A verdade sobre ‘os opostos se atraem’

Por , em 31.03.2009

Os opostos realmente se atraem? Um novo estudo mostra que, na verdade, quando alguém está procurando um parceiro, espera encontrar as mesmas características do que as suas – mesmo assim, as pessoas dizem estar procurando por alguém diferente.

Um estudo recente pediu que 760 usuários de um programa de namoro online respondessem questionários relacionados à sua personalidade, assim como a da personalidade que queriam em um par. A pergunta final era se eles buscavam alguém que os completasse ou que se parecesse com eles.

As respostas mostraram que os traços de personalidade que os voluntários buscam em outras pessoas são os mesmos que definem como seus. Mas quando foram indagados se queriam alguém parecido ou diferente, a maioria respondeu que queria alguém diferente, que “completasse o casal”.

Essas descobertas confirmam pesquisas anteriores. Em 2005, um estudo conduzido pela Universidade de Iowa, nos EUA, mostrou que similaridades na personalidade são mais importantes do que concordância em religião, atitudes e valores, quando se trata de um casamento feliz. Pessoas com mentes parecidas concordam, na maioria dos casos, e tendem a ter menos discussões.

No entanto, apesar disso, 85.7 % das pessoas no novo estudo disseram querer um parceiro com a personalidade diferente, até mesmo oposta.

“Quando são indagadas sobre suas preferências amorosas, as pessoas tendem a ser mais românticas do que práticas – e muitas vezes não percebem qual é seu verdadeiro desejo em relação a um parceiro” explica o professor da Universidade Groningen, Pieternel Dijkstra, que conduziu os estudos.

Há teorias de que os opostos se atraem e de que uma pessoa com atitudes muito parecidas se tornaria “chata” com o passar do tempo, mas Dijkstra diz que essas teorias não se comprovam na vida real.

O estudo também mostrou que as mulheres, além de procurarem por alguém com pensamentos parecidos, buscam homens conscientes, simpáticos, estáveis emocionalmente, e com traços que indiquem que eles estão querendo um relacionamento sério e, posteriormente, filhos.

Homens, no entanto, não mostraram tanta preferência por um traço determinado.

O mais importante para os dos sexos, segundo Pieternel Dijkstra é achar uma “linguagem” na qual possam se comunicar, um lugar comum no qual os dois se entendam. [LiveScience]

17 comentários

  • Bovidino:

    É evidente que os opostos se atraem.
    Começando pelo sexo. Homens são atraídos por mulheres e vice-versa.
    O estudo e as pesquisas em questão não provaram nada sobre a verdadeira atração que une os casais.
    Sabe-se perfeitamente que por mais que uma pessoa idealize seu companheiro ou companheira, acaba se casando com outra/o completamente diferente.

  • Larissa:

    É simples quando duas almas se amam mesmo opostas ou nao… nao vai fazer diferenca quando existe amor entre si..! havendo respeito e confiança pode dar tudo certo.

  • poliana:

    os opostos podem até se atrair talvez até por atributos fisicos,mas agora, permanecerem juntos …acho que é uma questão a ser analisada…….

  • VITORIA:

    EU COMCORDO COM A MARIA.É CLARO MUITO FACIL VAO JANTAR E É CLARO QUE O HOMEM VAI PEDIR EM NAMORO OU NO CASSO A MULHER PEDE 🙂 (: 🙂

  • MARIA:

    EU ACHO QUE SIM. É MUITO SIMPLES,VAO OA CINEMA CE CONNHECEM E SE PEDEM EM NAMORO

  • ana beatriz:

    eu digo q os opostos se atraem uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Bianca:

    pra mim os opostos vam se atraindo acada dia que passa como por exemplo uma amizade,meu signo é escorpião e o de minha melhor amiga é touro e nós duas samos opostas, e nós gostamos uma da outra.mas as vezes tem discurções entre eu e ela…

  • Café com Angelika Kauffmann (3): “Acerca da atração dos opostos” « Amadeu de Prado:

    […] Attract’. Caso tenha dificuldades com o inglês, há uma versão em português aqui. Apesar de simples e breve, eu […]

  • alexandrina:

    quero ser uma estrela

  • Os opostos se atraem? | Melhor Amiga:

    […] Os opostos realmente se atraem? Um novo estudo mostra que, na verdade, quando alguém está procurando um parceiro, espera encontrar as mesmas características do que as suas – mesmo assim, as pessoas dizem estar procurando por alguém diferente. Informa hype. […]

  • jose:

    Quero participar do seu programa pra min ficar famoso tenho um de posa nu narevista gls

  • jose alcino da silva fralches:

    Quero participa seu programa porque sou seu fã por eu tenho um sonho de posa nu narevista gls participamdo do programa a sim eu vou ficar famoso

  • Luan:

    com certeza no início do casamento vai parecer divertido e romântico aquilo que foi citado logo acima como imprvisível
    mas vai chegar ao ponto de que o “impevisível” se transforma em discórdia e conseqüentemente prejuizo levando no mínimo a um divórcio

  • André:

    ***RAFAEL: Imagina só: um gosta de gastar e o outro de economizar, um gosta de festa e o outro não, um fala pouco e o outro demais,… ***

    Eu acho por um lado q seria perfeito, pois um ia Equilibrar o outro.

    por outro, pensamentos muito parecidos torna o relacionamento muito monotomo pois nunca haverá uma opinião diferente, e será muito previsivel.

  • Rafael:

    Tem que ter semelhança. Essa de procurar alguém diferente é furada, fatalmente haverá separação no futuro. Imagina só: um gosta de gastar e o outro de economizar, um gosta de festa e o outro não, um fala pouco e o outro demais,…

    Prefiro mil vezes alguém que seja semelhante a mim.

  • Cláudio:

    …..meu pai uma vez me disse que em questão amorosa são os semelhantes que se atraem e os opostos que se repelem…..E faz sentido, pois uma relação amorosa é constituída de experiências que vão aproximar ou afastar o casal. Geralmente para que seja satisfatório, as experiências tem de ser boas e, se as personalidades são totalmente diferentes, a probabilidade de isso acontecer diminui.

  • Fern Leitão:

    Ou seja, “opostos se atraem” só vale pra imãs.

Deixe seu comentário!