Adoçantes artificiais podem elevar o nível de açúcar no sangue

Publicado em 25.07.2010

Parece senso comum que os alimentos rotulados “sem açúcar” não teriam nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Mas às vezes eles têm.

A maioria dos adoçantes – sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo – oferecem a doçura do açúcar sem as calorias do mesmo. Eles não contêm carboidratos e, portanto, não têm nenhum efeito sobre o açúcar no sangue. Mas alguns adoçantes por vezes rotulados “sem açúcar” na verdade contêm um substituto chamado de alcoóis de açúcar.

Eles estão cada vez mais presentes em produtos rotulados diet, como biscoitos, balas e chocolates. Isso pode ser um problema para quem realmente precisa comprar alimentos sem açúcar.

Os alcoóis de açúcar levam seu nome a partir de sua estrutura, que parece um cruzamento entre uma molécula de álcool e açúcar, mas tecnicamente não é nenhuma. Apesar de eles fornecerem menos calorias do que o açúcar normal – em geral 1,5 a 3 calorias por grama, contra 4 calorias por grama de açúcar – eles ainda podem aumentar ligeiramente o açúcar no sangue.

Segundo as autoridades de saúde, uma maneira de contá-los é contar metade dos gramas de álcool de açúcar em um produto como carboidrato, uma vez que somente cerca de metade do teor de álcool de açúcar é realmente digerido. Você pode identificar alcoóis de açúcar em um ingrediente procurando por palavras que terminam em “-ol”, como o sorbitol, maltitol e xilitol. E em alimentos rotulados “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”, a contagem precisa de álcool de açúcar deve ser indicada separadamente sob as informações nutricionais. [NewYorkTimes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

8 Comentários

  1. Gostaria de fazer uma sugestão sobre o tema citado na matéria, falem por favor sobre o ciclamato de sódio e seu lado negro, vejam que nos USA e EUR ele foi banido e que a coca cola zero saiu de circulação por um certo tempo devido ao ciclamato.

    Thumb up 0
  2. Aparecida
    Seu índice esta bem para sua idade. Leve em consideração que um pâncreas de 18 anos, é mais eficiente que um de 60 anos, principalmente nas mulheres, que com a menopausa sofrem uma mudança radical no metabolismo.

    Thumb up 0
  3. Tenho 60 anos com 95 de glicose, tenho familiares diabéticos, estou alerta pois a cada ano a glicose sobe uns pontinhos, de um ano para outro de 91 foi para 95. Além de evitar o açúcar que mais devo fazer para evitar a doença?

    Thumb up 2
    • deixar de comer carboidratos, além de melhorar toda sua saúde em geral seu indice glicemico caí a niveis normais e também fazer uma hora de caminhada todos os dias aí vc fica livre deste problema. Pode acreditar experiência própria não é mais uma palhaçada ou pegadinha da internet.
      Se quiser comprovação meu e-mail é marcelo36m03@gmail.com ou meus tels – 6037-3962 ( tim ) – 7360-8774 ( vivo ) – 5047-9405 ( vivo ) . NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NÚMERO 9 NA FRENTE DO NÚMERO DO CELULAR. Espero ter ajudado bastante pessoas. Deus abençõe a todos. MARCELO

      Thumb up 0
  4. Tenho diabete, e a matéria é de uma grande importância para mim, eu não sabia da quantidade de açucar dos alimentos, foi muito bom para evitar.

    Thumb up 0
  5. Mais algo para se preocupar, para quem precisa de uma dieta de restrição de açucares…

    Thumb up 0
    • QUEM TEM DIABETES COMO SOLUCIONAR DE ALGUNS PROCEDIMENTOS SIMPLES :
      1 – TIRAR TODO O CARBOÍDRATO DA COMIDA TUDO O QUE É DERIVADO DE LEITE, FARINHA DE TRIGO – TUDO VER NO ROTULO DOS ALIMENTO SE TEM CARBOÍDRATO ( ALEM DE BAIXAR NIVEIS DE GLICEMIA NO SANGUE AINDA VAI EMAGRECER E MUITO.
      2 – ANDAR – FAZER CAMINHADA 01 HORA TODOS OS DIAS DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA AJUDAR A VOLTAR A NIVEIS NORMAIS O AÇUCAR NO SANGUE. SE A PESSOA FIZER ESTES 2 PROCEDIMENTOS ACIMA NÃO PRECISA NEM TOMAR INSULINA PELO MENOS COMIGO FOI ASSIM, ENTÃO QUEM QUISER SE LIVRAR DA INSULINA É SÓ SEGUIR A RISCA ESTES 2 PROCEDIMENTOS. MAS SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO E SEMPRE PEÇA RECEITAS NATURAIS EM VEZ DE TOMAR REMÉDIOS FARMACEÚTICOS QUE ARRRUMAM UMA COISA E DESARRUMAM OUTRA. MARCELO

      Thumb up 1
    • Marcelo, orientar as pessoas a “retirar todo o carboidrato da dieta alimentar” é loucura! o carboidrato é uma das principais fonte de energia do nosso corpo! em hipótese alguma devemos retirar da nossa dieta, o que deve ser feito é uma redução na quantidade a ser ingerida e claro ter acompanhamento de um nutricionista!

      Thumb up 6

Envie um comentário