As 10 maiores máquinas do mundo

Publicado em 28.10.2010

A revolução industrial não trouxe apenas benefícios, progresso, poluição, e todo esse colorário que conhecemos tão bem. Ela foi também responsável por encher uma verdadeira ala nos livros de recordes, principalmente quando se fala em tamanho. Em diferentes épocas, pelas mais variadas razões, o homem criou máquinas gigantescas, que impressionam por seu tamanho e peso. Confira uma lista com 10 grandes (literalmente) produtos da tecnologia moderna.

1 – A máquina que resgatou os mineiros no Chile

Dia 13 de outubro de 2010, foi resgatado o 33º e último mineiro de Copiapó, no Chile, em um acontecimento que ganhou as páginas de jornal do mundo inteiro. Poucas pessoas, porém, conhecem o nome da fera que tornou o resgate possível. É o Strata 950, uma gigantesca broca que perfurou um túnel até o coração da mina onde os mineiros estavam soterrados. A grande máquina precisou abrir um buraco de 63 cm de diâmetro e mais de 700m de comprimento, até chegar à área onde estavam os trabalhadores. Resgate feito, um sucesso, mas a máquina precisava ser desmontada. No cumprimento dessa missão, tiveram que chamar 42 caminhões para levar todas as peças embora.

2 – O maior avião do mundo

O título de maior aeronave do planeta pertence à Rússia. Ou melhor dizendo, à União Soviética, já que o avião foi desenhado e construído na época da Guerra Fria, e ainda está para nascer a aeronave que vai tirar deles este posto. Trata-se do Antonov Na-225 Myria. São 84 metros de comprimento, 88,4m de envergadura, e 285 toneladas. O avião tem um tamanho tão imponente devido ao propósito com que foi criado: transportar um foguete espacial, o “Buran Orbiter”.

3 – A maior escavadeira do mundo

Tamanho realmente é documento quando falamos de escavadeiras, afinal, quanto maior ela for, mais terra é capaz de remover a cada “empurrada”. E a campeã dessa categoria não tem um nome muito inusitado, é a D575A-3SD. Concebida e produzida no Japão, a potente máquina tem quase 5m de altura, é superior a 12m de largura e pode mover mais de 215 toneladas de uma só vez. Com todo esse poder, a máquina é enviada para missões como remoção de quantidades absurdas de pedra e entulho, seja em ambientes urbanos ou naturais.

4 – O maior caminhão do mundo

Se o Japão ostenta a maior escavadeira, a Alemanha responde tendo o maior caminhão. E ele é usado para uma das mais nobres (sem ironia) funções da nossa sociedade: é um caminhão de lixo. Pode carregar até 400 toneladas de dejetos de toda a sorte, e é relativamente rápido considerando o tamanho: atinge 64 km/h. O nome desse nosso heroi é Liebherr T 282B, e sua fabricação não ultrapassa 75 unidades por ano. Se você é prefeito de alguma cidade e está interessado em reservar uma dessas maravilhas, prepare o cofre: custa 3 milhões de dólares (convertendo, dá algo em torno de 5,15 milhões de reais, atualmente).

5 – A maior moto do mundo

Saímos um pouco do campo dos veículos realmente “utilitários”, e vamos para curiosidades mais engraçadas, estlio Guiness Book. A maior motocicleta do mundo é de propriedade de Greg Dunham, um aficionado que mandou construir seu veículo preferido em King-Size. Suas dimensões: 4.5 metros de altura por 7,5m de comprimento. Com custo de 300 mil dólares, a moto pesa quase 3 toneladas. Mas esse monumento não é meramente decorativo: pode-se usar a motocicleta perfeitamente. O criador disse que construiu a moto para provar sua capacidade de fazê-lo a alguns amigos, que duvidavam que fosse possível.

6 – O LHC (Colisor de Hádrons)

Depois de muito se falar no meio científico sobre o LHC (o famoso acelerador de partículas, instalado no subterrâneo de França e Suíça, que custou 10 bilhões de dólares e pretende recriar, em escala reduzida, o surgimento do universo), está na hora de prestarmos um tributo a ele: é a maior máquina já construída pelo ser humano. Com 27 km de comprimento, foi construída por mais de 10.000 cientistas, e segue em operação.

7 – A maior aranha mecânica do mundo

Criada na França, por um grupo chamado “Les Mecaniques Servants”, pesa 37 toneladas e tem 15m de altura. Em 2008, ela fez sua primeira caminhada ao ar livre, sobre as ruas de Liverpool, na Inglaterra. Depois de o cinema e principalmente os desenhos animados terem explorado por várias vezes o imaginário de uma aranha colossal, ela finalmente saiu do papel.

8 – O maior navio-aspirador do mundo

Os holandeses, que precisam achar tantas soluções criativas para conviver com os mares a seu redor, tem um grande trunfo sobre a água. É o “Rainha da Holanda”, um navio de dragagem construído em 1998. Ganhou o título informal de maior “aspirador” do mundo, já que precisa remover resíduos como troncos de árvore, pedras e entulhos de construções. A única diferença é que trabalha debaixo da água – pode buscar objetos a até 115m de profundidade. A fera tem 230 metros de largura e 32 toneladas, o que também o classifica como um dos maiores veículos aquáticos do mundo.

9 – A maior escavadeira rotativa do mundo

A empresa Krupp, a mesma que constriu canhões que foram protagonistas de guerras nos séculos XIX e XX, é a fabricante do maior esburacador de solo de que se tem notícia. É um verdadeiro monstro, com 95 metros de altura, 215m de comprimento e 45 toneladas e meia. Demorou cinco anos para ficar pronta, sua fabricação custou 100 milhões de dólares, e atualmente está sendo empregada em uma mina a céu aberto, na Alemanha.

10 – A maior ponte de transporte industrial

Usado na mineração de carvão, esse equipamento ostenta também um título de maior do mundo. Se o LHC, instalado sob a terra, é a maior do mundo, esta máquina chamada “Overburden Conveyor Bridge F60” é a maior máquina móvel do mundo. Antes de falar em números, basta dizer que ela teve que ser desativada recentemente porque gastava energia demais, simplesmente pelo fato de estar ligada. Suas dimensões: 502 metros de comprimento, 202m de largura, 80m de largura. O peso desse colosso é de 11.000 toneladas, e esteve sendo usado na Alemanha durante mais de um ano, mas no momento está fora de ação. A máquina é maior que a Torre Eiffel, em Paris. [Oddee]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

43 Comentários

Envie um comentário

Leia o post anterior:
geness
Gene pode ser o responsável por comportamento sonolento

O gene é encontrado ...

Fechar