabalho nao parece animador rsrs

    Thumb up 8
  5. A retirada de minérios pesados, petróleo, etc, do subsolo e, a grande quantidade de construções na superfície da terra, elevam a rotação do planeta. É igual você rodar uma pedra com cordame de maior ou menor comprimento, ou seja, varia a velocidade tangencial da terra.

    Thumb up 2
    • A maioria das pessoas acham que bombas atômicas tem um poder gigantesco … Mas se levar em consideração a queda de meteoros você vai achar que bomba atômica é brincadeira de criança … As quedas geralmente tem milhares de vezes mais energia que bombas atômicas, e ainda considerando que caem dezenas de toneladas deles por dia … Dá para entender o por quê os dinossauros não existem mais …

      Thumb up 5
    • Na verdade, não. as explosões, até onde eu sei, não alteraram o momento de inércia da terra.

    • Vitor Oliveira

      Em partes você tem razão, mas é válido considerar que não é qualquer um que tem um poder tão devastador. Depende muito da sua dimensão (e por consequência da sua massa) e também da velocidade do impacto.
      Bomba atômicas geralmente não chegam a 1 Megaton. Acima disto só as chamadas Bombas de Hidrogênio (fusão nuclear), onde utiliza-se bombas atômicas para atingir a energia de ativação das mesmas (graças às altas temperaturas produzidas).
      A Tsar Bomba, a maior bomba de hidrogênio já criada pelo homem tinha seu projeto original uma potência de 100 megatons, entretanto os cientistas da época temiam que o impacto pudesse alterar o eixo da terra e ralizaram o teste com apenas 50% de sua capacidade. O resultado disto foi um raio de destruição total de 35 km e um terremoto de 8.35 na escala Richter. Então, podemos observar que os armamentos nucleares apresentam sim um poder destrutivo gigantesco.

      Um dos últimos grandes impactos do último século, foi em 1908 na Sibéria próximo ao rio Tunguska, cujo poder foi entre 10 e 15 Megatons e 5 graus na escala Richter. Acreditam que seja um ou meteoróide ou fragmento de cometa.

      Mas se for comparar com o impacto do asteróide (KT-Killer) em Yucatán vira piada mesmo haha. Estima-se algo em torno de 100 Teratons e 12.55 na escala Richter (Evento Extremo > 10, de acordo com a escala).

      Thumb up 1
  6. Nada provado ainda, embora esteja escritos nos noticiarios cientificos, ah, mas esses mesmos noticiarios desmentem esses algum dia

    Thumb up 5
  7. Entendi,trata-se da conservação do momento angular o que ocorre nos dois casos citados,onde o produto momento de inércia X velocidade angular deve ser constante em um sistema isolado no caso o planeta terra…

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
coptic-homily-text
Antigo texto egípcio descreve um Jesus “mutante”

Decifrado recentemen...

Fechar