Ansiedade pode dar origem a radicalismo religioso

Publicado em 7.07.2010

Um instituto britânico de psicologia está descobrindo, através de testes, que o ser humano tende a ficar mais idealista e radical, em suas convicções religiosas, nos momentos de ansiedade e incerteza.

Para tirar conclusões concretas, os pesquisadores tiveram que forjar situações de aflição ou inquietação, e aí então, com cada participante do estudo mostrando sinais de ansiedade, aplicar as perguntas a respeito.

Mais de 600 voluntários foram envolvidos no estudo. Em um dos testes, os participantes foram incitados, em um questionário verbal, a ponderar sobre dilemas pessoais que os afligiam, e depois, em perguntas sobre objetivo de vida, demonstraram ser mais idealistas do que aqueles que não foram levados à ansiedade.

Outro teste foi feito de maneira a deixar o voluntário lutando às voltas com um problema matemático. Quando a pessoa já estava na neurose e perto de desistir, relatava maior tendência a tomar medidas radicais em prol de sua religião, quando perguntados. Em outro, após serem levados a pensar sobre dificuldades em seus relacionamentos pessoais, também referiram as mesmas tendências.

A tendência a medidas religiosas extremadas (tais como se envolver em uma guerra pela fé, o que também foi relatado) foi mais comum em pessoas com o seguinte perfil psicológico: personalidade forte, em que se destacam a auto-estima e preferência a agir ao invés de ponderar, mas ao mesmo tempo vulnerabilidade à ansiedade. Algo como “pavio curto”.

Os pesquisadores afirmam que, embora tivessem que forçar situações de ansiedade para poder mensurar os resultados, essas situações acontecem dentro de um contexto. Geralmente, quando provoca medidas extremadas de fé, a ansiedade surgiu de alguma ameaça pessoal, que torna o indivíduo paranoico e mais exposto a fatores psicológicos externos. [Science Daily]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

15 Comentários

  1. joao Paulo

    Existem, basicamente, 2 tipos de fé: a estúpida e ignorante, que despreza os fatos (a realidade) em detrimento do que se acredita re a fé consciente, a qual enseja atos justos e vida íntegra, utilizando bom senso e sabedoria.

    Esta pesquisa apenas confirma o que está na Bíblia: em momentos de grandes provações, a fé se torna mais forte evido ao desespero do povo e à iminência da morte. Tanto é que, diversas vezes, Deus mandou inimigos fortes para Israel lutar, a fim de que eles recuperassem sua fé. Nos tempos de paz, a sabedoria e a justiça tendem a se destacar, mas nos tempos de guerra é a fé “intolerante” que diferencia quem vive e quem morre, quem está do lado certo e do lado errado.

    Devido a este fato, pense bem se a tua fé gera sabedoria ou ignorância.

    Thumb up 4
  2. _O interece de descredibilizar aqueles que cre é sumamento obra iníqua, pois Satanás ou lucifer não poderam garimpar mais sua salvação e sabe que seus dias são contados como gotas que caem de orválio em dia de sol, isso quer dizer cecará sem demora e Deus não cogita salva-lo de sua condenação, assim como não salvará aqueles que não o escuta, pois receberá a mesma centença de morte eterna. pois meu mestre e Sr. prepara para um futuro próximo em um lugar em paz e de vida eterna, háqueles que se fizerem merecedores.

    Thumb up 1
  3. Me perdoem todos, mas se existe um filho de Deus, existe todos os filhos de Deus que somos nós, Esta estória que não fez nenhuma faculdade mas na vida ele foi doutor, me perdoem mas é ignorância pura, pois se assim fosse ele não seria chamado de Rabino e quanto a existência ou não de um Ser Supremo, Criador de Todas as coisas inclusive nossa essência, eu diria que a crença é uma coisa muito individual, e cada um é tocado de uma maneira diferente do outro, portanto, arrogância minha seria dizer que isto está certo e aquilo é errado, eu só posso dizer o que para mim é bom é bom também para minha existência, abração para todos….

    Thumb up 1
  4. _ è claro que fé religião, conduta modo pensar, individualidade, pensamento, abscurantismo, traduzido pouco conhecimento, não é discutível, pois Jesus não discutia apenas pregava, fazia fielmente o seu trabalho, o qual foi designado,hoje seus seguidores cumprem com a rotina dos seus mandamentos até que ele volte novamente para subjugar as nações. Um abraço a todos!

    Thumb up 0
  5. _ Os lúcidos procuram a verdade para esplanar as mentiras,a lucidez é como elemento primordial para alguns, uma forma de buscar certeza de algo incontestável, enquanto que a cegueira se torna apenas uma forma comum de iludir a si próprio, para não seguir exemplos de outros, e fugir das responsabilidades que temos de buscar a retidão da ação e pensamento, continuem cegos até no momento de gritar por socorro que com certeza precisará, aquele que de fato possa socorre-los, pois a cegueira não permitirá que possa saber qual seu verdadeiro nome, assim será destruido sem piedade, por causa da sua persistencia em trilhar caminho que não pode levar ninguém a nenhum lugar os livros científicos ou quaisquer que seja não levará o homem a mais que o quintal de sua própria casa, é muito mais fácil destruir vidas inocentes, como descobertas da bomba atômica que serviu apenas para ceifar vidas inocentes, e atormentar a humanidade que persiste até hoje, com os rumores de conflito com Irâ. “A biblia tem respostas”

    Thumb up 1
  6. Não tenho vontade de me estender aqui com esclarecimentos para pessoas que querem respostas de dois minutos para perguntas cujas respostas exigem mais do que simples erudição vazia. Recomendo, nessa questão de Deus, religião e radicalismos, que os interessados façam uma visita aos seguintes endereços:
    http://www.mit.edu/people/dpolicar/writing/prose/text/godTaoist.html
    Acredito que depois de ler o ensaio de Smullyan vocês passem a ter ideia mais clara do que seja Deus.

    http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=157374
    O livrao de Keith Ward mostra o que significa admitir a existência de um Deus enquanto se nega a existência desse Deus que serve de chamariz para a exploração da boa-fé de pessoas que buscam num deus qualquer apenas a tranquilidade necessária para apoiar a letargia espiritual que as ajudará a morrer tranquilas como qualquer inseto.
    Agora, para quem tem interesse em enfrentar uma forma inteligente de buscar Deus, recomendo a leitura do livro comentado em
    http://old.disinfo.com/archive/pages/dossier/id100/pg1/index.html
    Li o livro, amei as ideias que apresenta!

    Thumb up 0
  7. ” Certo dia alguem perguntou-me qual seria o propósito de tentar dizer repetidamente para todos que conseguirmos a Inexistencia da bengala divina, oq poderia eu ganhar com isso ja que desanima em pensarmos que 98% da população possui religião. seria quase uma tolice, perda de tempo. Então respondi que realmente nunca ganharei nada com isso, mas assim como fazem “Boas Pessoas” bons amigos, tentamos abrir os olhos de quem está a nossa volta.
    Não quero convencer ninguem a nada!
    Não quero enganar ninguem !
    Não sou contra a paz o amor
    Por isso em meus 21 anos de idade, biólogo; me declaro livre! de qualquer controle, qualquer regra que eu mesmo possa reconhecer certo ou errado!
    Provavelmente alguem não sego pelo pastor/padre lerá esse post, se eu conseguir faze-lo pensar um pouco sobre a vida, estudar um pouco mais além do que seu mestre mandar poderá valer a pena um pensador a mais para converssar! ”

    Open Your Mind!

    Abraçs!

    Thumb up 3
  8. Olá .. Bom… Os Ateus!?
    nós estamos sempre por aqui Marcelo,ml.. graças ao poder que a internet possui de esclarer os ESCLARECIDOS levando e distribuindo as informações mais amplamente. Talvez apenas com a Televisão e livros seja muito mais difícil SABER de verdade o que se passa mundo a fora.
    Rurik, tambem não sei o q quer dizer com dogmas incontestaveis!
    Se for ao lado religioso pra min provavelmente não fará sentido algum mas se for uma caracteristica Ateista ainda desconheço, oq não quer dizer que tenha q seguir é claro.

    Estes tipos de debates em comentários= Teistas X Ateístas
    não leva a nada! e não vou perder meu tempo (o q ja ando fazendo muito aqui no Hype) em tentar abrir os olhos de quem se permitiu se deslumbrar com o SAGRADO, o sobrenatural o “incompreensível” perante a mente Humana a luz de neon que ilumina mas ao mesmo tempo ofusca os olhos de quem a vê.
    Concordo com a pesquisa acima, todos sabemos que a religião é uma arma muito perigosa! quando em mãos de sábios falastrões podendo criar um exército de “semi-analfabetos” prontos para morrer pelo amor do criador pelo simples fato de CRER num ser inimaginável materializado um a um nas mentes religiosas (pois cada um descreve deus diferentemente de outros).

    Especialmente ao Marcelo: meu Caro, creio que vc esteja sendo injusto, o ateísmo surgiu na falta de argumentos RACIONAIS para determinadas situações supostamente sem resposta. Peço que estudem a história da religião*
    o Bla bla bla justamente vem dos religiosos dizendo bobagens de “experiencias de vidas”,”as provas estão a nossa volta” coisas que apenas fazem sentido na cabeça de cada indivíduo (verdade ou não) ideias apoiadas e semi plagiadas do livro mais mentiroso e vendido do mundo, uma coleção de historinhas forjadamente preparadas e reeditadas atraves dos anos como “um manual de instruções” da boa conduta e que dos 98% dos religiosos arrisco em dizer que não seguem!!

    EStudem História… ;)

    Thumb up 5
  9. _A relação paranoia e fé juntando tudo como extremistas islamicos desordem emocional guerras igual a homem bomba, tudo besteira, acima de qualquer coisa esta o alto dominio que erflete o amor Cristão,conhecimento e perseverança,a coisa mais sensata que de fato deixa muito claro que o individuo que serve ao Deus verdadeiro acima de qualquer circunstancia demonstra controle absoluto de suas reações e emoções sabendo separar cada fração da situação e traduzir em alto controle, a saber o amor ao próximo significa aceitar criticas sem demonstrar raiva desejar o bem ao seu irmão espiritual e não espiritual acima de tudo amar a Deus sobre todas as coisas e obedecer os seus mandamentos.

    Thumb up 1
  10. De uma maneira extremamente simplificada podemos afirmar que a experiência do sagrado acontece quando descobrimos que não damos conta da regularidade da natureza, seja social, ou cientifica. Em função disso os antigos elegiam deuses: do fogo, da guerra, da colheita, etc. A realidade exterior independe da ação humana e por termos consciência disso surgiu o sentimente de religiosidade. O sagrado introduz uma ruptura entre o natural e o sobrenatural, entre os humanos e a criação. O sagrado não se dirige ao intelecto dos homens, mas se endereça ao coração. desperta sentimentos e emoções, paixões. A religião só pede fé e confiança, piedade, respeito pelos deuses. A religião é crença não saber. A tentativa de racionalizar a religião chama-se teologia. Ver melhor em A EXPERIÊNCIA DO SAGRADO E A RELIGIÃO.

    Thumb up 0
  11. Bem, Deus é Espírito, e as coisas de Deus se discernem espiritualmente, portanto por mais que os cientistas façam pesquisas daqui e dali, jamais entenderão o que é ter uma fé verdadeira, mas fé em Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus. Por isso nós somos chamados de cristãos. Agora o religioso é aquele que acha que sua religião é melhor ou o que é pior, acha que somente a religião dele é a certa. Para os “incautos e ignorantes” ateus de plantão, vou fazer aqui uma comparação um pouco grosseira: Imaginem alguém que construiu um robô, fez com que ele andasse, falasse e respondesse algumas perguntas e obedecesse a alguns comandos de vóz do seu construtor. Ao longo dos dias, meses, anos, o construtor aperfeiçoa esse mesmo robô, de maneira que ele já não é mais o mesmo quando da sua construção. Agora ele é dotado de muitas habilidades provinientes da alta tecnologia usada para o seu aperfeiçoamento. Mas, um belo dia, o robô começa a achar que é capaz de se virar sozinho, e vira para o seu construtor e diz: “Você não existe. Eu sou uma obra do acaso.” Bem, é isso, para bom entendedor meia palavra basta.

    Thumb up 1
  12. A Fé religiosa do místico não é uma realidade universal, mas sim, um adestramento, uma epidemia, um “parasitismo”, onde se depende de explicações mágicas e de ilusões para dar sentido a vida e responder as perguntas mais angustiantes.
    O único “Milagre” dos “deuses” seria o de se esconder de tal forma que não conseguimos encontrá-los. Até porque, na modernidade as sociedades liberais e avançadas, já não aceitam serem escravizadas por mitologias…
    Além disso, no mundo há milhares de religiões, e aquilo que é sagrado, verdadeiro ou indiscutível para alguns, não raro é risível para os demais. Pois a fé do místico é um apenas um reducionismo que acalma e “dá” sentido à existência dos que em vez de investigar prefere acreditar em personagens mitológicos como “Jesus Cristo”…

    Thumb up 1
  13. A título de curiosidade, quais seriam esses “dogmas incontestáveis” dos ateus?

    Thumb up 2
  14. Ué, estou admirado: cadê os “lúcidos”, “esclarecidos”, “céticos” e “ateus” de plantão? Não vão me dizer que perderão mais esta “grande oportunidade” de “provar”, por meio do famoso BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ que todos já conhecemos, que são “superiores” aos “incautos” e “ignorantes” religiosos!!!!!!!!! Infelizmente esquecem-se de que, assim como os “ignorantes e supersticiosos religiosos”, também seguem dogmas incontestáveis!!!!!

    Thumb up 1

Envie um comentário