Por que temos reações ambíguas quando vemos bonecas e palhaços

Por , em 18.10.2015

Há coisas que uma grande porcentagem da população concorda que são arrepiantes, como bonecas e palhaços.

Embora não tenha havido muita pesquisa feita sobre o que torna algo arrepiante em oposição a aterrorizante, alguns resultados sugerem que tem algo a ver com a ambiguidade.

Quando não temos certeza dos motivos de alguém, somos tomados por um sentimento de “não-quero-ficar-perto-disso”.

Ughhhhhh

O mal-estar, os arrepios e a sensação de que algo está terrivelmente errado são coisas que muitos de nós sentem perto de bonecas e palhaços.

O Pollock´s Toy Museum (Museu do Brinquedo Pollock, em Londres, na Inglaterra) tem uma sala inteira cheia de bonecas, o último cômodo da exibição. Um número surpreendente de pessoas sequer entra no local. Por quê? Bonecas são assustadoras.

Quando Thomas Edison criou suas primeiras bonecas falantes, pensou que seriam um grande sucesso, mas o oposto ocorreu: as pessoas as achavam horripilantes.

E depois há os palhaços. Há uma razão pela qual eles fazem aparições frequentes em filmes de terror. Para muitas pessoas, mesmo palhaços inofensivos são absolutamente aterrorizantes.

Mas… o que os torna tão “Ughhhhhh”?

Estranheza

De acordo com a psicologia, há diferentes fatores envolvidos. Parte do problema é que o Freud chamou de “estranheza”, hoje uma hipótese mais conhecida como “vale da estranheza”, que se refere a réplicas humanas que se comportam de forma muito parecida, mas não idêntica a nós, provocando repulsa.

Em resumo, é aquela sensação estranha, onde algo é familiar e facilmente reconhecível, mas você sente que tem alguma coisa fora do lugar… E isso é arrepiante.

No caso das bonecas, elas foram feitas para parecerem humanas, mas claramente não são. Isso incomoda nossos cérebros. O efeito é o mesmo de uma imagem de algum animal que ganhou, através do Photoshop, olhos humanos. Bizarro.

E os palhaços? O problema é a boca, especialmente os sorrisos. Há algo inquietante sobre uma pessoa incessantemente sorrindo, especialmente quando as emoções e intenções por trás daquele sorriso podem ter pouco a ver com felicidade.

Há um pouco de história por trás disso também, possivelmente remontando à era do bobo da corte. Bobos da corte que não conseguiam fazer seu patrono rir podiam ser marcados com um sorriso permanente no rosto.

medo de bonecas e palhacos2

Fobia?

O medo de figuras semelhantes a humanas é chamado de automatonofobia. O medo de bonecas especificamente é pediofobia, e palhaços coulrofobia.

Talvez essas definições não sejam precisas, no entanto. Nem todo mundo que acha bonecas e palhaços “arrepiantes” tem uma fobia.

De acordo com curadores do Museu do Brinquedo Pollock, as pessoas não têm tanto medo de bonecas quanto ficam impressionadas por elas. Isso é uma emoção totalmente diferente.

Então, qual a diferença entre arrepiante e assustador?

Ambiguidade

A pesquisa sugere que, como a ideia do estranho, o arrepiante tem algo a ver com a sensação de que algo não está certo.

A ambiguidade é uma parte enorme da bizarrice; é a pessoa que olha para nós com um sorriso malicioso, com intenções que não temos certeza de quais são.

O arrepiante é quando estamos em uma situação ambígua, e os nossos instintos de sobrevivência vêm à tona. Como espécie, aprendemos a estar do lado da cautela.

Um dos poucos estudos realizados sobre isso mostrou que homens são mais propensos a ser vistos como “estranhos” do que mulheres, e certas profissões (como palhaços) também.

Por fim, talvez surpreendentemente, alguns passatempos também foram vistos frequentemente como “arrepiantes”, principalmente os que envolviam observação, como observação de pássaros. Isso sugere que há algo de fundamentalmente assustador sobre o motivo ambíguo por trás de silenciosamente observar coisas e pessoas. Como aquele boneco misteriosamente te encarando com uma cara de quem vai fazer não-sei-o-quê. [KnowledgeNuts]

medo de bonecas e palhacos3

4 comentários

  • Dinho01:

    O que me incomoda na figura do palhaço é a caricatura do rosto humano. Tudo exagerado.Nunca gostei do Ronald e do Bozo.

  • João Carlos Agostini:

    Considerar também a expressão da boneca. Em geral, as que se parecem com bebes, olhos grandes e abertos, não assustam ou arrepiam.

  • Camila Godoy:

    Acho que sou a unica pessoa no mundo que não tem medo de palhaços kkkk Até gosto deles.

  • Cesar Grossmann:

    O palhaço é, tradicionalmente, a figura do rei assassinado, o seu inverso. Dicionário dos Símbolos – Jean Chevalier, Alain Cheerbrant

Deixe seu comentário!