Além do vício em tabaco, nicotina é responsável por desenvolver câncer de mama

Fumar pode dar origem a vários tipos de câncer, isso não é novidade. Mas isso não acontece apenas devido aos danos que a fumaça do cigarro causa à mucosa pulmonar e ao sangue que passa por ele, como se pensava. Um novo estudo da Universidade Médica de Taipei (Taiwan),descobriu que a nicotina, ao se combinar com seu receptor (acetilcolina) faz mais do que promover o vício: influencia diretamente a formação de câncer de mama.

Assim, a nicotina se torna um vilão ainda mais nocivo do que já era, já que cumpre o papel duplo de agente viciador/cancerígeno. Para o câncer de mama, em particular, alguns grandes estudos epidemiológicos recentes têm sugerido que a relação com tabagismo é mais forte do que se pensava, mas tais pesquisas não foram acompanhadas de estudos de biologia molecular sobre a forma como isso funciona de fato.

Buscando estas respostas, os pesquisadores de Taiwan analisaram 276 amostras de tumor do câncer de mama, de doadores voluntários, para ver os efeitos que as sub-unidades da acetilcolina (um neurotransmissor) apresentavam no desenvolvimento de células cancerígenas na mama. Eles descobriram que o surgimento de tais células, via de regra, são uma resposta a mudanças químicas na acetilcolina. Como este neurotransmissor é alterado principalmente quando funciona como receptor da nicotina, a relação é direta.

Os autores do estudo, no entanto, pedem que não se tirem conclusões definitivas, devido à limitação do estudo. Pesquisas recentes mostram que a genética recepciona o tabaco de diferentes formas entre as raças humanas, e esta pesquisa analisou apenas pacientes asiáticas. De qualquer forma, os cientistas afirmam que a chave para se descobrir mais sobre o câncer está em estudos como este: que utilizem a biologia molecular, um campo ainda em desenvolvimento. [Science Daily]

Por: Rafael AlvesEm: 24.08.2010 | Em Bem-estar, Principal  | Tags: , , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

4 respostas para “Além do vício em tabaco, nicotina é responsável por desenvolver câncer de mama”

  1. Não sofra! Acorde logo! Preserve-se! Ficar na cama de um hospital e sentir dor é horrível!
    Prazer em fumar? Que coisa mais brega! Tenha saúde e prazer em curtir a vida. Lute para viver e não para morrer. Boa sorte.

Deixe uma resposta