Acidente de helicóptero hilário ocorre no Pará

Publicado em 28.02.2012

Geralmente, uma aterrissagem de helicóptero é um momento quase solene, no qual o imponente veículo desloca o ar debaixo de si e para de girar as hélices suavemente quando toca o chão. Não foi o que aconteceu na última quarta feira (dia 22), em Belém, no Pará. Após descer ao solo, um helicóptero do Corpo de Bombeiros do estado começou a tremer intensamente e a se desmanchar!

Foi o próprio Corpo de Bombeiros que registrou, em vídeo, este inusitado acontecimento. Segundo informações da Agência de notícias Pará, havia quatro pessoas a bordo, mas nenhuma delas teve ferimentos graves, e foram encaminhadas a exames médicos por precaução.

O que se vê no vídeo é impressionante. Imediatamente após o pouso, o helicóptero começa a sacudir com violência. Depois de cerca de quinze segundos, tamanha é a força da “chacoalhada” que o helicóptero começa a se desintegrar. As portas se desprendem, o bico da aeronave salta para a frente e a cauda se parte em duas. Só com o helicóptero em frangalhos é que os bombeiros se aproximam para verificar as avarias.

O motivo do acidente, segundo especialistas, é uma anomalia mecânica chamada de “ressonância de solo”. Tal fenômeno acontece quando as vibrações do helicóptero direcionadas ao solo acabam se voltando contra ele mesmo. Este fluxo contrário tem um impacto tão poderoso que faz o veículo se despedaçar. [Agência Pará]

Autor: Dalane Santos

Dalane Santos tem 21 anos, é recém-formada em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e escreve para o Hypescience desde fevereiro de 2012.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

28 Comentários

  1. A alguns anos atrás eu li um artigo no qual mencionava um caso singular de ressonância que ocorreu com uma ponte bastante sólida, local onde trafegavam caminhões e tanques de guerra.
    Ocorreu que com apenas cinquenta soldados, por um simples acaso, eles acabaram marchando numa perfeita sincronia com o movimento da ponte, mais o som provocado pelas suas botas, e a ponte começou a se desmontar, algo bizarro, bastante parecido com o caso deste helicóptero.

    Thumb up 2
    • Nunca tinha ouvido falar desse fenômeno de ressonância.
      de fato foi isso que o correu.
      Mas vejam a minha teoria:
      antes de ler o artigo , e apos ver vídeo, me veio em mente que poderia ter ocorrido do eixo da hélice principal ter saído de seu centro pela quebra de rolamentos.
      Assim , girando numa elipse excêntrica, gerando o movimento centrifugo descontrolado ( igual a uma maquina de lavar roupas , quando na hora da centrifugação, as roupas ficaram mais de um lado do que espalhadas uniformes em torno do cesto ) contrabalançando todo o helicóptero, ocasionando o movimento extremo e consequentemente forças que despedaçam a estrutura.

      Comentem se discordam ou concordam com o minha teoria.

      Thumb up 6
  2. isso q da comprar coisas baratas. no minino o governo optou pela empresa q ofereceu uma licitacao mais barata, colocando pecas made china. isso eh minha opiniao eh claro.

    Thumb up 3
  3. Não consegui ver nada de engraçado… prejuizo e riscos para quem estava dentro do helicóptero eu vi….

    Thumb up 5
  4. Todo piloto de helicóptero sabe que ao sentir o inicio da ressonância, ele tem de 3 a 5 segundos para tirar a maquina do solo e acabar com a ressonância. Resta saber por que o piloto não o fez. Alguma outra razão deve ter tido.

    Thumb up 5
    • q gente doente . não vi nada de engraçado, alguem podia ter se machucado.depedaçar num helicoptero, cm tantas pessoas sem ter oq comer. nao acho bonito.(ps: nao estou de mau humor , revoltada,etc. estou de otimo humor, mas o titulo ja me deixou pensativa se poderia haver graça -”hilario ” dizia o titulo -em um helicoptero,meio de transporte que , no ar, poderia matar pessoas , xse espedaçar depois de tremer.) ainda estou procurando a coisa engraçada ¬¬

      Thumb up 10
    • “cm tantas pessoas sem ter oq comer”

      QUAL A RELAÇÃO DESSA FRASE COM O VÍDEO???

      Ser ignorante. Você está fazendo isto certo!

      Thumb up 10
    • “Sem ter o que comer” foi foda e essa de não foi hilário, putz velho, procura o significado da palavra hilário. E isso digo no sentido literal.

      Toda comédia ou coisas hilárias são baseadas em trágicas. Se é um cara que cai andando de skate ou ser cadeirante para ter facilidade em alguma situação, é hilário.

      Então não venha com falso moralismo ou frases feitas que nem sequer tem haver com o artigo pq isso já mostra o motivo do seu post.

      Além disso, existe diferença entre rir do acidente e rir dos acidentados. São duas atitudes diferentes.

      Thumb up 4
    • De novo vem gente com aquela conversinha tosca de “muita gente não tem o que comer”, então vá agir, não ficar aqui jogando seu tempo fora.

      No ar isso não mataria ninguém, o que ocorreu foi um conflito de vibrações, tal conflito, que geraria a ressonância, não ocorreria no ar, pois não haveria superfície para rebater ondas.

      Thumb up 1
  5. esse cabra que tava no helicóptero, é o Eder mauro um delega da minha terra, que vive atras de criminosos traficantes e assaltantes e so assistir o rota cidadão 190.

    Thumb up 1
  6. Nossa, que estranho, parece até que o helicóptero tava pulando carnaval, rs.
    Mas é um acontecimento interessante, nunca tinha ouvido falar em “ressonância de solo”.

    Thumb up 2
  7. Há quem diga – e que entende do assunto – que o helicóptero é uma coisa impossível mas que acontece.

    E me parece que existe um outro fenômeno, ligado a vibração, que poderia ser a causa desse sinistro.

    Thumb up 0
    • Primeiro: o nome do fenômeno é “ressonância COM o solo”;
      Segundo: claro, é vibração;
      Terceiro: é comum, pode acontecer em qualquer vôo, especialmente ao pousar em solo macio, ou irregular;
      Quarto: pilotos de helicópteros conhecem e devem reconhecer este fenômeno. Basta sair do solo que cessa;
      Quinto: porque o aviador desta máquina não decolou imdiatamente ? – Certamente porque não foi possível, e os motivos certamente ele irá explicar;
      Curiosidade: Este modelo de helicóptero é equipado com amortecedores para eviar a ressonância. São fortíssimos e – pasmem – seu curso é de somente 3 milímetros. E costumam ficar quentes (pelo trabalho de dissiparem energia, claro), depois de pousos com algum tempo no solo antes de se cortar o motor. Ainda neste modelo, existem sapatas de aço no prolongamento dos esquis, que são molas, colocados por este mesmo objetivo de evitar a ressonância.

      Thumb up 4
  8. O quê que está havendo com a tecnologia brasileira nesses últimos tempos? É base pegando fogo na Antártida, é Helicóptero se desmanchando, é obras para a copa do mundo atrasando. Sem falar a bagunça que está essas volta as aula, ou falta infraestrutura ou falta professores…
    Quanto ao acidente, não achei engraçado, que bom que não foi trágico.

    Thumb up 8
    • Consequências de uma péssima política!! E foi engraçado sim. Fico imaginando o custo do conserto?!!

      Thumb up 3
    • Paulo não é consequência de péssima politica e sim de péssimos políticos.

      Thumb up 1
    • O fenômeno é comum, normal aos helicópteros. O terreno macio e algum problema impediu que o piloto conseguisse voltar ao voo pairado, o que faria com que o fenômeno terminasse.
      Na verdade, o inusitado foi justamente ter alguem filmando. Pode ter certeza que este filminho irá rodar o planeta, servindo de material didático para pilotos em formação.
      Procure não jogar seu voto no lixo, que o Brasil não piorará.

      Thumb up 1
  9. O melhor é o cara rindo no fundo!!

    “Manda o cara desligar essa poha aí mano!”

    Thumb up 11
    • Impossível não rir.

      Thumb up 7

Envie um comentário