Água da Terra pode ter vindo, em parte, de cometas

Publicado em 5.12.2011

O Cometa Hartley 2 contém mais água parecida com a encontrada na Terra do que qualquer outro cometa que conhecemos.

Um estudo utilizando o telescópio espacial Herschel mediu a fração de deutério, um tipo raro de hidrogênio, presente na água do cometa.

Assim como os nossos oceanos, a água tinha a metade da quantidade de deutério visto em outros cometas. O resultado dá a ideia de que grande parte da água da Terra poderia ter vindo de impactos com cometas. E haja cometa!

Alguns milhões de anos após sua formação, a Terra primitiva era rochosa e seca. O mais provável é que algo tenha trazido a água que cobre a maior parte do planeta hoje.

A água tem uma espécie de impressão digital molecular a partir da quantidade de deutério que ela contém, e a medição desse elemento foi feita em apenas cerca de meia dúzia de cometas – e todas eles têm demonstrado uma fração de deutério que é o dobro dos oceanos.

Asteroides dão origem à meteoros e meteoritos que chegam à Terra, o que faz com que seja mais facilmente estabelecida a sua fração de deutério.

O material de meteoritos tem aproximadamente a mesma proporção de deutério que os oceanos da Terra contêm. Por isso, a suposição foi de que, se a água veio de outro lugar, ela chegou de asteroides.

Até agora, todos os cometas medidos foram os chamados objetos da Nuvem de Oort, que acredita-se que tenham sido formados no início da história do sistema solar, na região dos planetas gigantes Netuno e Urano, e chutados a uma grande distância, esbarrando com eles mesmos e com outros planetas.

O Cometa Hartley 2 é o primeiro objeto do Cinturão de Kuiper a ser submetido a uma análise de deutério. Os objetos desse Cinturão foram formados não muito longe do nosso sistema solar e os cometas que lá se originaram têm órbitas muito mais curtas do que as da Nuvem de Oort.

Uma equipe internacional usando o telescópio Herschel descobriu que ele tinha uma fração de deutério muito mais próxima dos nossos oceanos.

A descoberta abriu a possibilidade de que os cometas pelo menos contribuíram para o nosso abastecimento de água.

Mas resposta ainda não é definitiva, já que muito do que acreditamos ter acontecido no sistema solar é baseado em modelos de computador. Esses modelos podem necessitar de ajustes à luz de novas provas e de mais estudos para avaliar se muitos objetos do Cinturão de Kuiper são como Hartley 2.

Se os cometas de órbita curta forem como este, então essa pode ser uma fonte significativa de nossa água.

Os pesquisadores argumentam que o resultado mostra que a distinção entre as potenciais fontes de água deve ser feita. No passado, os cientistas pensavam que asteroides e cometas eram classes de corpos completamente diferentes. Agora, vários novos resultados mostram que os dois são irmãos e irmãs primitivos.

Esta nova visão muda, pelo menos, a semântica da questão sobre a origem da água da Terra. A questão torna-se mais técnica: a partir de qual região e por qual mecanismo dinâmico vieram os objetos que trouxeram água para a Terra?

Os investigadores concordam que as novas tecnologias de telescópios é que serão, em breve, capazes de resolver estas questões. [BBC]

Autor: Patricia Herman

é aspirante a jornalista, tem 21 anos e adora ler, principalmente poemas e a filosofia alemã do século XIX. Tem um único grande vício: música.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Só falta algum daqueles caras que dizem sr cientistas que gastam fortunas,informar que a aguá veio do sol,e não vai faltar desprovidos de intelecto para acreditar.
    Me poupe de tanta idiotice,tudo teoria,os cometas deram uma parada e despejaram toda agua aqui e depois foram novamente embora rsrsrsrsrsr??????????

    Thumb up 1
    • David Lee

      Os cometas são feitos de água. Eles não deram uma parada aqui mas caíram às toneladas por minuto. No início da formação do sistema solar, logo depois que o Sol se formou, um disco de gás e poeira formou os planetas, e haviam trilhões de blocos de gelo, que foram puxados pela gravidade solar em direção aos planetas, e aqui acabaram caindo e formando os mares. Nos cometas também existem compostos orgânicos, de onde se suspeita tenha vindo grande parte das moléculas orgânicas que acabaram gerando a vida neste planeta (http://eternosaprendizes.com/2010/11/08/a-astrobiologia-e-o-cinturao-de-kuiper/ ).

      O falecido Arthur Clarke descreveu em uma de suas novelas “Odisséia” uma ideia interessante para esfriar e tornar Vênus colonizável: astronautas viajariam em direção ao cinturão de Kuiper, embalariam os enormes icebergs flutuantes que tem por lá em papel alumínio e dariam um leve impulso para eles, colocando-os em uma trajetória tal que em algumas décadas eles cairiam sobre Vênus.

      Acho que com isto a tua pergunta está respondida, não está?

      Thumb up 5
  2. Complementando: é possível que eventuamnete um ou mais cometas tenham se chocado com a terra acrescentando mais água, mas em quantidade pouco significante ao volume já existente.

    Thumb up 3
  3. Discordo dos cientistas, pois a minha teoria é que o planeta terra em sua formação já continha toda a água hoje existente.A princípio, a terra seria um planeta gasoso com um núcleo super aquecido e a medida em que se esfriou, formou a crosta rochosa e os vapores de água tornaran-se líquidos e em gravidade aderiram à superfície do planeta.

    Thumb up 4
  4. Se estamos tomando agua extraterrestre, e somos feito na maior parte por agua, entao somos agua, consequentemente somos EXTRATERRESTRES, meu Deus eles existem >.O AHEuaheuae

    Thumb up 12
  5. A água da Terra com certeza veio de cometas. Mas de cometas beeeem grandes, do tipo que passou por aqui durante o Grande Dilúvio Universal – Universal pois todas as civilizações possuem a mesma história com os mesmos personagens.

    Esses cometinhas que eles consideram nesses estudos não são o suficiente para encher um copo dágua quando entram num planeta. E a origem dessa água, de qualquer jeito, não vem do derretimento do gelo, mas na verdade é criada em sua corona e cauda devido à grande atividade energética presente nessas regiões.

    Thumb up 4
  6. Essa idéia é antiga. Mas ainda se sabe muito pouco a respeito da constituição dos cometas, a massa de água da Terra não é só superficial, tem muita água por baixo, na crosta, talvez mais além, talvez mais água que em todos os oceanos. Em parte, pode ter vindo de cometas, mas teriam que ser muito grandes ou muito numerosos e com grandes massas de água ainda que para explicar apenas parte da massa aquífera terrestre.

    Thumb up 9
    • Água vindo de cometas não é nenhuma novidade mesmo não. A Terra é muito rica em água subterrânea principalmente o Brasil, é com essa água que estamos diminuindo a seca no nordeste.

      Thumb up 9

Envie um comentário

Leia o post anterior:
great-divide-basin
Inteligência artificial ajuda a encontrar fósseis

Importantes para a p...

Fechar