Que animal bizarro é esse e por que se move desse jeito?!

Por , em 12.10.2014

Sim, a “coisa” estranhíssima acima é real e está viva. Aliás, não sei como não virou uma protagonista de um filme de terror de Hollywood, visto que é bem mais horrenda do que anacondas, orcas e tubarões.

O que exatamente é essa estranha criatura do mar?

O vídeo abaixo foi postado pela primeira vez na internet através do Facebook do usuário Jr Saim. Foi ele quem capturou esse animal das profundezas, filmando-o antes de enviá-lo de volta ao oceano.

Ele é um ofiúro, um membro de um grupo de equinodermes chamados em inglês de “brittle starts” (em português, algo como “estrelas frágeis”). O corpo dos ofiuroides é composto por um disco central, geralmente rodeado por cinco pernas flexíveis, que podem chegar aos 60 centímetros de comprimento.

Certamente, o animal visto acima é bem maior do que isso. Ele é um ofiúro, mas pertence a uma subordem chamada Euryalina. Conhecidas em inglês como “basket stars” (algo como “estrelas cesta”), essas estrelas têm muitos braços ramificados. Podem viver até 35 anos na natureza, e pesar até 5 kg.

Apesar de levar o nome de “estrela”, esse animal não deve ser confundido com as pequenas estrelas-do-mar, muito mais famosas entre os humanos. A maioria das estrelas-do-mar que você já viu em aquários são membros da classe taxonômica Asteroidea, mas as estrelas frágeis – e existem mais de 2.000 espécies delas – são da classe Ophiuroidea.

Para colocar isso em contexto, os seres humanos são membros da classe que inclui todos os mamíferos: cães, cavalos, vacas, tigres, esquilos, morcegos etc. É certamente uma classificação muito ampla.

Estrelas frágeis podem se parecer um pouco com estrelas-do-mar, mas evoluíram de forma separada mais de 500 milhões de anos atrás. O último ancestral comum que nós compartilhamos com um sapo só nasceu 150 milhões de anos após isso. Em resumo: estrelas frágeis não têm muito a ver com estrelas-do-mar. [io9]

1 comentário

Deixe seu comentário!