As 5 cidades mais ecológicas do mundo

Publicado em 7.06.2010

Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

5 – Vancouver, no Canadá

A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

4 – Malmo, na Suécia

Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.

3 – Curitiba, Brasil

E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.

2 – Portland, Estados Unidos

Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.

1 – Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade. [Most Interesting Facts]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. Curitiba é um cidade bonita e limpa comparada a outras capitais brasileiras. Mas ainda encontramos gente que joga lixo nas ruas, rios e etc.. Existe um projeto de lei que proibe isso, mas levanto a seguinte questão:

    SERÁ QUE É NECESSÁRIO UM PROJETO DE LEI PARA GARANTIR A LIMPEZA DAS CIDADES????

    Qual é a sua opinião?
    http://profgaldino.ning.com/group/lixoareanaodestinada

    Thumb up 5
  2. COM O TAL DE REQUIÃO AI NO PARANÁ É IMPOSSIVEL SER PLEITEAR AMBIENTE PURO.. ELE É A PROPRIA POLUIÇÃO AMBIENTAL EM PESSOA… A SOBERBA DELE É TÃO GRANDE QUE ULTRAPASSA O EVEREST.. KKKKK

    Thumb up 3
  3. despeitado so podia ser paraense, pois fique sabendo que enquanto o seu estado exterminou 75: da area de floresta o amazonas tem 98: da floresta preservada, graças ao polo industrial de manaus. se falta politicas pulblicas no seu estado cobre dos politicos paraense, e nao ficar envenenando a minha cidade. kayro manaus -am

    Thumb up 0
  4. Se Curitiba é exemplo de sustentabilidade,ótimo se Manaus também merece destaque não tem problema.Agora o que não dá é para ficar discutindo quem realmente é sustentável. Temos que pensar sim em produzir ecologicamente,usufruir do espaço natural de forma sustentável,caso contrário estaremos amanhã em situação difícil em consequencia dessa busca desenfreada pelo lucro e esquecendo de que a natureza pede um desenvolvimento consciente e sustentável por que ela já não suporta tantas atrocidades cometidas pelo homem.

    Thumb up 1
  5. conheço um brother de manaus aqui em sampa, uma vez eu perguntei se em manaus so tinha indio! ele respondeu com ironia nao mais deixa que o resto do brasil pense assim, enquanto o nosso PIB produto interno bruto ja colocou no bolço bh,curitiba e porto alegre. somos o quarto estado mais industrializado eo primeiro em riquesas naturais, e ainda testamos as novas tecnologias que so depois o resto do paiz usa.

    Thumb up 1
  6. Ra Ra Ra, manaus faz folia com dinheiro dos brasileiros, como pode uma unica cidade abrigar quase 3 mil empresas de alta tecnologia sem pagar imposto? e injusto com os outros estados que sao estrangulados de impostos, enquanto la em manaus os envestimentos da europa e asia vao de vento em polpa sem pagar um unico imposto. desculpem por meu desabafo. ney junior belem – para.

    Thumb up 0
  7. Com certeza que Curitiba é a 3ª colocada no ranking mundial em ecologia [IRONIA - ON]. A saturação do Aterro da Caximba e o fato de todos os nossos rios serem ultra poluídos é mero detalhe (o Iguaçú é apenas menos poluído que o Tietê, mas chegaremos em breve ao primeiro lugar).

    Nossa cidade também é bastante sustentável, mesmo que a prefeitura não tenha feito ciclovias faz uns 15 anos (com exceção da Linha Verde), os moradores sempre aprovam os novos binários que surgem a cada semana para comodidade dos motoristas (os ciclistas que se danem, pois não geram receitas com multas ou IPVA).

    Enfim, Curitiba é tudo aquilo que inglês gosta ver…

    Thumb up 0
  8. Curitiba? Tão loco!
    Eu diria que porto alegre seria muito mais verde com certeza.
    O brasil ta muito longe disso, e não a nem uma preocupação.
    Nossas cidades são criadas a base de especulação mobiliaria.
    Não estão nem ai pra ecologia sustentavel.
    Só pra se ter uma idéia, painéis de foto células para eletricidade solar, é proibido aqui no brasil.
    A muitas empresas tentando implantar isso aqui, mas são barradas pelas concessionárias de energia elétricas.
    O engraçado é que para derrubar matas e todo um eco sistema,
    ninguém barra. ISSO É VERGONHOSO

    Thumb up 2
  9. A preocupação pelo desenvolvimento sustentável ver ganhando cada vez mais espaço, e assim, refletindo em vários aspectos. Admirável a iniciativa de projetar cidades da forma mais sustentavel possivel e me orgulho do Brasil por fazer parte disso!

    Thumb up 1
  10. Báaa tche se tu ficaste lilás eu to roxa de felicidade pela minha Curitiba ter sido eleita umas das cinco escolhidas me orgulho de morar aqui, tudo limpinho. Eu tenho orgulho de reciclar lixo e não tenho vergonha de juntar algum papel que encontro jogado e colocar no lixo , pq onde ando tem lixeira espalhada pela cidade inteira isso e muito mais que f
    Amo minha cidade. faz parte da cidade e dos cidadoes que moram nesta cidade sorriso.

    Thumb up 6
  11. amigos tambem me impressonei com cidade, a imagem que eu tinha de manaus era uma pracinha com um monte de casinha de palha em sua volta. fui a trabalho depois de mais de seis horas sobrevoando sobre a floresta, me deparei com uma metropoli no meio da floresta, com aranhas ceus grandiosos dois megas shooping europeu, o manauara eo milenio, os hoteis um luxo so, sem falar nas pessoas desfilando com ferrary audi e outros na av. do turismo em plena selva, fiquei lilaz. taty sao paulo capital.

    Thumb up 0
  12. Rá, sou morador de Curitiba, para andar 7 Km no horário de pico, costumeiramente 45 minutos, muito menos que os 20 km citado por outro colega…

    Thumb up 1
  13. PAULO FERNANDO LESSA me fez refletir com sua delicada opinião. Realmente o Paraíso era antes do fanfarrão que só sabe viajar e tomar pinga. Vijara para encontrar com seus amigos e colegas de faculdade no exterior, vendendo à preço de banana nossos patrimônios.
    Realmente, tudo isto só está acontecendo depois de oito anos.

    Thumb up 0
  14. CURITIBA SUSTENTABILIDADE????
    pra quem acha que Curitiba não possui sustentabilidade deve não estar presente na cidade ou apenas não se relaciona com seus aspéctos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
    Curitiba foi a primeira cidade no Paíz a realizar a recilagem de lixo, mais de 51 metros quadrados de área verde por habitante, 33 parques, 13 bosques e mais de 600 praças e jardins.
    Referência nacional e internacional no sistema de transporte coletivo,
    Hoje as nascentes do Iguaçu que se localizam fora da capital estão realmente poluídas, mas que tal dar uma olhadinha no programa limpa rio da prefeitura que mostrou neste último domingo o exemplo da limpeza .. o multirão de cidadãos envolvidos com o caso…O sistema da cohab que hoje agiliza extraordinariamente priorizando os moradores que estão localizados as margens do rio Iguaçu.
    e pra quem estiver andando sobre as ruas de Curitiba e derrepente tiver a felicidade de encontrar um saco de lixo violado ou até mesmo outro tipo de material eu irei deixar o numero 156 da prefeitura..é só ligar que em pouco tempo a prefeitura soluciona o caso e ainda retorna a ligação para saber se vc está satisfeito ou não!!! lembrando que DENTRO do perímetro da Capital, CURITIBA RESOLVE!

    Thumb up 2
  15. Amigos, fiquei realmente espantado ao ver que Curitiba esta sendo considerada como uma das 5 capitais ecologicas do mundo, só fala uma asneira destas quem nao a conhece como eu. Morei em Ctba durante 45 anos e vi a degradação da cidade acontecer de forma frenetica a partir dos anos 80, ou final de 70, comecando pela tao propalada instalação do transporte de 1o. mundo, o onibus expresso, que quando freava la na igreja do Portão, na Republica Argentina, escutávamos o barulho la na vila São Jorge, só pra se ter uma ideia. Digo mais, o tal expresso ate hoje ainda é tocado a diesel sendo que so circula em canaletas exclusivas, pergunto > onde esta a ecologia nesta queima descomunal e indecente do diesel ???
    Pra quem ainda mora na cidade, ja experimentou sentir o *delicioso aroma* em dias com um pouco de calor ali na XV com a Murici ou na praça Zacarias ???
    E os congestionamentos pela cidade inteira que de *rua mais moderna* que tem, é a Via Rápida ??? Rápida ??? ah ah ah ah.
    Pra nao falar mais nas situações lastimáveis dos rios IVO, BARIGUI, BELEM, IGUAÇU … se é que isto se chama rio em algum lugar do planeta.
    PIADA DE MAU GOSTO, chamar Curita de cidade ecologica, isto é PURA DEMAGOGIA DE POLITICO BRASILEIRO, leia.se LERNER, RICHA, REQUIÃO e todos os outros que vendem e venderam esta PIADA pros brasileiros.
    Quem quer realmente conhecer cidades ecológicas, precisa sair urgentemente do Brasil e dar um girinho pelo mundo, vão ficar descepcionados com as do Brasil !!!

    ACORDA BRASIL IL IL !!!!

    Thumb up 4
  16. C U R I T I B A ! ! ! ! Quando eu me mudei para em 2002
    Québec, no Canada, comparava demasiadamente as duas cidades. Achava Québec suja apesar de ser uma cidade LINDA!!! Nao tem latas de lixo como temos, a reciclagem aqui ainda nao era um ponto forte…
    Embora estive lá este ano e vi que as coisas se deterioraram um pouco.
    Mesmo assim, Curitiba ainda é um exemplo para muitas outras cidades brasileiras…

    Thumb up 3
  17. Essas cidades não parecem nada sustentáveis!

    Elas podem ter alguns sistemas mais eficientes energeticamente, mas a sustentabilidade está longe disto.

    Qual a origem de tudo que entra na cidade pra abastecer a população? E pra construir estes arranhas-céu e essas ruas?

    E o consumo de eletricidade?

    A própria organização urbana sucinta dúvidas quanto à sustentabilidade.

    E os alimentos?

    Enquanto as chamamos de sustentáveis, estas sociedades estão destruindo nossos rios, florestas e povo!

    Abraços!

    Thumb up 1
  18. estudos da revista nationalgeograf, revela que os nativos tem mais conciencia ecologica que os entre haspas civilizados. revela ainda que os nativos que migraram perderam a conciencia ecologica, nao se emportando em degradar o novo lar, os rios a floresta entre outros. exemplo; seria como eu migrasse de sp para curitiba e nao me enporta em suja a cidade, por ela nao ser minha cidade de origem.

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
colest
5 substâncias tóxicas que estão por toda parte

Você terá um catálog...

Fechar