Acelerador de partículas poderia ser usado como máquina tempo

Publicado em 26.04.2011

Pode parecer roteiro de filme de ficção científica, mas físicos acreditam que a viagem no tempo pode ser feita usando instalações já existentes. Segundo eles, o maior acelerador de partículas do mundo tem chances de ser usado como uma máquina do tempo para enviar um tipo especial de matéria ao passado.

Os cientistas estudam uma forma de usar o Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas de 27 quilômetros de comprimento, enterrado no solo perto de Genebra, para enviar uma partícula hipotética de volta no tempo.

A questão, porém, ainda depende de algumas condições. Entre elas, a grande questão da existência ou não da tal partícula e a possibilidade de ela ser criada na máquina.

“Nossa teoria é a longo prazo, mas não é nada que não viole as leis da física ou restrições experimentais,” afirma o físico Tom Weiler, da Universidade Vanderbilt.

Se a teoria se mostrar correta, os pesquisadores asseguram que o método poderia ser usado para enviar mensagens tanto para o passado quanto para o futuro.

A hipotética partícula
Existem duas partículas relacionadas com a teoria da viagem no tempo: a Higgs singlet e a Higgs bóson.

A busca pela bóson foi uma das principais motivações para a construção do LHC em primeiro lugar. Desde que o acelerador começou a funcionar regularmente ano passado, ele procura por Higgs bosons. A máquina continua trabalhando arduamente.

Se o acelerador for bem sucedido em produzir a Higgs boson, acredita-se que a outra partícula também seja criada ao mesmo tempo.

Esta partícula pode ter uma capacidade única de escapar das três dimensões de espaço e uma dimensão de tempo em que vivemos e alcançar uma dimensão oculta que alguns modelos de física avançada acreditam existirem. Ao viajar através da dimensão oculta, as Higgs singlets poderiam entrar novamente nas dimensões em um ponto a frente ou para trás no tempo a partir de quando eles saíram.

“Uma das coisas atraentes desta abordagem sobre a viagem no tempo é que ela evita todos os grandes paradoxos”, explica Weiler. ”Porque a viagem no tempo é limitado a essas partículas especiais. Não é possível para um homem a viajar no tempo e assassinar um de seus pais antes que ele nasça, por exemplo”, exemplifica. Contudo, se os cientistas puderem controlar a produção das Higgs singlets, eles serão capazes de enviar mensagens para o passado ou futuro”.

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

128 Comentários

  1. Legal, vou jogar minha contas a pagar todas para o futuro, assim sempre terei o presente para viverei sem me preocupar com as mesmas.

    Thumb up 2
  2. se conseguirem o resultado vai ser enviar uma partícula milionésimos de segundos para o passado. Vai ser espantoso…

    Thumb up 6
  3. E, então, os e-mails terão duas caixas de entrada:
    Na primeira, você lê os e-mails que recebidos;
    Na segunda, você poderá ler os e-mails que ainda não recebeu.

    A vantagem de tudo isso é que quando sobrar um tempinho, você já pode se adiantar e ler o e-mail que sua namorada vai te mandar.

    Se ela mudar de ideia e resolver não mandar mais, não importa, afinal você já o leu mesmo… heheheh….

    Thumb up 33
  4. Enviar mensagens parao futuro???? Como vc vai saber se a carta chegou com exíto….se eles nem mesmo mandam uma comprovando a tau façanha para nós::Maquina para o passado não falta ,é só contratar um médium kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 2
  5. Bom,

    no texto ele cita não haverá paradoxo, pois temos que pensar de uma maneira se isso for concretizado podemos mandar mensagens para o passado, até o presente momento da criação da máquina, mais o que nos garante que em um futuro próximo a mensagem será recebida? Sendo que uma vez que a mensagem for recebida no passado nossa percepção mudará pois o conhecimento será alterado, mais o que nos garante que será possível enviar o mesmo para o futuro.
    Ai está criado uma paradoxo mesmo que simples uma pergunta sem resposta. Acredito que enviar coisas ao passado será possível e talvez ao longo de toda nossa evolução para o futuro também, mais no presente momento isso não será concretizado nem de longe.

    Thumb up 4
  6. “Porque a viagem no tempo é limitado a essas partículas especiais. Não é possível para um homem a viajar no tempo e assassinar um de seus pais antes que ele nasça, por exemplo”

    Por enquanto…. kkkkkkk

    Na minha opinião, acho que esse tal boson não existe…
    Pois, se existisse – e se os cientistas estão certos sobre essa teoria da viajem no tempo – os tais sinais já seriam visíveis desde o primeiro funcionamento do LHC…

    Das duas uma (ou nenhuma): ou o boson existe mas a hipótese (da viajem no tempo) é falha, ou a hipótese é consistente mas nunca o boson será achado na história da humanidade…

    Ou as duas “coisas” são verdadeiras, mas não existe na linha do tempo da humanidade uma forma de codificar/decodificar esses sinais…

    Thumb up 2
  7. Aí você poderá, por exemplo, chegar aos correios e dizer:
    “Eu quero essa mensagem pra ontem”… hehehe…
    E vão atendê-lo. Talvez cobre um pouco mais, mas tudo bem,
    tempo é dinheiro.

    Thumb up 55
  8. Na lógica,27 Km de comprimento o cara vai levar um Tempão para entregar a carta no ponto A para o B .Vai andar pra kct………..kkkkkkkkkkk

    Thumb up 2
  9. Imaginem só a idéia das guerras preventivas do Einstein aplicada à máquina: se os americanos soubessem que no Brazil será criada a máquina que emite e codifica mensagens.Então os EUA atacariam o Brasil para evitar a construção da máquina, certo? Com certeza haveria uma resolução na ONU que não permitiria nenhum outro país ter essa máquina. Com certeza os países que tenham artefatos nucleares chancelariam essa resolução, certo? Caso contrário poderia haver o aniquilamento da humanidade, certo? Agora, e se a CHIna resolver fazer a máquina? E se os dirigentes do partido comunista perceberem que os EUa estão sabotando a máquina, o que aconteceria? Seráque os EUa teriam condições/tempo hábil de evitar o lançamento de um míssil nuclear com essa máquina do tempo?! Eu acho que não…

    Thumb up 3
  10. Viajando para o futuro ( o que fazemos naturalmente ) temos uma nova “codificação” de aprox. 10^79 átomos dentro de uma frequência denominada tempo…
    Definitivamente, não acho impossível viajar para o passado… ainda mais em nível atômico, onde já se foi comprovado que o eletron efetua esse processo naturalmente… pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e também em tempos diferentes…

    Thumb up 4
  11. eu venho do futuro e digo que e posivel so que nao e posivel regresar e to preso aqui!! socoro quero me ipad 7 e meu wiii5

    Thumb up 3
  12. quer mandar pro passado?

    mande uma carta pro lula,maluf,pita,brisola]
    diga a eles pra nenca mais voltarem

    Thumb up 4
  13. bom…
    uma viagem no tempo seria inútil, afinal segundo o paradoxo do tempo é impossível mudar o futuro voltando ao passado, pois no passado o meu ‘eu’ presente já teria enviado uma mensagem para meu ‘eu’ passado. Ou seja, o que sou hoje, levando em consideração que envie uma mensagem pro passado, é devido as consequências da tal mensagem. Ex: Se eu volto ao passado e tento matar meu meu avô, é obvio que algo acontecerá para impedir que isso ocorra, pois se eu existo é porque meu avô não morreu naquele instante. Outra teoria seria pensar em outra dimensão em que foram tomadas outras decisões e ocorreram outras coisas, tipo a dimensão de Trunks(futuro) em Dragon Ball Z. Desse modo, a mensagem seria enviada pra outra dimensão e não se teria certeza de uma resposta ou sequer a mensagem chegou. Também seria irredundante esperar uma mensagem enviada para nossa dimensão entre infinitas outras.
    Essa minha opinião, antes de qualquer coisa.

    Thumb up 0
  14. Porque nao aproveitam mais o presente e joguem um pouco de INWO, talves encontrem respostas !!!

    Thumb up 0
  15. A única “Maquina” que pode nos levar ao passado e sentir a realidade o que passou e presencia-la e nos enviar ao futuro mesmo que o futuro não seja igual ao que pensou que fosse é a nossa mente consciente, que para estar em qualquer lugar mais rápido que a velocidade da luz, imagine neste momento que vc esta em jupiter, pise no solo sinta a areia …apalpe a areia neste instante de marte… olhe pra esquerda veja a imensidão… agora voe até a galáxia mais proxima…. percebe a potencia que existe em voce e não sabemos usar… sem precisar de bilhões de dolares vc pode se casar em pensamento com a pesoa mais linda do mundo e perfeita… “mas a unica certeza que temos é a sensação do aqui e agora, este milésimo exato de segundo que estamos lendo esta mensagem isto existe de verdade, o resto é pura imaginação e masturbação mental”

    Thumb up 5
  16. A partir do momento que formos capazes de enviar e decodificar tais mensagens poderiamos ser capazes de modificar um futuro hipotético.Mas, como sabemos, o futuro depende de quem o olha. Se Hitler tivesse desenvolvido tal máquina antes, ganharia a guerra.Já se os judeus a tivessem desenvolvido antes, matariam Hitler. Se os americanos a desenvolvessem primeiro, dominariam o mundo pois seriam capazes de modificar o futuro antes de qualquer nação.Poderiam inclusive evitar que qualquer outra nação criasse a máquina também.

    Thumb up 0
  17. é Cesar, olhando por esse lado você tem razão. Até porque eles saberiam quando a maquina do tempo foi inventada, logo mandariam apenas mensagens posteriores a esse período.

    XD

    Thumb up 0
  18. já li sobre teorias, que a medida que seja “feita a primeira maquina do tempo” a partir dessa data é que se pudera viajar no tempo para o futuro e que para o passado é impossivel, porque a maquina ficar limitada até a data da sua produção.

    Ou seja não podemos fazer um Jurassic Park :)

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
saladaverde
Estudo dá razões fisiológicas para ser vegetariano

Uma dieta livre de c...

Fechar