Animais que vivem sem oxigênio são descobertos

Publicado em 7.04.2010

Apesar de você suspeitar que seu irmão que vive trancado no quarto, jogando videogame, com portas e janelas fechadas consegue viver sem oxigênio, ele não é um desses animais – eles vivem nas profundezas do Mar Mediterrâneo e podem viver toda a sua vida sem respirar oxigênio.

Pesquisadores descobriram a existência dessas criaturas multicelulares e fizeram testes para comprovar que eles realmente estavam vivos, metabolicamente ativos e se reproduzindo, mesmo na ausência completa de oxigênio.

Os cientistas achavam que esses ambientes extremos eram habitados apenas por vírus e bactérias. Estudos mostraram que, para se adaptar, os organismos não possuem mitocôndrias mas outra estrutura normalmente encontrada em organismos unicelulares que habitam ambientes anaeróbicos.

Isso quer dizer que pode haver vida em mais lugares do que considerávamos possível – incluindo, quem sabe, outros planetas que não possuem atmosfera.

Fonte: Science Daily

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

33 Comentários

  1. Confesso que isto me assusta porque o homem pode deixar de ser rei por causa de uma criaturazinha dessas, saber la o que nao descobrimos ainda e que pode ser o nosso ponto final aqui nesse planeta, tambem penso no que a natureza pode por nesse planeta que se adapte e tire vantagem do ser humano de uma forma amigavel ou talvez destrutiva, temos que continuarmos evoluindo ou já éramos

    Thumb up 0
  2. Marco Antônio, a vida humana em Marte é possível, por causa da descoberta das geleiras. Uma vez que for liberada a água do planeta para a superfície, começará os ciclos de chuva que, por sua vez, liberarão mais oxigênio na atmosfera marciana. Desse modo, Raton, a Maria irá facilmente fazer o teu café ;)

    Thumb up 3
  3. Só agora as pessoas estão começando a abrir mais a mente. Antes acreditavam que apenas em condições semelhantes ao planeta Terra, ou seja, com ar, água, hidrogênio etc, é que poderia haver vida. Sempre achei isso prepotência (para não escrever outra coisa) de quem afirmava essas coisas.

    Talvez agora comecem a encarar melhor a possibilidade de vida em outros planetas (o que é mais do que óbvio existir). Exatamente como essas criaturas são é uma outra questão.

    Thumb up 4
  4. O texto não fala como esse ser sobrevive sem oxigênio, compara com seres unicelulares mas, fica por ai? Sem mitocôndria, e qual a outra forma?

    Thumb up 1
  5. É uma grande descoberta, mas acho que tem gente comentando que tem a cabeça de silicio e respira enxofre. Viver em marte sem oxigenio? Como que a Maria vai acender o fogo e preparar meu café?

    Thumb up 0
  6. esses animais que vivem sem oxigênio, precisam ser estudados exaustivamente, para que possamos entender seus mecanismos e assim utilizarmos nos seres humanos para que possamos também viver com ou sem oxigênio, possibilitando aí vivermos tranquilamente na atmosfera de Marte que é pobre em oxigênio e impossível de vivermos lá, nas condições atuais. Nessa possíbilidade, perfeitamente factível, penso eu, poderemos com mais facilidade, fazermos grandes imigrações humanas, colonizarmos e viver com mais tranquilidade em outros orbes do sistema Solar.

    Thumb up 1
  7. Sim, as ligações de silício são até mais fortes que as de carbono, e existe mais silício que carbono na Terra.

    O problema disso é que… a reação de silício com oxigênio gera silicata (areia), que é sólida, em vez de gás carbônico, tornando impossível haver respiração.

    Porém… agora que descobriram vida que não precisa de oxigênio para se manter, a vida baseada em silício passa a ser uma possibilidade mais concreta.

    Eu acho.

    Thumb up 0
  8. vinicius, eles não evoluiram, pois já estão em um ambiente ideal para eles, a evolução acontece apenas para se adaptar, e… eles deve estar muito bem lá.

    Thumb up 0
  9. Se existe na Terra existe em outros planetas….Oq não entendo é como que surgiram e não evoluiram?

    Thumb up 3
  10. André, mas se eles respirassem enxofre, teriam mitos problemas com o Àcido sulfídrico.
    E acho um pouco difícil que sejam baseados em silício, já que eles tem estrutura parecida estéticamente com a vida baseada em cabono, a mais comum. E se fossem já teriamos um modo de fazer o Homem-Areia :)

    Thumb up 0
  11. Já dá pra perceber que há mais coisas entre os céus e a terra do que suspeita a vã ciência terrestre.

    Thumb up 3
  12. Parece que teoricamente daria para respirar enxofre também (que é da mesma família que o oxigênio). Teoricamente, também seria possível vida baseada em silício ao invés de carbono… de qualquer forma, acho que não sabemos p*rra nenhuma ainda sobre a vida, o universo e tudo o mais… :)

    Thumb up 1
  13. Em São Paulo também tem uma galera que vive sem oxigênio, basta ver a poluição lá.

    Thumb up 5
  14. A vida surgiu na terra anaeróbica, acho que era de se esperar que houvesse mesmo algum ramo da evolução que levasse a isso. Mas com certeza não são capazes de se expandir tanto, porque não devem ter boa eficiência energética. Numa competição com organismos multicelulares que respiram oxigênio, saem perdendo. Só ficam mesmo nesses lugares “inóspitos” (inóspitos para nós, claro… para eles deve ser aconchegante…)

    Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Planeta terra congelando
Assista a um vídeo real da Terra se transformando em um picolé

Não deu para ver o a...

Fechar