Afinal, qual é a maior usina hidrelétrica do mundo?

Publicado em 3.08.2010

maior usina hidrelétrica do mundo

Qual é a maior usina hidrelétrica do mundo?

No dia 20 de maio de 2006, o governo chinês finalmente conclui uma obra iniciada em 1993 e saiu propagandeando pelos quatro cantos do mundo: a Usina de Três Gargantas, instalada no Rio Yang-Tsé (Rio Azul) é a maior do mundo. Essa declaração bateu fundo nos nacionalistas mais exaltados, tanto aqui no Brasil como no Paraguai, já que até então este título pertencia à Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, orgulho nacional. Desde a inauguração da usina chinesa, começou a discussão: de uma vez por todas, qual é a maior usina?

A resposta é: depende do critério. Para começar, se levarmos a palavra “maior” ao pé da letra, o título ainda pertence à Itaipu. Somados os comprimentos de todas as barragens, nossa usina tem 7.700m de comprimento (o equivalente ao comprimento de 77 campos de futebol), e 196m de altura (algo da altura de um prédio com cerca de 60 andares). A Três Gargantas, por sua vez, é praticamente da mesma altura (192m), embora também tenha lá mais de 50 andares, mas tem menos da metade da largura, “apenas” 2.300m.

É claro que não seria sensato chamá-la de maior pelo sentido literal, o que importa é o quanto se gera de energia. Mais uma vez, no entanto, caímos em uma dificuldade. Se considerarmos a capacidade máxima momentânea (o máximo de energia que se pode gerar em energia ao mesmo tempo), a Três Gargantas é mesmo a maior. Atualmente, a geração instantânea da usina chinesa, com suas 32 turbinas, é de 22.500 MW (Mega Watts). A Itaipu, por sua vez, conta com 20 turbinas, que totalizam uma capacidade instantânea de 14.000 MW.

Contudo, a geração anual das duas é bem parelha. Até ano passado, a Itaipu superava a Três Gargantas, mas em 2009 a usina chinesa produziu 100 TWh (Terawatt/hora, que é um milhão de Megawatts), suficiente para suprir toda a energia anual, por exemplo, da Holanda, um quarto do que necessita o Brasil, e 3% do que consome a China. A Itaipu está um pouco abaixo: 91,6 TWh, mas isso dá para facilmente suprir 90% do Paraguai e ainda sobra para vender, é uma grande fonte de renda do país. Para o Brasil, representa 20% da energia consumida.

Assim, pesando os fatores, pode-se dizer que realmente a usina de Três Gargantas é a maior de fato. Já é a maior, inclusive, nas críticas contra o projeto. Por vários motivos. O primeiro é histórico: engenheiros já previam uma obra semelhante no rio Yang-Tsé desde 1919, mas a Revolução Cultural que se seguiu à Segunda Guerra Mundial atrasou o projeto, enquanto grande parte da população vivia sem eletricidade. Apenas em 1992 as obras começaram a sair do papel, e a construção real se iniciou em 1993 para ser concluída treze anos depois.

Os ambientalistas também reclamam: a criação da barragem e do reservatório de água acabou inundando cidades, fazendas e sítios históricos. Mais de 1,13 milhões de pessoas tiveram de ser transferidas de suas casas, que ficaram embaixo d’água, e uma parte dessa população ainda não tem moradia fixa, quatro anos depois. Mas a relocação de moradores, que custou 24 milhões de dólares (cerca de 42 milhões de reais na conversão atual) aos cofres chineses, não é o único problema. Geólogos afirmam que a vazão ampliada do rio Yang-Tsé está corroendo suas margens, o que pode vir a causar uma catástrofe ambiental no futuro.

A favor da usina, argumenta-se que ela finalmente irá acabar com o histórico problema de carência de energia na China e trazer progresso às regiões que dela se beneficiam. E apontam para o benefício ecológico de Três Gargantas: sua barragem evita que haja enchentes. De fato, em 1998, quando ainda não havia a usina, uma enchente do Yang-Tsé custou a vida de 4000 pessoas que moravam em comunidades próximas. E essa enchente foi de apenas 20.000 metros cúbicos de água. Em 2010, quando houve uma temporada de tufões na região, a barragem aguentou a vazão de 70.000 metros cúbicos, e o Rio Azul não transbordou. [Life’s Little Mysteries]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

36 Comentários

  1. NOOOOOOOOOOOÔOOOÔÔÕÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÕÔÔÔÔÕÓÓÓÓÓÓÓÓSSAA É ENORME MESMO!!!!!!!!

    Thumb up 7
    • ha maior usina heletrica do mundo éessa mesmo ela e gigantesca
      mais ha água dela é suja?

      Thumb up 9
  2. (ola de novo*_*)A
    resposta é: depende do critério. Para começar, se levarmos a palavra “maior” ao pé da letra, o título ainda pertence à Itaipu

    Thumb up 5
  3. fico vendo os comentarios,e ao mesmo tempo refletindo como o sistema capitalista transforma o ser humano,pois estao discutino qual e a maior,quando deveriam ver qual a que causa o menor impacto sobre a humanidade.

    Thumb up 4
  4. todos nós sempre ficamos com uma duvida na verdade qual é a maior hidrelétrica do mundo?
    muitas respostas temos mais sempre estão voltadas para essas duas usinas hidrelétrica

    Thumb up 10
  5. o artigo esta muito bem escrito e estabelece o criterio de maior produtor de energia como o melhor criterio para definir qual eh a maior hidreletrica do muno que particularemente acho que eh mesmo o melhor criterio afinal eh o que se busca qdo de constroi uma usina hidreletrica – produzir energia.

    Porem ha um deslize no artigo – em 2009, 3 gargantas produziu exatos 79,5 GWh enquanto que o recorde da ITAIPU estabelecido em 2008 foram exatos 94.684.781 MWh ou seja pelo criterio do artigo, a ITAIPU eh a maior hidreletrica do mundo.

    Esta briga continuara sendo boa pois ambas as usinas tem potencial para gerar valores maiores que o atual recorde. Quem viver, verah !!

    Celso

    Thumb up 19
  6. p/alexandre,te enganaram!A HIDRELÉTRICA DE TRES GARGANTAS JÁ FOI CONCLUÍDA!!!E portanto a de Itáípu é a segunda maior!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 2
  7. a hidreletrica de tres gargantas ainda esta sendo construida por enquanto a maior do mundo e a itaipu bi nacional

    em foz do iguaçu

    Thumb up 2
  8. Ouvi dizer que essa usina das Três Gargantas pode ser vista do espaço, como a Muralha da China… isso é verdade?

    Thumb up 4
  9. A hidrelétrica de três gargantas é a maior do mundo,já foi confirmado isso!!!Apesar de alguns aqui ainda não saberem disso!!

    Thumb up 6
  10. Parque eolico com 22 mil MW hahahahahah piada mesmo
    o problema de hidreletricas é que o povo otario consome energia, polui o mundo e quando meia duzia de indios reclamam da construcao de hidreletricas eles se sensibilizam e acham que hidreletrica é prejudicial… só sabem reclamar…

    Thumb up 13
  11. O Kraken está certo,a hidrelétrica de Três Gargantas é a maior do mundo!!a de Itaipú é a segunda!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Thumb up 3
  12. Marcos.. concordo com voce… mas atitudes como a do Wanderson deve ser repudiadas em um meio q visa passar informação como esse…

    vem outra pessoal mais desinformada q esse elemento ainda.. e pensa q o ele esta falando é verdade… e a DESinformação assim como a verdadeira informação vai passando pra frente em cadeia.

    um simples EU ACHO ja resolveria toda a questao por quem nao tem certeza do q fala.

    Thumb up 7
  13. Olá a todos !
    Já disse inúmeras vezes que aprecio muito os comentários e comentaristas do site pois aprendo bastante com eles.
    No entanto, acho que poderia haver um pouco mais de calma e humildade nas respostas aos outros. Todo mundo tem dúvidas, todos nós erramos e podemos falar coisas que não são exatamente como são mas isto não dá direito a ninguém de nos humilhar e maltratar, penso eu.
    Um excelente conhecimento técnico e um pouco de paciência com os que estão menos informados, podem andar de mãos dadas sem prejuízo para nenhuma das partes, ao contrário, todos ganharemos, uns em conhecimento, outros no trato com as pessoas …
    Abraços

    Thumb up 12
  14. Exatamente isso, a potência de cada gerador eólico, não sabia que existia um de 4MW! Pensei que a potência deles fossem menores. Mesmo assim são necessários muitooooss pra produzir o mesmo que UMA turbina de Itaipu. Obrigado

    Thumb up 4
  15. Será que Freud explica essa disputa por quem tem a maior hidrelétrica do mundo???

    Thumb up 3
  16. Trabalho no Pti (Parque Tecnológico Itaipu) e digo com segurança:
    Em potência instalada Três Gargantas é superior a de Itaipu, no entanto,ao olharmos para a geração contínua verificamos que a Usina de Itaipu atende satisfatóriamente a demanda (95% do Paraguai e parte do sudeste brasileiro) em todas as estações do ano. Já a usina de Três Gargantas apesar de todo potêncial instalado não é capaz de gerar energia de forma continuada,devido aos baixos níveis pluviométricos em determinadas épocas do ano,o que impossibilita a usina de ter 100% da potência instalada em operação , o que podemos caracterizar a Itaipu como maior produtora de energia elétrica mundial.

    Thumb up 12
  17. no meu comentário passado quando falei ve se na próxima se informa mais eu me referia ao WANDERSON e não a você Leandro, ok?

    Thumb up 4
  18. kkkkkkkkkk isto so pode ser piada, gente desinformada

    Leandro vc está totalemnte certo estou 100% com você. Pois enquanto a produção mundial de energia eolica em 2009 foi de 158 gigawatts/h, so a usina de itaipu fez 91,6 TW/h, o que significa muito mais, ve se na próxima vez se informa mais ne?????

    Só podia ser TROLL mesmo.

    ps.: eu não sei informar direito se a produção anual de energia eólica é de 158 gigawatts/H ou se é somente 158 gigawatt anuais.

    Thumb up 5
  19. trabalho aqui no Pti (parque teconologico Itaipu), e a nossa informação é o contrario, Três gargantas maior em tamanho e Itaipu em produção….

    Thumb up 4
    • li uma reportagem na revista Superinteressante que dizia o mesmo.

      Thumb up 2
  20. Qual parque eólico pode produzir 22.000 MW ? Me diga um, ou faço um cálculo de quantos geradores eólicos seriam necessários pra produzir a mesma quantidade de energia ? Isso é papo de quem vive com eletricidade mesmo, se não tivesse, ia ver a falta que faz.

    Thumb up 8
  21. Há um alto custo tanto econômico como ecológico em construir uma usina dessa magnitude,sem falar no social,bem mais do que construir um parque eólico que pode produzir a mesma quantidade de energia em bem menos tempo e menos prejuíso ao meio ambiente.
    O Brasil,como sempre está indo na contramão da História com a uzina de Belo Monte onde o impacto ambiental ainda não se tem idéia do estrago no futuro ao invéz de aproveitar seu imenso potencial em produção eólica considerado um dos maiores do mundo.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
criancacachorro
Homens e animais: uma história de amor e evolução

Nosso amor por criat...

Fechar