Animais anaeróbios, aqueles que vivem sem oxigênio, são descobertos

Por , em 7.04.2010

Apesar de você suspeitar que seu irmão que vive trancado no quarto, jogando videogame, com portas e janelas fechadas consegue viver sem oxigênio, ele não é um desses animais anaeróbios – eles vivem nas profundezas do Mar Mediterrâneo e podem viver toda a sua vida sem respirar oxigênio.

Animais anaeróbios são descobertos

Pesquisadores descobriram a existência dessas criaturas multicelulares e fizeram testes para comprovar que eles realmente estavam vivos, metabolicamente ativos e se reproduzindo, mesmo na ausência completa de oxigênio.

Os cientistas achavam que esses ambientes extremos eram habitados apenas por vírus e bactérias. Estudos mostraram que, para se adaptar, os organismos não possuem mitocôndrias mas outra estrutura normalmente encontrada em organismos unicelulares que habitam ambientes anaeróbicos.

Isso quer dizer que pode haver vida em mais lugares do que considerávamos possível – incluindo, quem sabe, outros planetas que não possuem atmosfera.

Fonte: Science Daily

34 comentários

  • Victor Guru:

    Mas até agora só descobriram esse daí, ou existem mais alguns outros?

  • Vanessa Prado:

    Poow eu qeria saber qual é o nome desse bicho FEIO!!!

  • Vanessa Prado:

    AH!! Que bicho nogento!! Mas me ajudou a fazer meu trabalho de ciencias!!! vlw

  • Anonimo:

    Talvez a vida tenha surgido mais de uma vez na terra, gerando essas diferenças.

  • MARIO MIRANDA:

    CADA VEZ MAIS, REFORÇO A TEORIA DE QUE A VIDA NO UNIVERSO, NÃO PRECISA NECESSARIAMENTE DE OXIGENIO E AGUA PRA EXISTIR..!!!

    AGUARDEM E LOGO VERÃO.

  • pedro:

    se ele nao precisa de oxigenio pode ter iguais a esses em outros planetas

  • Kananda Melo:

    Eu gostei, já que eles vivem na terra sem respirar então existe vidas em outros lugares certo ?!

  • Cassio:

    Bichinho feio, não deve nem servir de isca…
    Agora essa idéia de vida baseada em silício não me é estranha, já li uma crônica do Isaac Asimov com esse enredo…
    Do jeito que as coisas vão, daqui a pouco nós também vamos ter que viver sem respirar, então é bom aproveitar e estudar o bicharoco.

  • arthur:

    que enterecante

  • Bruna:

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaa……..bom…..animal + estranho.como ele vive na terra sendo q e o unico planeta com ar oxigenio.ja q ele nao respira o qesta fazendo aqui?

    • Paulo:

      curtindo as férias dele… ¬¬”

  • Marco Antonio:

    As adaptações de organismos multicelulares ao ambiente é um processo corriqueiro no ambiente terrestre, a mesma coisa deve ter acontecido com este animalzinho. Agora estudar suas características e tentar fazer uma clonagem para que outros seres também participem de sua originalidade é que importa, mas ainda porque o homem poderá tirar proveito disto e hibridizar-se para poder se tornar um homem flex, que pudesse respirar os dois ambientes.

  • Isidio:

    É engraçado (quase patético, eu diria) que nesses tempos regidos pela ciência e seus grandiosos feitos, a fantasia ainda supere a realidade e a razão ainda dê lugar à loucura… homens/marcianos, silicio, café… Tudo perda de tempo… (Quanto a isso eu não teria problema, detesto café kkkk).
    Apenas espero que as descobertas e os avanços da ciência sirvam para ajudar a melhorar qualidade de vida das pessoas, e não para lhes tirar o bom senso…
    [email protected]

  • Xande Menegussi:

    Olá, muito interessante mesmo, seu site está nos meus favoritos.
    Finalmente achei um site que é igual à minha cara !

    maas, quero lhe dar uma dica de postagem de uma matéria que se encontra em meu site, fala sobre como seria se a terra possuíse anéis semelhantes aos de Saturno. O post possui imagens de alta qualidade e videos envolventes.

    Fica aí a dica,
    até mais !

    link do post:
    http://blogbigpen.blogspot.com/2010/04/e-se-terra-tivesse-aneis-como-os-de.html

  • grasiela paes:

    mais como seria o nomes dessas especies de animal

  • mario casprechem:

    Confesso que isto me assusta porque o homem pode deixar de ser rei por causa de uma criaturazinha dessas, saber la o que nao descobrimos ainda e que pode ser o nosso ponto final aqui nesse planeta, tambem penso no que a natureza pode por nesse planeta que se adapte e tire vantagem do ser humano de uma forma amigavel ou talvez destrutiva, temos que continuarmos evoluindo ou já éramos

  • jrm_rpg:

    Marco Antônio, a vida humana em Marte é possível, por causa da descoberta das geleiras. Uma vez que for liberada a água do planeta para a superfície, começará os ciclos de chuva que, por sua vez, liberarão mais oxigênio na atmosfera marciana. Desse modo, Raton, a Maria irá facilmente fazer o teu café 😉

  • Nome:

    Só agora as pessoas estão começando a abrir mais a mente. Antes acreditavam que apenas em condições semelhantes ao planeta Terra, ou seja, com ar, água, hidrogênio etc, é que poderia haver vida. Sempre achei isso prepotência (para não escrever outra coisa) de quem afirmava essas coisas.

    Talvez agora comecem a encarar melhor a possibilidade de vida em outros planetas (o que é mais do que óbvio existir). Exatamente como essas criaturas são é uma outra questão.

  • lu:

    essa é velha (y)

  • Gelsi:

    O texto não fala como esse ser sobrevive sem oxigênio, compara com seres unicelulares mas, fica por ai? Sem mitocôndria, e qual a outra forma?

  • Raton:

    É uma grande descoberta, mas acho que tem gente comentando que tem a cabeça de silicio e respira enxofre. Viver em marte sem oxigenio? Como que a Maria vai acender o fogo e preparar meu café?

  • Marco Antonio:

    esses animais que vivem sem oxigênio, precisam ser estudados exaustivamente, para que possamos entender seus mecanismos e assim utilizarmos nos seres humanos para que possamos também viver com ou sem oxigênio, possibilitando aí vivermos tranquilamente na atmosfera de Marte que é pobre em oxigênio e impossível de vivermos lá, nas condições atuais. Nessa possíbilidade, perfeitamente factível, penso eu, poderemos com mais facilidade, fazermos grandes imigrações humanas, colonizarmos e viver com mais tranquilidade em outros orbes do sistema Solar.

  • Denommus:

    Sim, as ligações de silício são até mais fortes que as de carbono, e existe mais silício que carbono na Terra.

    O problema disso é que… a reação de silício com oxigênio gera silicata (areia), que é sólida, em vez de gás carbônico, tornando impossível haver respiração.

    Porém… agora que descobriram vida que não precisa de oxigênio para se manter, a vida baseada em silício passa a ser uma possibilidade mais concreta.

    Eu acho.

  • William:

    vinicius, eles não evoluiram, pois já estão em um ambiente ideal para eles, a evolução acontece apenas para se adaptar, e… eles deve estar muito bem lá.

  • Vinícius:

    Se existe na Terra existe em outros planetas….Oq não entendo é como que surgiram e não evoluiram?

  • Robert:

    André, mas se eles respirassem enxofre, teriam mitos problemas com o Àcido sulfídrico.
    E acho um pouco difícil que sejam baseados em silício, já que eles tem estrutura parecida estéticamente com a vida baseada em cabono, a mais comum. E se fossem já teriamos um modo de fazer o Homem-Areia 🙂

  • António Toscano:

    Dá me vacina para poder sem respirar oxigénio, valeu essa notícia!

  • Bovidino:

    Já dá pra perceber que há mais coisas entre os céus e a terra do que suspeita a vã ciência terrestre.

  • @MarkosLKT:

    Tá aí povo”!!! A todos Procuram por ET’s… ESSE É UM!

  • André:

    Parece que teoricamente daria para respirar enxofre também (que é da mesma família que o oxigênio). Teoricamente, também seria possível vida baseada em silício ao invés de carbono… de qualquer forma, acho que não sabemos p*rra nenhuma ainda sobre a vida, o universo e tudo o mais… 🙂

  • Leco:

    Em São Paulo também tem uma galera que vive sem oxigênio, basta ver a poluição lá.

  • Ricardo:

    Será que animais mais complexos conseguiriam vivem com esse mecanismo??

  • André:

    A vida surgiu na terra anaeróbica, acho que era de se esperar que houvesse mesmo algum ramo da evolução que levasse a isso. Mas com certeza não são capazes de se expandir tanto, porque não devem ter boa eficiência energética. Numa competição com organismos multicelulares que respiram oxigênio, saem perdendo. Só ficam mesmo nesses lugares “inóspitos” (inóspitos para nós, claro… para eles deve ser aconchegante…)

  • Felipe:

    isso sim me gela a espinha 😮

Deixe seu comentário!