Rajo Devi Lohan, a mãe mais velha do mundo, deu a luz à sua filha com a idade de 70 anos. Agora, 18 meses depois do parto, ela está morrendo por causas naturais (em outras palavras, “de velhice”).
Rajo vive em uma aldeia pobre, na Índia. Ela e seu marido, Balla, emprestaram 3 mil dólares para que fosse realizada uma fertilização in vitro. Mas houve complicações – durante o parto (uma cesariana) o útero de Rajo rompeu.
Nos anos 80, médicos jamais aceitariam fazer um tratamento de fertilidade em uma mulher de 40 anos, pelo risco que isso representaria tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas posteriormente, os médicos descobriram que mulheres mais velhas poderiam carregar o bebê – desde que um óvulo fosse doado e implantado no útero delas. O caso mais emblemático aconteceu em 1994, quando um médico italiano conseguiu fazer uma mulher de 62 anos dar a luz.
Desde então, o número de mães idosas só aumentou. Mas os avanços na fertilização humana foram muito grandes – e os avanços na manutenção da saúde, em geral, não conseguiram acompanhar esse passo. Aí fica a questão: quando uma mulher está velha demais para criar uma família?
O caso de Rajo não é o primeiro. Ano passado, nos Estados Unidos, uma mulher de 66 anos morreu após ser fertilizada em uma clínica onde mentiu sua idade para “conseguir um bebê”. [PopSci]



Acho engraçado, todo mundo aqui fica falando que temos q ter filhos quando somos jovens, mas num país como o Brasil qual jovem possui condições de ter filho? Falo isso por causa própria, visto que eu tenho 21 anos, adoraria poder ter um filho agora, mais não tenho grana pra cuidar de uma criança, provavelmente terei q ser pai aos 40, pois só nessa idade possivelmente terei condições de dar tudo q uma criança precisa e merece… Ou vcs acham q eu vou colocar meu filho numa escola pública brasileira pra ele ser fuzilado ou sofrer bullying? Então calem a boca e respeitem quem quer ter filhos mais tarde, muitas vezes não é por opção, mais sim por condições, ou vcs querem q isso aqui seja a segunda Àfrica? Onde se têm uma imensidão de filhos e todos passam fome? Se alguém ajudar a criar meu filho, eu tenho um AGORA, mais do contrario, fiquem quietinhos. Educação, saúde, cultura, esporte e lazer, custam caros DEMAAAAIS nessa porra desse país.
nem acreditei quando eu vi,mto loko!!!
Agora põe-se a questão: Quando os pais da criança morrerem, quem é que irá cuidar dela? Fiquei com pena da criança…
Se existe uma coisa boa da natureza em relação à mulher é o fato dela fabricar um número limitado de óvulos, ao contrário do homem que passa a vida toda fabricando espermatozóides e espalhando filho mundo a fora. Criança tem que nascer de gente jovem, que tem energia e tempo para criá-la. Em determinados assuntos acho que devemos deixar a natureza agir com a sua sabedoria.
A pergunta é: “por quem essas crianças, filhas de mães avós, serão criadas?” A ciência é uma maravilha mas os homens são umas bestas que pensam poderem fazer qualquer coisa.
ai temos que respeitar algumas normas etícas
Pois é ficam desafiando as leis da natureza,,da nisso.