Arqueólogos encontram tesouro da época das Cruzadas

Publicado em 16.07.2012

Um conjunto de moedas de ouro de quase mil anos foi encontrado recentemente por arqueólogos em Israel. O tesouro estava escondido dentro de um vaso nas ruínas de um castelo em Arsuf, palco de um dos mais conhecidos conflitos das Cruzadas. O sítio arqueológico fica a 15 quilômetros de Tel Aviv, a segunda maior cidade do país.

“É uma descoberta rara”, diz o professor Oren Tal, da Universidade de Tel Aviv. “Não temos muito ouro que havia circulado entre os Cruzados”.

No final do século 12, em Arsuf, as tropas do rei inglês Ricardo I derrotaram as do líder muçulmano Saladin. Cerca de 80 anos mais tarde, sob um novo comando, o exército muçulmano cercou a cidade por 40 dias. Quando as muralhas externas foram derrubadas, os cavaleiros ingleses recuaram para o castelo e foram eventualmente derrotados.

O tesouro pode ter pertencido a esses cavaleiros, acredita o professor. Talvez fosse o pagamento recebido por terem conquistado a cidade, ou, quem sabe, o lucro obtido em outras atividades.

“Estudar essas moedas vai contribuir para entendermos como interações econômicas de larga escala eram feitas naquele tempo”, destaca. Algumas das 108 moedas haviam sido cunhadas há mais de duzentos anos, no Egito.[MSNBC]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

1 comentário

Envie um comentário

Leia o post anterior:
newborn-protostar-heartbeat-xrays
Estrela recém-nascida tem “batimentos” registrados em raio-X

Uma protoestrela ilu...

Fechar