Algum animal é monogâmico?

Publicado em 18.07.2010

Monogamia é realmente algo raro no reino animal, mas há aqueles que conseguem ser fiéis a vida toda.

Parece que a maioria dos monogâmicos fica junto por causa das crianças. Sim. A prole de alguns animais exige cuidados excessivos que precisam tanto da mãe quanto do pai. Os filhotes ficam impotentes por muito tempo, e a mãe sozinha pode não dar conta.

Cerca de 3 a 5% dos mamíferos encontram um parceiro para a vida, incluindo lontras, castores e lobos. Entre os primatas, a porcentagem é um pouco maior – 6% das 300 espécies são monogâmicas, como o gibão.

E quanto aos humanos? Segundo os estudiosos, somos uma espécie disposta à monogamia. Certamente, quando comparada a outros animais, somos bastante monogâmicos.

Alguns outros monogâmicos notáveis são um tipo de águia que mostra o seu compromisso com um vôo de acrobacias e a ratazana da pradaria do sexo masculino (um pequeno roedor) que irá acasalar apenas com a fêmea que ele perde a virgindade.

Animais como o abutre negro e as salamandras de costas vermelhas não toleram a promiscuidade: os abutres atacam qualquer outro da espécie que seja considerado namorador, e os salamandras machos assediam fisicamente e psicologicamente as fêmeas que eles acham que os estão traindo.

Pinguins imperadores têm a reputação de monogâmicos, mas na realidade praticam monogamia anual. Depois de todo inverno, eles buscam novos parceiros. [LifesLittleMysteries]

1. Muito curioso! A monogamia humana surgiu ainda em tempos primitivos qndo a femea engravidava e demorava alguns anos (se bem me recordo 7) para que suas crias ficassem “prontas” para a vida.
    Para o macho que tinha que caçar e proteger a cria ficava muito incoveniente ter várias femeas. Então ele ficava com aquela até o gúri virar gente e até lá, são vários periodos de nucio e mais filhotes. Então ele acabava ficando. Por uma questão de comodidade e segurança a monogamia foi inventada pela especie humana (n sei se nesta epoca jah erámos humanos (vide homo sapiens)).

2. As araras tbm são, tenho algumas na minha fazenda(elas vivem soltas, porem n saem de perto do local por vontade própria)e formam casais inseparáveis, ate hj nunca trocaram de pares.

3. Foi dito no post

“Segundo os estudiosos, somos uma espécie DISPOSTA à monogamia.”

“Certamente, quando comparada a OUTROS ANIMAIS, somos bastante monogâmicos.” (N ós citados como exemplo no post, entendi assim.

Foi uma maneira sutil de dizer q não somos mongamicos, embora tendamos para este lado.

ACredito q por uma questão social nos tornamos assim, nas minhas pesquisas sobre o assunto, encontrei fontes q falavam da monogamia ter surgido por questões de heranças e tal…

Creio eu q isso foi só o estopim para a monogamia virar uma regra. Porém nas minhas andanças em internet, documentários e livros descobri uma explicação que me parece mais aceitável.

Que a monogamia humana surgiu ainda em tempos primitivos qndo a femea engravidava e demorava alguns anos (se bem me recordo 7) para que suas crias ficassem “prontas” para a vida.

Para o macho que tinha que caçar e proteger a cria ficava muito incoveniente ter várias femeas. Então ele ficava com aquela até o gúri virar gente e até lá, são vários periodos de nucio e mais filhotes. Então ele acabava ficando. Por uma questão de comodidade e segurança a monogamia foi inventada pela especie humana (n sei se nesta epoca jah erámos humanos (vide homo sapiens)) .

4. Dizem q o pombo tbm é monogamico,o joão de barro e o meu cachorro Sadam ,ele só teve uma namorada ,nasceram 4 filhotes e nunca mais ele saiu p/ namorar vive preso no meu quintal,é monogamico p/força ,porque eu ñ quero abandonae seus filhotinhos p/ morrerem de fome!

5. bom.. nada contra a monogamia em humanos.. pelo contrario

problema de hoje é… cara casa pensando SÓ (reparem no “só”) corpo da mulher e nao no quadro geral

e a mulher ou casa por dinheiro… ou pq ele é bunitinho pra ficar com orgulho pros pareste e para as amigas…

se buscarem algo alem do aparente a monogamia entre humanos poderia ser uma coisa boa….

6. A monogamia é uma ilusão romântica e uma imposição do patriarcalismo. O sujeito vai no cartório e na presença de juiz e duas testemunhas registra a mulher como sendo “dele”.

• Hoje, também a mulher, se tiver posses, pode registrar o marido como seu, ou não pode? Se bem que, em nenhum dos casos, é sinal de evolução, pois alguns animais, chamados inferiores, têm mais responsabilidade que muitos de nós, que só pensam nas vantagens, no dinheiro, sem dar nenhum valor e Amor à prole.

7. O ser humano parte do princípio que fez a escolha do parceiro (a) ideal para o resto da vida o que na realidade muito pouco acontece.
    Não é triste saber que”somos uma espécie DISPOSTA à monogamia”, que “comparada a outros animais, somos BASTANTE monogâmicos”.
    Mas bem disse o poeta Vinicius de Moraes:
    “Soneto do amor eterno”
    “Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.”

hacker