Acromatopsia: pessoas podem sonhar com cores?

Publicado em 28.07.2010

acromatopsia

Antigamente, achava-se que todos os sonhos eram em preto e branco. Recentemente, especialistas descobriram que sonhamos, sim, com cores. Mas será que pessoas com acromatopsia, que só vêem em preto e branco, conseguem ter sonhos coloridos?

O que é acromatopsia

Se você não sabe, existem dois tipos de daltonismo. A discromatopsia, no qual o paciente consegue ver algumas cores (e as troca, vendo amarelo em vez de verde, ou coisas do gênero) e a acromatopsia, no qual ele vê apenas em preto e branco.

Segundo especialistas, sonhar em cores ou em preto e branco depende de quando o paciente parou de ver cores. Não podemos sonhar com o que não conhecemos, com o que nunca vimos. Pessoas que nasceram com essa condição não sabem com o que as cores se parecem então não têm memórias com essas cores. Logo, não podem sonhar “colorido”.

Já pessoas que desenvolveram o problema depois de conhecerem as cores podem, sim, sonhar com suas memórias.

Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a acromatopsia é uma condição muito rara que afeta apenas cerca de 30 mil pessoas no mundo todo. Pessoas com discromatopsia são muito mais comuns e a maior parte delas tende a confundir as cores verde e vermelho – elas representam 99% das deficiências relacionadas à visão de cores no mundo.

Uma pessoa com discromatopsia irá sonhar com as mesmas cores que ela vê quando está acordada.

Pesquisadores, antigamente, acreditavam que as pessoas sonhavam em preto e branco e os cientistas de hoje tem uma explicação muito natural para isso: as TVs e os filmes da época eram produzidos em preto e branco. Nos anos 60, quando a TV colorida entrou em ascensão, os relatos de sonhos em preto e branco se tornaram cada vez mais raros, mostrando que sonhamos com imagens e memórias que reunimos durante o dia. [Life's little mysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Sinceramente, quanta imbecilidade…Desde quando eu sonho, que eu tenho certeza de que quase todos os sonhos são em cores, e as vezes, extremamente vívidas…!

    Thumb up 1
  2. Texto bom, mas o final ficou ridículo. As pessoas sonhavam preto e branco por causa da tv? O dia inteiro elas viam cores e por causa de tv sonham preto e branco?

    Thumb up 4
  3. Fico no mesmo barco desses comentários! Onde já se viu resumir a realidade a uma tv?

    Thumb up 2
  4. A matéria é boa, mas ficou meio esquesita a explicação final.
    Os comentários foram complementar e de excelente consenso.
    Sonho em 3D então! Se nos sonhos vivemos uma realidade, imagina em 3D? Boa!
    Então o comentário baseiado na tv b/p foi mesmo uma piada!
    Talvez a explicação seja(vou tentar) que as pessoas antes de dormir(só podia ser antes), elas ficavam alta hora assistindo tv e acabavam sonhando com aquilo que acabara de assistir! Convenci? …Nem podia!
    Vamos dizer então que o autor da matéria estava(no final) fazendo um teste de lógica! Melhor, né?
    Nesse caso todos tiramos 10! Eta nois! Somos digno de termos aquele dizer que o bom brasileiro sempre dar um jeitinho!
    Aprovado!

    Thumb up 1
  5. Eh, pq antes de existirem TVs e o cinema as pessoas nem sonhavam..
    Só uma pedido, defina especialista

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nebulosatrif
Foto espacial: a incrível nebulosa Trífide

Conhecida por ser um...

Fechar