Se você é uma aranha macho, sua única chance de escapar vivo do acasalamento pode ser bondage

Por , em 16.03.2016

As aranhas são famosas por suas práticas de acasalamento violentas. Não é à toa, por exemplo, que a viúva-negra tem o nome que tem: esses animais costumam se alimentar dos machos depois do momento de “amor”.

O que você talvez não saiba é que esse comportamento é muito comum no mundo aracnídeo – não é exclusivo da viúva-negra.

Aranhas fêmeas tendem a ser maiores e mais agressivas do que os machos, e muitas vezes o canibalizam antes de eles terem uma chance de acasalar.

Logo, uma nova pesquisa mostra que, a fim de evitar ser comido durante o sexo, aranhas do sexo masculino podem amarrar suas parceiras com fios de seda. Uma espécie de “bondage pela sobrevivência”.

Aranhas-de-jardim

Os machos de pelo menos 30 espécies de aranhas foram observados envolvendo as pernas das suas parceiras com seda na expectativa do sexo.

Um novo estudo da Universidade de Nebraska, nos EUA, mostra que as aranhas-de-jardim também se engajam nesse comportamento sexual estranho.

Estas aranhas são uma das únicas do mundo que podem girar os chamados “véus de noiva” no ar. Além disso, os machos têm pernas mais longas do que as fêmeas, que eles usam para sua vantagem.

Depois que uma fêmea é amarrada, o macho monta nela. Quando o acasalamento termina, ele libera a fêmea de seu laço – e muitas vezes escapa de sua fúria por um triz.

Para testar a eficácia do bondage, a pesquisadora Alissa Anderson retirou as fiandeiras (órgãos que produzem os fios de seda) de metade dos machos, enquanto a outra metade não foi alterada.

Os machos que não podiam lançar seda tinham uma chance muito maior de serem consumidos. Não surpreendentemente, os que foram capazes de girar sua seda tiveram uma chance muito maior de acasalamento, às vezes múltiplas vezes durante a mesma sessão.

Anderson concluiu que o ritual de “bondage” aracnídeo provavelmente serve a dois propósitos: uma melhor oportunidade para acasalamento, e uma melhor oportunidade para escapar vivo depois dele. [Gizmodo]