Abacate: Arma para reduzir o colesterol

Publicado em 11.10.2008

abacate

Um estudo brasileiro descobriu que um abacate por dia tem um papel importante para reduzir o colesterol.

As pessoas costumam ter uma imagem negativa do abacate: “O abacate é muito gorduroso, vai piorar seu colesterol”, dizem uns, “Abacate engorda“, falam outros. O abacate é calórico sim, tem um alto valor energético, pois cada 100g da fruta tem 160 calorias.

Mesmo assim é um alimento que não deve faltar na alimentação dos atletas, pois contém altos teores de polifenóis, potássio e outros nutrientes valiosos. Sem falar que um estudo recente descobriu que o abacate reduz o colesterol total.

Um reportagem do Globo Repórter mostrou o estudo brasileiro realizado sobre o abacate que teve policiais militares como voluntários.

Amostras de sangue dos participantes foram colhidas antes e depois do período do estudo. Durante a pesquisa os soldados tinham que comer abacate todo dia. Um abacate pequeno: metade pela manhã e outra no almoço.

O estudo concluiu que o abacate ajuda muito no controle do colesterol, pois 99% dos policiais que participaram do estudo tiveram melhora no HDL (o ‘colesterol bom’), que combate o LDL ‘colesterol ruim’. O efeito final foi de baixar o colesterol total.

Segundo o médico nutrólogo que conduziu o estudo duas colheres de sopa de abacate por dia são a medida ideal para que você tenha benefícios reduzindo os riscos de desenvolver doença cardíaca, pois ele é tão bom para o organismo quanto o azeite de oliva extra virgem é no controle do colesterol.

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

31 Comentários

  1. Olá…

    o abacate e msm bom para quem tem colesterol alto ?
    Pois tenho e estou querendo consumir algo natural em vez de remédio.Obrigada
    lucilene

    Thumb up 16
  2. Olá!
    Tenho hdl baixo, e gostaria de saber se posso comer abacate com açucar?
    Obrigada.

    Thumb up 35
  3. Tenho colesterol muito alto e mais ainda o triglicerides mesmo assim posso consumir o abacate?

    Obrigado.

    Thumb up 56
  4. Gostaria d saber se na época de consumo esta fruta, tem como congelar e depois d varios dias ser consumida, terei uma resposta? sou grata, SQMS

    Thumb up 17
  5. Cinceramente, gostei de saber o valor que tem esta deliciosa fruta que é o abacate,fruta na qual de facil plantio, eu gosto muit agora com mais razão vou consumir mais, porque na verdade sou ipertênsa, gostaria de saber se consumindo mais do já consumo me faria mal, obrigada, bom dia, SQMS

    Thumb up 18
  6. A semente do abacate tambem e de muito proveito: Duas colheres da semente em dois litros de agua fervendo, exelente cha para espelir pedras dos rins. Eu fiz , tomei e as pedrinhas sumiram.

    Thumb up 10
  7. Vi uma reportagem na tv falando das propriedades do abacate e então vim pesquisar na internet e descobri que combate o colesterol. Já gostava do abacate puro ou com uma pitada de sal, agora vou comer mais esta fruta, pois tenho colesterol alto e faço tratamento com remédios como sinvastatina e outros e o abacate pode me ajudar. Tenho 73 anos com muito vigor ainda graças a Deus.

    Thumb up 12

Envie um comentário

Leia o post anterior:
rinoplastia-megan-fox-1
Plástica de nariz – Rinoplastia

Rinoplastia (plástic...

Fechar