Advogado robótico heroico apelou contra 160 mil multas

O advogado mais produtivo do mundo já salvou 160 mil pessoas de levarem multas de trânsito injustas, tem 64% de taxa de sucesso e economizou US$ 4 milhões para seus usuários. O melhor de tudo é que esse serviço é grátis, e pode ser feito pelo computador ou smartphone.

Tudo o que o usuário precisa fazer é responder a uma série de perguntas simples sobre a punição, como se havia placas de trânsito visíveis na região. O programa então indica se aquele caso pode recorrer à multa e explica os próximos passos. Depois, é só esperar a revisão do pedido e receber a resposta.

Chamado DoNotPay ou “não pague”, em português, o programa foi criado pelo estudante de 19 anos da Universidade Stanford (EUA), Joshua Browder. Tudo começou quando ele se frustrou com o processo de apelar contra multas de trânsito na cidade de Londres.

Ele percebeu então que esse processo seguia uma fórmula, e que era possível criar um programa para agilizar isso tudo. O programador autodidata criou então seu aplicativo, e o compartilhou com amigos e familiares que enfrentavam o mesmo problema.

Diante do sucesso de sua invenção, Joshua decidiu autorizar que todos utilizem o DoNotPay, sem pagar nada. O programa tem 64% de taxa de sucesso em seus pedidos de revisão de aplicação da multa. “Eu o criei para alguns familiares e amigos, e nunca poderia imaginar que em alguns meses ele teria apelado mais de US$ 4 milhões em multas”, disse ele em seu blog.

Governo não gostou

donotpay multa advogado robo
Quem não gostou nada da novidade foi o governo do Reino Unido, que deixou de arrecadar muito com essas multas. “O governo não gosta muito de mim, mas as pessoas com multas de trânsito gostam!”, brincou o estudante.

Apesar de ser anunciado como o “primeiro advogado robô”, um serviço semelhante foi criado em 2014 em São Francisco, mas foi bloqueado pelo governo em 2015. Na cidade da Califórnia, funcionários da agência de transporte ficaram tão frustrados com o fluxo de pedidos de apelação que chegaram a desligar as máquinas de fax que recebiam essa papelada.

Londres e Nova York

Por enquanto o serviço é restrito a Londres e Nova York, mas Joshua pretende expandir a atuação para Seattle (EUA) em breve. Ele também quer incluir outros serviços, como indenização por voos perdidos e legalização de refugiados diante do governo americano.

Serviço peculiar

Outro serviço incomum disponibilizado pelo “advogado” é o aviso de status de HIV positivo. “Dependendo de onde você está, não informar ao seu parceiro sexual sobre seu status de HIV positivo pode trazer punição e até prisão perpétua”, explica o site. “Infelizmente, provar que você fez isso pode ser difícil. O DoNotPay Disclose permite que você faça isso de graça em 30 segundos”.

Tudo o que o programa faz é enviar uma mensagem para o parceiro sexual do interessado, e deixar todos os dados registrados, como data e horário da visualização do aviso. Assim, o usuário pode guardar essas informações para o futuro. [Gizmodo, Joshua Browder, DoNotPay]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta