Abacate: Arma para reduzir o colesterol

Publicado em 11.10.2008

abacate

Um estudo brasileiro descobriu que um abacate por dia tem um papel importante para reduzir o colesterol.

As pessoas costumam ter uma imagem negativa do abacate: “O abacate é muito gorduroso, vai piorar seu colesterol”, dizem uns, “Abacate engorda“, falam outros. O abacate é calórico sim, tem um alto valor energético, pois cada 100g da fruta tem 160 calorias.

Mesmo assim é um alimento que não deve faltar na alimentação dos atletas, pois contém altos teores de polifenóis, potássio e outros nutrientes valiosos. Sem falar que um estudo recente descobriu que o abacate reduz o colesterol total.

Um reportagem do Globo Repórter mostrou o estudo brasileiro realizado sobre o abacate que teve policiais militares como voluntários.

Amostras de sangue dos participantes foram colhidas antes e depois do período do estudo. Durante a pesquisa os soldados tinham que comer abacate todo dia. Um abacate pequeno: metade pela manhã e outra no almoço.

O estudo concluiu que o abacate ajuda muito no controle do colesterol, pois 99% dos policiais que participaram do estudo tiveram melhora no HDL (o ‘colesterol bom’), que combate o LDL ‘colesterol ruim’. O efeito final foi de baixar o colesterol total.

Segundo o médico nutrólogo que conduziu o estudo duas colheres de sopa de abacate por dia são a medida ideal para que você tenha benefícios reduzindo os riscos de desenvolver doença cardíaca, pois ele é tão bom para o organismo quanto o azeite de oliva extra virgem é no controle do colesterol.

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

31 Comentários

  1. estou tomando beringela de manha junto com laranja e depois a noite tbm tomo um remedinho chamado silvastatina e meu colesterol os dois estavam altos e depois de18 dias ja abaixou esta em 218 ,mas continuo o regime alimentar ,qdo fiko meia nervosadai aumenta apressas mas tudo bem ,sabe eu amo viver faço tudo que posso pra ser feliz me cuido faz tempo que luto com colesterol mas e asim se cuidem ok.

    Thumb up 8
  2. Olá…

    o abacate e msm bom para quem tem colesterol alto ?
    Pois tenho e estou querendo consumir algo natural em vez de remédio.Obrigada
    lucilene

    Thumb up 16
  3. Olá!
    Tenho hdl baixo, e gostaria de saber se posso comer abacate com açucar?
    Obrigada.

    Thumb up 35
  4. Tenho colesterol muito alto e mais ainda o triglicerides mesmo assim posso consumir o abacate?

    Obrigado.

    Thumb up 57
  5. Gostaria d saber se na época de consumo esta fruta, tem como congelar e depois d varios dias ser consumida, terei uma resposta? sou grata, SQMS

    Thumb up 17
  6. Cinceramente, gostei de saber o valor que tem esta deliciosa fruta que é o abacate,fruta na qual de facil plantio, eu gosto muit agora com mais razão vou consumir mais, porque na verdade sou ipertênsa, gostaria de saber se consumindo mais do já consumo me faria mal, obrigada, bom dia, SQMS

    Thumb up 18
  7. A semente do abacate tambem e de muito proveito: Duas colheres da semente em dois litros de agua fervendo, exelente cha para espelir pedras dos rins. Eu fiz , tomei e as pedrinhas sumiram.

    Thumb up 10
  8. Vi uma reportagem na tv falando das propriedades do abacate e então vim pesquisar na internet e descobri que combate o colesterol. Já gostava do abacate puro ou com uma pitada de sal, agora vou comer mais esta fruta, pois tenho colesterol alto e faço tratamento com remédios como sinvastatina e outros e o abacate pode me ajudar. Tenho 73 anos com muito vigor ainda graças a Deus.

    Thumb up 12
  9. gosto muito de abacate, combate diversas emfermidade e afecçoes,por exemplo inflamaçoes dos dedos,reumatismo.gota,fortalece os destes e gengivas doenças dos rins;cosmetico caspas e queda de cabelo gases do estomago e intestino afecçoes da garganta debilidade do estomago

    Thumb up 12
  10. gostaria de saber se abacate é ruim para o rim, bexiga e fígado ou pra quem tem problema renal.

    Thumb up 11
  11. Posso comer o abacate com qual tipo de leite, para que não ocorra colesterol alto, e quantas vezes devo comer por dia.

    Thumb up 19
  12. ÔMEGA 3 ÓLEO DE PEIXE E ÓLEO DE LINHAÇA
    Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerideosFórmula exclusiva NUTRILITE que combina óleo de peixe e óleo de linhaça, fontes de ácidos graxos Omega 3 com o objetivo de fornecer um suplemento único e rico em ácidos graxos poli-insaturados. O consumo destes óleos Omega 3, auxilia manutenção de níveis saudáveis de triglicérides desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
    •Óleo de Peixe, Óleo de Linhaça (Linum Usitatissimum), Gelatina, e Óleo de Soja
    •Veículo: Glicerina
    •Glaceante: Cera de Abelha
    •Antioxidante: Tocoferol
    •Estabilizante: Lecitina
    •Corante Natural de Caramelo e Aromatizante Natural: Óleo de Limão
    •NÃO CONTÉM GLÚTEN
    Tel:(11)34622078/86281415 ou jerrivaldo35@yahoo.com.br

    Thumb up 0
  13. meu hdl deu baixo.. nos exames de rotina que fiz tou todos os tomando vitamina de abacate.. tem algum ploblema se eu permaneçer.. todos os dias…tomando…pois estou me sentindo melhor..

    Thumb up 8
  14. como abacate com leite, isso é bom para baichar o colesterol, e ajuda a perder peso?

    Thumb up 12
  15. Me chamou atenção os comentários sobre o abacate. Eu como 01 abacate (com leite desnatado) praticamente todo dia.Gostaria de saber se é salutar ou não.

    Grato,

    Lourenço

    Thumb up 29
  16. Gosto muito de abacate. Mais tem me aparecido problema de saude com meu rim esquerdo ,e fico na duvida se devo consumir ou nao, pois é gorduroso e nao sei se essa gordura é ofensiva para os rins.
    Atenciosamente.

    Thumb up 8
  17. gostaria de saber como faço para
    guarda-lo , ois quando é muito grndo não psso
    consumi-lo todo no mesmo dia obrigado

    Thumb up 8
  18. Gostaria de receber material com mais informações sobre o Abacate, quem remeter, fico muito grato…..Humberto Barros

    Thumb up 5
  19. Fico bastante confuso com relação ao consumo do Abacate, antes era muito prejudicial a saúde, devido o alto índice de gorduras. Nos tempos atuais já é bom e inclusive ajuda combater o colasterol.
    Se alguém tiver mais comentários, faça por favor.

    Grato

    Thumb up 9
  20. Faço nutrição no estado do Piauí, e estou elaborando um seminário sobre frutas, eu fiquei com o ABACATE, com isso percebi a importância dele, uma fruta mexicana, mais muito apreciada no Brasil, tem muitos benefícios para a saúde. É diurético, previne gases, é fonte de benefícios, pois tem muitos componentes traços e contem bloqueadores de 30 tipo diferentes de agentes cancerígenos. Introduzi na minha dieta o abacate, pois é uma fruta de maior índice de fibras entre todas as frutas. COMA ABACATE.

    Thumb up 18
  21. fantastico em 90 dias com uso do abacate reduzir colesterol TOTAL de 217.0 mg para 171.0 mg/dl o HDL de 26.0 era muito baixo foi para 33.0 mg/dl o LDL de 124.0 mg/dl baixou para 62.0 mg/dl

    Thumb up 5
  22. Senhores/as :
    Já tive colesterol total de 260, entre outras medidas,
    passei a usar quase todos os dias pela manhã a chamada “vitamina” ou seja, abacate com leite desnatado batido no liquidificador.
    acredito firmemente que o abacate ajuda sim a baixar o colesterol.
    tenho 63 anos…..
    abraços para todos.

    Thumb up 10
  23. Já sou cadastrado no Mercado Livre. Quanto as qualidades medicinais do abacate muito me surpreendeu , pois aprecio bastante o seu paladar e vou aumentar o meu consumo dessa saborosa Considero-me saudavel, talvez pelo seu bom uso, quase diário,, na minha sobremesa.

    Thumb up 2
  24. Maravilha! Além de saudável é delicioso.Muito melhor e mais barato do que remédios.

    Thumb up 1
  25. INTERESSANTE QUE ONTEM UM AMIGO ESTAVA FALANDO QUE ESTAVA COM COLESTEROL ALTO, EU FALEI QUE ELE DEVERIA COMER ABACATE SEM AÇÚCAR E SEM LEITE, POIS UM MÉDICO JÁ HAVIA FALADO PRA MIM.
    ELE RIU. AGORA VOU MANDAR PRA ELE ESSE INFORMATIVO.
    OBRIGADO

    Thumb up 6

Trackbacks/Pingbacks

  1. O Abacate – Link Principal « grupoonline2 - [...] América do Sul. Muita gente utiliza a fruta como ingrediente principal para dietas, pois ele tem alta eficácia na …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
rinoplastia-megan-fox-1
Plástica de nariz – Rinoplastia

Rinoplastia (plástic...

Fechar