Arquitetos elegem 22 prédios mais lindos do mundo, 3 ficam no Brasil

Publicado em 1.01.2017

O site de notícias Business Insider reuniu 22 arquitetos que trabalham em estúdios ou em institutos de arquitetura para eleger as construções mais bonitas do mundo todo.

“Pedimos a arquitetos que nos contassem qual prédio mudou o cenário dos designs de prédios, os inspiraram a virar arquitetos ou que eles simplesmente acreditam ser impressionante”, diz a descrição do projeto.

O interessante sobre a lista a seguir é que a maioria dos prédios tem arquitetura moderna e não são as construções mais famosas do mundo, sendo que algumas são pequenas e relativamente desconhecidas. E três delas estão no Brasil! Confira:

22. A igreja da Luz em Osaka, Japão


Arquiteto da igreja: Tadao Ando
“Tadao Ando foi capaz de criar espaços belos que contêm uma presença monolítica, espaço e formas simples com um intrigante jogo de luz que parece dançar através do dia”, diz o arquiteto Frank Cunha III. “O puxa-empurra entre formas pesadas e espaço aberto cria uma experiência única e mágica”.

Cunha é CEO e diretor do FC3 Architecture + Design

21. Centro de empreendimento da Universidade de East Anglia, em Norwich, Reino Unido


Arquitetos do Centro: Architype
O centro é “uma mistura de grande arquitetura e design sustentável”, diz Ben Adam-Smith. “Ele fica em um campus com prédios que em seu tempo tentaram ultrapassar limites”.

Adam-Smith é arquiteto e fundador do House Planning Help

20. Casa Mila em Barcelona, Espanha


Arquiteto da Casa Mila: Antonio Gaudí
Casa Mila é “exuberante, com contexto rico, sensual e impregnada com um rico caráter residencial urbano”, diz Clark Manus.

Manus é CEO do Heller Manus Architects e ex-presidente do Instituto Americano de Arquitetos.

19. Museu de arte Kimbell em Fort Worth, Texas


Arquiteto do museu: Lous Kahn
“Terminado em 1974, ele redefiniu como museus e galerias de arte usam luz natural. É verdadeiramente uma obra de arte modernista”, diz Bob Borson.

Borson é diretor do Malone Marwell Borson Architects.

18. O Partenon em Atenas, Grécia


Arquitetos do Partenon: Phidias, Callicrates e Ictinus
“Essa é a essência da beleza em forma arquitetônica. As colunas coríntias, o uso de êntases para garantir que as colunas não pareçam lascadas à distância… sua localização no topo de uma colina… ele nos deu os nossos primeiros ABCs de arquitetura que tentamos usar e melhorar todos os dias”, diz Tara Imani.

Imani é fundadora da Tara Imani Designs.

17. O Congresso Nacional do Brasil, em Brasília


Arquiteto do Congresso Nacional: Oscar Niemeyer
“Em 1974, meu pai, um cientista, levou a nossa família para ver a nova cidade de Brasília. Ela captava a imaginação do mundo. Planejada em formato de avião, as quadras residenciais no estilo Corbusiano faziam parte das asas como penas, o corpo composto por embaixadas, prédios do governo, instituições culturais e a casa de Deus”, descreve Julia Donoho.

Donoho é diretora do Equinoz Design and Development.

16. O templo da Cidade Proibida em Beijing, China


Arquitetos do templo: Nguyễn An, Cai Xin e Kuai Xiang
“Tem proporção incrível e o design tem longevidade, estrutura complexa, apesar de formas simples. Meu avô explicou que arquitetura deve perdurar além da vida de uma pessoa. É uma cápsula de tempo da cultura de uma civilização inteira”, diz Rosa Sheng.

Sheng é arquiteta sênior da firma Bohlin Cywinski Jackson.

15. O prédio de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade Politécnica da Flórida, em Lakeland


Arquiteto: Santiano Calatrava
“Quando trabalhei para Santiago Calatrava, eu era parte da equipe que participou do projeto do campus da Universidade Politécnica da Flórida”, relembra Marica McKeel. “Não apenas amo o design do prédio de Inovação, Ciência e Tecnologia, mas sinto uma conexão real com esse projeto e com a comunidade de Lakeland, já que meu pai cresceu em Lakeland e eu ainda visito a família ali”.

McKeel é diretora do Studio MM.

14. O Museu de Arte de São Paulo, Brasil


Arquiteta do MASP: Lina Bo Bardi
“É ousado”, diz Damaris Hollingsworth. “Projetado em 1968, é feito de concreto e vidro. O corpo principal se pendura em duas vigas e mal encosta nas colunas laterais. Eu também amo o fato de ter sido projetado por uma mulher”.

Hollingsworth é gerente de projetos do DLR Group.

13. Casa Hubertus em Amsterdã, Países Baixos


Arquiteto da Casa Hubertus: Aldo van Eyck
“Para uma instituição que acolheu e protegeu mães solteiras em base de igualdade, o prédio é composto de partes iguais de diversão e dignidade”, diz Randy Deutsch. “É um projeto contemporâneo colorido em aço, vidro e concreto que é respeitoso em relação aos vizinhos tradicionais”.

Deutsch é diretor do Deutsch Insights e é professor de arquitetura da Universidad de Illanois.

12. O Empire State em Nova York


Arquitetos do Empire State: Willian Frederick Lam, Yasuo Matsui e Gregory Johnson
“Eu queria me tornar um arquiteto desde os seis anos de idade por causa deste prédio”, afirma William J. Martin. “Meus pais nos colocavam no carro e dirigiam pela River Road e Boulevard East [New Jersey] com enormes vistas de Manhattan do banco de trás do nosso carro. A antena aumentava o valor do prédio… ao permitir uma melhor recepção para milhares de pessoas”.

Martin é fundador do WJM Architect.

11. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro


Arquiteto do MAC: Oscar Niemeyer
“O MAC se pendura sobre a água, é uma coleção simples de linhas e curvas inspiradas por flores crescendo na paisagem do Rio de Janeiro”, diz Peter Exley. “É belo, e a linha rosa marca o caminho para a entrada do prédio. É a entrada mais charmosa de qualquer prédio. Sem pretensão, gentil, poética e íngreme em antecipação”.

Exley é professor da Escola do Instituto de Artes de Chicago.

10. Fallingwater em Mill Run, Pensilvânia


Arquiteto do Fallingwater: Frank Lloud Wright
“Os planos rígidos das sacadas salientes são puras formas modernistas inseridas no coração da floresta”, descreve Bruce Turner. “O mais importante, porém, a coisa que solidificou esse prédio como meu favorito de todos os tempos, não aparece em nenhuma foto: a sequência de chegada da casa. Você chega por uma estradinha rural, entra na propriedade, passa pelas árvores e a casa finalmente aparece na distância”.

Turner é arquiteto freelancer em New Jersey.

9. Museu The Barnes Foundation na Filadélfia, Pensilvânia


Arquiteto do museu: Tod Williams e Billie Tsien
“Recebe muita publicidade e talvez esteja sendo tocado muitas vezes como uma música no rádio, mas quando vi pessoalmente fiquei verdadeiramente inspirado”, diz Lee Calisti.

Calisti é fundador do Calisti Architecture and Design.

8. Notre Dame du Haut em Ronchamp, França


Arquiteto do Notre Dame du Haut: Le Corbusier
“O prédio se sustenta de forma arrojada, inovadora, olhando para o futuro, enquanto respeita seu lugar e seu passado”, descreve Jonathan R. Brown.

Brown é sócio da JHP Architecture/Urban Design.

7. A Bibliothèque Sainte-Geneviève em Paris, França


Arquiteto da biblioteca: Henri Labrouste

“Terminada em 1850, é uma caixinha de joias em forma de prédio”, diz Jared Banks. “O exterior de pedras cinza esconde a sala de leitura cavernosa e iluminada, composta de duas abóbodas de ferro”.

Bank é arquiteto da Shoegnome Architects.

6. O Instituto Salk de Estudos Biológicos em La Jolla, Califórnia


Arquiteto do Instituto: Lou Kahn
O Instituto Salk “magicamente integra o local enquanto inspira a exploração científica”, afirma Clark Manus.

Manus é CEO do Heller Manus Architects

5. A residência Sheats Goldstein em Los Angeles, Califórnia


Arquiteto da residência: John Lautner
“Conhecida por muitos como ‘A grande casa Lebowski’, é um daqueles locais que te fazem sentar e dizer ‘uau’ por causa de sua imaginação ousada”, diz Evan Troxel.

Troxel é designer da HMC Architects.

4. O Centro de Voo TWA do aeroporto JFK em Jamaica, Nova York


Arquiteto do Centro de Voo: Eero Saarinen
O Centro de Voo TWA foi “projetado antes da era dos computadores e décadas antes de seu tempo. O prédio usa concreto e vidro para captar toda a empolgação, maravilha e romance da viagem de avião”, argumenta Joseph E. Davis. “Sob qualquer ângulo ou ponto de visão, há algo de novo para admirar. 50 anos depois de sua inauguração, ele de alguma forma consegue passar a sensação de que é do futuro”.

David é um arquiteto de Nova Jersey.

3. Casa Malaparte em Capri, Itália


Arquiteto da Casa Malaparte: Adalberto Libera

“Arquitetura é sobre um diálogo com seus contextos”, afirma Jurgen van der Ploeg. A Casa Malaparte é uma “combinação magnífica entre natureza e arquitetura e torna o ambiente ainda mais espetacular”.

Ploeg é cofundador da Faro Architecture.

2. A capela MIT em Cambridge, Massachusetts


Arquiteto da capela: Eero Saarinen
“Fui apresentado à capela MIT no começo da minha educação de arquitetura”, lembra Laura Thomas. “Mas foi ao vê-la pessoalmente que entendi o que arquitetura poderia ser. A proporção, os materiais, a luz. Você entende o poder disso. Então eu comecei a entender do que se tratava arquitetura”,

Thomas é presidente do Melville Thomas Achitects.

1. O prédio Lloyd’s em Londres


Arquiteto do prédio Lloyd’s: Richard Rogers
“Este é o estilo de construção mais extremo e intrincado, revelando praticamente toda a sua estrutura, escadas, elevadores e máquinas em seu exterior”, analisa Jeffrey Roberts. “O prédio assume aparência de um motor gigante na vertical e colocado em justaposição em relação aos prédios históricos vizinhos. Gosto da honestidade arquitetônica do prédio”.

Roberts é arquiteto do Sera Architects. [Business Insider]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,33 de 5)

Juliana Blume

É jornalista porque quer saber de tudo um pouco e adora dividir o que descobriu com os outros. É boa em contar histórias mirabolantes para os amigos, mas não consegue contar piadas porque cai no riso antes de terminar.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. O interessante é que destes 22, 3 foram “arquitetados” por Oscar Niemeyer, um orgulho para os brasileiros!

    • Corrigindo: 2 de niemayer e 1 da Lina Bo Bardi…

Envie um comentário