O universo em um clique

Alemães quebram o recorde de aceleração com um kart

Por em 4.05.2011 as 20:39

Enquanto você se diverte com competições de kart nos finais de semana entre amigos, outros se preocupam em acelerar o carro até quebrar recordes. Guinness, o Livro dos Recordes, confirma a mais rápida a aceleração elétrica de kart, estabelecida no dia 24 de abril, na Arena Motorsport, em Oschersleben, na Alemanha.

O kart acelerou de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, criando uma nova categoria para o Guinness, já que tal tentativa nunca tinha sido feita antes.

Organizada pela empresa Linde Material Handling, uma fábrica de caminhões alemã, a tentativa ocorreu quando uma parte do Fim de Semana Allgemeiner DeutscherAutomobil-Club Gran Turismo Masters, uma competição de corridas de automóveis patrocinada pelo clube alemão ADAC.

O kart elétrico usado para bater o recorde, ou e-Karting, é chamado de Linde E1 e foi produzido especificamente para a tentativa. Seu acionamento é similar ao usado em empilhadeiras, exceto que a Linde E1 tem uma bateria de íons de lítio e as empilhadeiras usam baterias de chumbo-ácido.

Os juízes do Guinness, o Livro dos Recordes anexaram um dispositivo especial no carro a fim de medir o tempo levado para o kart acelerar de 0 a 100. Cumprindo com as diretrizes do Livro, o kart fez duas arrancadas na pista – em sentidos opostos – para que o vento não favorecesse a tentativa.

O cronômetro acusou menos de 3,4 segundos na primeira corrida e 3,5 segundos na segunda. Os juízes determinaram o valor final de aceleração baseado em uma média das duas tentativas, tornando oficial a marca de 3,4s: o recorde para a aceleração mais rápida de 0 a 100 km/h um kart elétrico. [Life’sLittleMysteries]

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

Reponder

Leia o post anterior:
formigagiga
Fossil de “formiga monstruosamente grande” é encontrado nos EUA

Quase 50 milhões de anos atrás, formigas do tamanho de beija-flores percorriam a área onde hoje se encontra o estado do Wyoming

Fechar