Ar-condicionado pode causar resfriado?

Publicado em 28.07.2011

Para quem vive em regiões quentes, o ar-condicionado pode ser uma benção no verão. Porém, várias dúvidas já foram levantadas sobre o aparelho milagroso: algumas pessoas acreditam que quedas bruscas de temperatura podem prejudicar o sistema imunológico e outros dizem que o ar-condicionado atua como uma “máquina de germes”, cultivando bactérias e vírus e recirculando-os em espaços fechados.

Até que ponto essas alegações são verdade? Segundo especialistas em alergia e imunologia, tal como acontece com os resfriados e outras doenças respiratórias contraídas no inverno, o ar frio em si não é o culpado; os vírus são.

Ainda assim, alguns pesquisadores da Universidade de Cardiff, do País de Gales, dizem que é possível que o ar-condicionado contribua de alguma maneira a infecções respiratórias.

Eles extraem a umidade do ar, que pode secar o muco protetor que reveste nossas narinas, permitindo que vírus tenham uma melhor chance de se estabelecer no nosso nariz.

Outro estudo de 2004 analisou 920 mulheres adultas e descobriu que as que trabalhavam em escritórios com ar-condicionado central faltavam mais por motivo de doença e visitavam mais médicos de ouvido, nariz e garganta do que as que não trabalhavam em ambientes resfriados artificialmente.

Um estudo semelhante com quase 800 trabalhadores de escritório em 1998 também encontrou mais sintomas de doença em trabalhadores de escritórios com ar-condicionado, em comparação com trabalhadores de escritórios com ventilação natural.

Ou seja, há evidências de que ambientes com ar-condicionado podem contribuir para doenças, mas não são conclusivas ou definitivas.[NewYorkTimes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Natasha Romanzoti

é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. Temos células ciliadas no nosso aparelho respiratório… Elas sacodem e mexem os cílios para tirar a sujeira que respiramos e impedir que as bactérias fixem cultura em cima delas. O Ar-condicionado em si não é o vilão, mas quando vc sai de um lugar quente e vai para um ambiente refrigerado, o choque térmico “arrepia” esses cílios, facilitando a cultura de bactérias e elas, por sua vez, abrem caminho para os vírus.

    Controlar a umidade do ar também não é ruim, quando falamos de um escritório, por exemplo. Os agentes patogênicos pegam carona nas gotículas de água.

Envie um comentário