Animais tem senso de moral como os humanos

Por , em 25.05.2009

Cientistas que estudam o comportamento animal, acreditam ter evidências de que espécies de mamíferos, entre ratos e primatas, têm moral de conduta, assim como os humanos. O Professor Marc Bekoff, um ecologista da Universidade do Colorado acredita que a moral está ligada ao cérebro dos mamíferos e provê uma ligação social que permite que animais agressivos e competitivos vivam juntos em grupo.

O professor tem evidências de que, ao redor do mundo, diferentes espécies tem um senso inato de justiça, empatia e ajudam outros animais. Isso dá munição para grupos que buscam que os animais sejam tratados mais humanamente. Mas alguns experts são céticos com relação a quais animais podem ter experiências emocionais complexas e responsabilidade social.

Códigos morais são específicos para cada espécie, então é difícil estabelecer uma comparação com os humanos. O professor Bekoff acredita que a moral nos animais ajuda a regular o comportamento social em grupos. Ele diz que as regras ajudam a controlar as brigas e o comportamento cooperativo. Mesmo animais que estão longe de nós na escala evolutiva, como baleias e gofinhos, têm as mesmas estruturas cerebrais responsáveis pela empatia nos humanos. Outras descobertas mostraram que alguns animais podem ser capazes de mostar empatia com outras espécies.

O professor Frans Waal, um behaviorista em primatas da Universidade Emory em Atlanta, Georgia disse não acreditar que os animais tenham o mesmo senso de moral que os humanos. A moralidade humana não está toda nos genes, ela cresceu na nossa psicologia primitiva. [Telegraph]

• Carlos Ferreira:

A complexidades de comportamentos de muitos animais mostra uma racionalidade maior que em muitos humanos.

?Existe alguns fatos não somente o caso do cão que salvou seu amigo na estrada como um existente na Africa onde um Grupo de Elefantes salvou um bizão do ataque de chacais, O animal ferido no chão foi ajudado pela lider e os demais ficaram ao redor do mesmo protegendo quanto a lider afugentava os chacais.

Outros fatos de auxilios ocorreram até com animais ajudando humanos, como golfinhos, cães e gatos.

Mostrando que somos uma parte unica neste mundo porém vimos que alguns “cientisfas e pesquisadore” acham que são racionais porque sabem usar seus polegares para desenvolver armas, sistemas escravistas e outros meios não tão racionais.